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Romanos, 9

1 - Digo a verdade em Jesus Cristo, não minto a minha consciência me dá testemunho pelo Espírito Santo:

2 - sinto grande pesar, incessante amargura no coração.

3 - Porque eu mesmo desejaria ser reprovado, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são do mesmo sangue que eu, segundo a carne.

4 - Eles são os israelitas a eles foram dadas a adoção, a glória, as alianças, a lei, o culto, as promessas

5 - e os patriarcas deles descende Cristo, segundo a carne, o qual é, sobre todas as coisas, Deus bendito para sempre. Amém.

6 - Não quer dizer, porém, que a palavra de Deus tenha falhado. Porque nem todos os que descendem de Israel são verdadeiros israelitas,

7 - como nem todos os descendentes de Abraão são filhos de Abraão mas: É em Isaac que terás uma descendência que trará o teu nome (Gn 21,12).

8 - Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que serão considerados como descendentes.

9 - Realmente, a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho (Gn 18,10).

10 - E não somente ela, senão também Rebeca, que concebeu (dois filhos) de um só homem, Isaac, nosso patriarca.

11 - Antes mesmo que fossem nascidos, e antes que tivessem feito bem ou mal algum (para que fosse confirmada a liberdade da escolha de Deus,

12 - que depende não das obras, mas daquele que chama), foi dito a Rebeca: O mais velho servirá o mais moço (Gn 25,23).

13 - Como está escrito: Amei Jacó, porém aborreci Esaú (Ml 1,3).

14 - Que diremos, pois? Haverá injustiça em Deus? De modo algum!

15 - Porque ele disse a Moisés: Farei misericórdia a quem eu fizer misericórdia terei compaixão de quem eu tiver compaixão (Ex 33,19).

16 - Dessa forma, a escolha não depende daquele que quer, nem daquele que corre, mas da misericórdia de Deus.

17 - Por isso, diz a Escritura ao faraó: Eis o motivo por que te suscitei, para mostrar em ti o meu poder e para que se anuncie o meu nome por toda a terra (Ex 9,16).

18 - Portanto, ele tem misericórdia de quem quer, e endurece a quem quer.

19 - Dir-me-ás talvez: Por que ele ainda se queixa? Quem pode resistir à sua vontade?

20 - Mas quem és tu, ó homem, para contestar a Deus? Porventura o vaso de barro diz ao oleiro: Por que me fizeste assim?

21 - Ou não tem o oleiro poder sobre o barro para fazer da mesma massa um vaso de uso nobre e outro de uso vulgar?

22 - (Onde, então, está a injustiça) em ter Deus, para mostrar a sua ira e manifestar o seu poder, suportado com muita paciência os objetos de ira preparados para a perdição,

23 - mostrando as riquezas da sua glória para com os objetos de misericórdia, que de antemão preparou para a glória?

24 - (Esses somos nós, que ele chamou não só dentre os judeus, mas também dentre os pagãos.) É o que ele diz em Oséias:

25 - Chamarei meu povo ao que não era meu povo, e amada a que não era amada.

26 - E no lugar mesmo em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo, ali serão chamados filhos de Deus vivo (Os 2,1).

27 - A respeito de Israel, exclama Isaías: Ainda que o número de filhos de Israel fosse como a areia do mar, só um resto será salvo

28 - porque o Senhor realizará plesrcnte e prontamente a sua palavra sobre a terra (10,22s).

29 - E ainda como predisse Isaías: Se o Senhor dos exércitos não nos tivesse deixado um rebento, ficaríamos como Sodoma, seríamos como Gomorra (Is 1,9).

30 - Então que diremos? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justificação, a que vem da fé,

31 - ao passo que Israel, que procurava uma lei que desse a justificação, não a encontrou.

32 - Por quê? Porque Israel a buscava como fruto não da fé, e sim das obras. E tropeçou na pedra do escândalo,

33 - como está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra de escândalo, um rochedo que faz cair quem nele crer não será confundido (Is 8,14 28,16).

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