Orações

Atos de Fé, Esperança, Caridade e Contrição
Veja as orações
Orações a Jesus Cristo
Veja as orações
Orações a Nossa Senhora
Veja as orações
Orações ao Divino Espírito Santo
Veja as orações
Orações aos Anjos e aos Santos
Veja as orações
Orações para diversas ocasiões
Veja as orações
Orações para todos os dias
Veja as orações

Seis benefícios que a Oração traz para você

“Pedi e recebereis” (Mt 7, 7), diz Jesus no Evangelho. Santa Teresa deduz então: “Logo, quem não pede não recebe.” 

É preciso que atendamos o convite que nos faz o Sagrado Coração de Jesus: “Vinde a mim todos os que trabalhais e vos achais carregados e eu vos aliviarei” (Mt 11, 28)

O que nos está dizendo o Divino Salvador? 

Pobres filhos meus,  que vos achais perseguidos pelas tentações do demônio e acabrunhados com o peso de vossos pecados, não desanimeis! Recorrei a mim pela oração e eu vos darei forças para resistir e vou refazer-vos de todas as desgraças.

1) A oração é o alimento da alma

A oração é o alimento da alma, diz Santo Agostinho, porque assim como o corpo não pode sustentar sem alimento, assim, sem a oração, não se pode conservar a vida da alma.  

E São João Crisóstomo ainda afirma: Como a alma dá a vida ao corpo, assim a oração mantém a vida da alma. O corpo não pode viver sem a alma. Também a alma, sem a oração, está morta. E exala mau cheiro…

2) A oração dá forças contra as tentações do demônio

São Boaventura faz uma comparação: Um capitão está cercado numa cidade e não pede socorro ao seu rei. Como deve ser julgado? Não é um traidor? Assim também deverá ser tido como traidor aquele que, sendo assaltado por muitas tentações, não recorre e não pede auxílio a Deus. Pois Deus deseja e espera que Lhe peçamos para nos socorrer em abundância. 

Deus sabe como é salutar para nós a necessidade da oração. E por isso permite que sejamos assaltados pelos demônios, para que peçamos, através da oração, o auxílio que nos oferece e promete. E assim como somos agradáveis a Deus quando O invocamos nos perigos, assim também O desagradamos quando Ele nos vê afastados da oração. 

Rezemos, pois, para alcançar as forças contra os nossos inimigos infernais!

3) A oração é a âncora, Tesouro, Remédio e Fortificante

A oração é uma âncora segura para quem está em perigo de naufragar, é um tesouro imenso de riquezas para quem é pobre, é um remédio eficacíssimo para os enfermos e um fortificante certo para nossa saúde. (São João Crisóstomo)

4) A oração é o grande meio para salvar a nossa alma

Santo Afonso de Ligório, com muitas provas e demonstrações, afirma categoricamente: quem reza se salva, quem não reza se condena. Todos os santos do céu salvaram-se pela oração. Todos os condenados se perderam, porque não rezaram. Se tivessem rezado, não se teriam perdido.

5) A oração transforma os pecadores em santos

A oração aplaca a ira de Deus, e Deus perdoa a quem lhe pede com humildade. Concede todas as graças pedidas, vence todas as forças do inimigo.  Em resumo: aos cegos restitui a luz, aos fracos torna fortes e transforma os pecadores em santos. (São Lourenço Justiniano)

6) A oração abre para nós as portas do céu!

Diz Santo Agostinho que “a oração é uma chave que nos abre as portas do céu”. 

No mesmo momento, em que a nossa oração sobe para Deus, desce para nós a graça pedida. 

Por isso quando estamos rezando, podemos estar certos de que estamos sendo atendidos. 

Deus atende quem o invoca com confiança: esta é verdade certa e infalível, como é infalível a verdade que Deus não pode faltar às suas promessas.

Colabore com as iniciativas de apostolado e ajuda aos menos favorecidos promovidas pela Campanha. Clique no botão e faça sua doação!