Mãe do Bom Conselho
A Misericórdia desceu do Céu
No dia 26 de abril é celebrada a festa de Nossa Senhora do Bom Conselho. Nesse dia se comemora a descida miraculosa do afresco sobre a cidade de Genazzano, na Itália.
Em sua infância, Dr. Plinio conhecera a devoção à Mãe do Bom Conselho, quando estudava no Colégio São Luís, dos jesuítas, em São Paulo.
Na capela do estabelecimento se encontrava uma reprodução, aliás milagrosa, do famoso afresco..
Veja como Dr Plinio relembra essa devoção a Ela, em sua infância:
"Rezei com aflição diante dEla..".
Eu me lembro de que várias e várias vezes, nos meses de maio, todos os alunos eram convidados a comparecer à capela para festejar o mês de Maria, o que se fazia com uma bênção do Santíssimo Sacramento e cânticos em louvor da Santa Mãe de Deus.
Recordo-me ainda bem que um dos hinos começava assim:
“Neste mês de alegria, tão lindo mês de flores, queremos de Maria celebrar os louvores…”.
Toda a minha geração de alunos do São Luís passou por essa imagem.
E eu numerosas vezes rezei com aflição diante dela, pedindo a graça da minha perseverança.
Mãe e Conselheira nas aflições
Se analisarmos a noção de Nossa Senhora do Bom Conselho, entende-se que ela se refere à Santíssima Virgem enquanto obtendo de Deus, por sua intercessão onipotente, graças para as almas perturbadas, que não sabem o que fazer diante de certa emergência, e precisam, portanto, de um conselho.
E Nossa Senhora do Bom Conselho é a Mãe que se compadece dos homens desorientados, e lhes obtém a graça de uma iluminação interior, de um discernimento especial, de uma palavra que lhes vem de um bom amigo, de um bom diretor espiritual ou da leitura de um bom livro, etc.
Enfim, Ela sempre lhes alcança o conselho que se queria, o conselho que se pedia, a solução que se procurava e se julgava impossível encontrar.
Tudo no mundo contemporâneo, no mundo do caos, parece falar contra nós, parece mentir-nos, dizer-nos coisas que nos levarão para o erro e o mal.
Que remédio há para isto a não ser um bom conselho? E quem há-de nos dar bom conselho neste mundo desvairado?
Ninguém mais e ninguém melhor do que Nossa Senhora do Bom Conselho. Ela é, pois, por excelência a mãe e a conselheira nas aflições e nas penumbras do mundo de hoje.
Assim, em nossos momentos de dúvida e apreensão, saibamos que nos está reservada a alegria — da qual tão poucos homens na terra desfrutam! — de nos voltarmos para Maria e Lhe dizer:
“Mãe do Bom Conselho, Vós não me desamparareis. Tende pena de mim e dai-me uma orientação”.