Homem semelhante a uma catedral

O que é uma pessoa venerável? É aquela dotada de uma especial profundidade de espírito adquirida pelo estudo, pela experiência, pela meditação; que possui uma têmpera, uma constância e uma força de vontade incomuns, por onde, mesmo em circunstâncias adversas, com sacrifício de sua saúde, de seu conforto, de sua riqueza, de sua própria existência, tendo traçado uma linha de conduta boa, ­seguiu-a até o fim.

A presença da pessoa venerável incute respeito, os outros amam de ver aquela venerabilidade e têm uma tendência natural a prestar reverência, a obsequiar, como quem pratica um ato de justiça. É próprio ao espírito da Igreja Católica comunicar uma nota de venerabilidade a tudo.

Como eu gostaria de ter conhecido São Beda, o Venerável! Como me atrai imaginar seu porte, mais parecido com o de um monumento do que de um ser humano, quando um homem vai tomando tais ares, que se assemelha a uma catedral!

Então, contemplar São Beda, o Venerável, ajoelhar-me diante dele, oscular seus pés e implorar que ele me obtivesse de Nossa Senhora algo dessa venerabilidade, sem a qual ninguém é autenticamente católico.

Plinio Corrêa de Oliveira (Extraído de conferência de 27/5/1970)