Coração Sapiencial e Imaculado de Maria

O que vem a ser a sapiencialidade do Coração de Maria?

A Sabedoria é um dos dons do Espírito Santo que nos faz ver todas as coisas pelos seus aspectos mais elevados, por onde elas mais se assemelham a Deus.

Considerando assim o universo, a mente humana adquire uma admirável unidade e extraordinária coerência: nada de contradição, dilaceração ou hesitação, mas certeza, fé, convicção, firmeza desde os mais altos princípios até as menores considerações.

Esse dom alimenta todas as virtudes e ancora a alma no primeiro Mandamento da Lei de Deus.

Assim é Nossa Senhora. O Coração de Maria Santíssima é soberanamente elevado, sério, profundo, porque sapiencial. Ela é o vaso de eleição no qual pousou o Espírito Santo.

O único hino que conhecemos como proferido por Nossa Senhora em sua vida terrena é uma verdadeira maravilha de sabedoria: o Magnificat. “Minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador; porque olhou para a humildade de sua serva, por isso todas as gerações me chamarão bem-aventurada.” (Lc 1, 47-48)

Este é um poema de Contra-Revolução! É a escrava que Se encanta de ser pequena, de ver como Deus é infinitamente superior a Ela e, do fundo de seu nada, glorifica o Senhor. A Santíssima Virgem Se proclama escrava de Nosso Senhor, precursora de todos os escravos de amor que Ela teria ao longo dos séculos.

Isto é profundamente contrarrevolucionário; é a verdadeira humildade que ama seu lugar inferior, adorando a grandeza que a eleva. Eis o Sapiencial e Imaculado Coração de Maria.

(Extraído de conferência de 21/8/1968)

Envie seu comentário

Você pode estar interessado