Todos os Santos

No Brasil, se comemora dia 5, domingo.

Todos os Santos que estão com Cristo na glória.

Na mesma celebração festiva, a santa Igreja ainda peregrina sobre a terra venera a memória daqueles cuja companhia alegra os Céus, para que se estimule com o seu exemplo, se conforte com a sua proteção e com eles receba a coroa do triunfo na visão eterna da divina majestade.

Neste dia, a Igreja militante (que luta na Terra) honra a Igreja triunfante do Céu, “celebrando, numa única solenidade, todos os Santos” – como diz o sacerdote na oração da Missa –, para render homenagem àquela multidão de santos que povoam o Reino dos Céus.

São João viu no Apocalipse:

“Ouvi, então, o número dos assinalados: 144 mil assinalados, de toda tribo dos filhos de Israel. Depois disso, vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua: conservavam-se em pé diante do trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão”.

“Esses são os sobreviventes da grande tribulação; lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro.” (Ap 7,4-14)

Os desfrutam da visão beatífica de Deus

Essa imensa multidão de 144 mil, que está diante do Cordeiro, compreende todos os servos de Deus, aos quais a Igreja canonizou por meio da decisão infalível de algum Papa, e todos aqueles, incontáveis, que conseguiram a salvação, e que desfrutam da visão beatífica de Deus.

Lá, “eles intercedem por nós sem cessar”, diz uma de nossas orações eucarísticas. Por isso, a Igreja recomenda que os pais ponham nomes de santos em seus filhos.

Esses 144 mil significam uma grande multidão (12 x 12 x 1000). O número doze e o número mil significavam para os judeus antigos plenitude, perfeição e abundância; não é um valor meramente aritmético, mas simbólico.

A Igreja já canonizou mais de 20 mil

A Igreja já canonizou mais de 20 mil santos, mas há muito mais que isso no Céu.

A missa de Todos os Santos foi composta acidentalmente, mas é bela: O Introito de Santa Ágata, o Gradual de São Ciríaco, o Ofertório adaptado do de São Miguel, alia-se à Aleluia e à Comunhão tirada dos textos evangélicos.

O Evangelho é o das Beatitudes.

Todos os Santos do Céu,  rogai por nós!

Oração – “Ó, Deus, onipotente e eterno, que pela força do Vosso Espírito Santo santificastes a vida de tantos fiéis que Vos serviram ao longo de todos os tempos e em todos os lugares, testemunhando a Vossa grandeza, amor e bondade, fazei que, pela intercessão deles, cheguemos, também, à felicidade eterna, na companhia de Vosso Santíssimo Filho Jesus Cristo, de Nossa Senhora e de todos os Santos. Amém.”

 

Com  São Cesário, mártir

2. Em Terracina, no litoral do Lácio, na atual Itália, São Cesário, mártir, († data inc.)

3. Em Dijon, na Gália Lionense, atualmente na França, São Benigno, que é venerado como presbítero e mártir, († data inc.)

4. Em Arvena, na Aquitânia, hoje Clermont-Ferrand, na França, Santo Austremônio, bispo, que, segundo a tradição, pregou nesta cidade a palavra da salvação, († s. III)

5. Em Paris, na Gália Lionense, na hodierna França, São Marcelo, bispo, († s. IV f.)

6. No território de Bourges, na Aquitânia, também na hodierna França, São Rómulo, presbítero e abade, († s. V)

7. Em Tívoli, no Lácio, na atual Itália, São Severino, monge, († c. s. VI)

8. Em Milão, na Lombardia, também na Itália, São Magno, bispo, († s. VI)

9. Em Bayeux, na Gália Lionense, hoje na França, São Vigor, bispo, que foi discípulo de São Vedasto, († a. 538)

10. Em Angers, na Neustria, também na hodierna França, São Licínio, bispo, a quem o papa São Gregório Magno encomendou alguns monges destinados para a Inglaterra, († c. 606)

11. Em Larchant, cidade do Gatinais da Aquitânia, também na França, São Maturino, presbítero, († c. s. VII)

12. No território de Thérouanne, na Flandres, igualmente na hodierna França, Santo Audemaro, que, sendo discípulo de Santo Eustásio, abade de Luxeuil, foi eleito bispo dos Morinos e renovou nesta região a fé cristã, († c. 670)

13. Em Sansepolcro, na Úmbria, hoje na Toscana, região da Itália, o Beato Rainério de Arezzo, religioso da Ordem dos Menores, admirável pela sua humildade, pobreza e paciência, († 1304)

14. Em Lisboa, cidade de Portugal, São Nuno de Santa Maria (Nuno Álvares Pereira), religioso da Ordem dos Carmelitas, cuja memória se celebra em Portugal no dia 6 de Novembro, († 1431)

15. Em Shimabara, no Japão, os beatos Pedro Paulo Navarro, presbítero, Dionísio Fujishima e Pedro Onizuka Sandayu, religiosos da Companhia de Jesus, e Clemente Kyuemon, mártires, que foram lançados na fogueira em ódio à fé cristã, († 1622)

16. Em Hai Duong, cidade do Tonquim, hoje Vietnam, os santos mártires Jerónimo Hermosilla e Valentim Bérrio Ochoa, bispos, e Pedro Almató Ribeira, presbítero, da Ordem dos Pregadores, que foram decapitados por ordem do imperador Tu Duc, († 1861)

17. Em Munique, cidade da Baviera, na Alemanha, o Beato Ruperto Mayer, presbítero da Companhia de Jesus, zelosíssimo guia dos fiéis, grande protetor dos pobres e dos operários e eminente pregador da palavra de Deus, que, perseguido pelo nefando regime nazi, foi deportado para um campo de concentração e depois internado num mosteiro, privado de toda a comunicação com os fiéis, († 1945)

18. Em Mukacevo, cidade da Ucrânia, o Beato Teodoro Jorge Romzsa, bispo e mártir, que, em tempo de perseguição contra a fé cristã, pela sua indefectível fidelidade à Igreja mereceu alcançar a palma gloriosa, († 1947)