Sete Santos Fundadores da Ordem dos Servitas.

Alexandre Falconieri, São Bonfílio Monaldii, São Bonaiuto Manetti, São Manetti del Ántella, Santo Amadio Amidei, São Sostenio de Sosteni e São Ugoccio Ugoccioni, pertenciam a um grupo de poetas da região e costumavam fazer versos (laudes) diante de uma imagem e em 15 de agosto de 1233 tiveram uma experiência sensacional.

Nesse dia a imagem de Nossa Senhora mexeu-se e apareceu-lhes toda dolorosa por causa das lutas fratricidas de Florença. A cidade estava dividida em duas famílias beligerantes: os Guelfos e os Gibelinos.

Os sete jovens resolveram fazer alguma coisa pela paz: constituíram a Companhia de Nossa Senhora das Dores. Eram nobres e ricos e retiraram-se para a solidão do Monte Senário para se dedicarem à penitência e à oração.

Um dia enquanto desciam à cidade para uma interferência pacificadora, um menino disse à sua mãe: “Eis que chegam os servos de Maria”. O nome calhou certinho. Na verdade eles haviam escolhido Maria para honrá-la durante a vida toda.

Muitas vezes antes de entrarem na cidade, ao descerem do monte que haviam escolhido, paravam numa capelinha dedicada à Anunciação para rezarem. Mais tarde foi construído no lugar um grande santuário e os nobres fundadores dos Servitas estabeleceram-se nele.

Eles irradiaram a devoção à Anunciação de Nossa Senhora que se tornou a Padroeira de Florença. A data de 25 de março, festa da Anunciação, tinha sido escolhida, em Florença, desde o século X como o início do calendário civil. O uso perdurou até o ano de 1749. Lembrados individualmente pelo Martirológio Romano, estes santos, os Sete Fundadores, têm uma festa coletiva desde 1888, ano em que foram solenemente canonizados por Leão XIII.

Sete Santos Fundadores, rogai por nós!

Oração – Inspirai-nos, ó Deus, a profunda piedade dos Fundadores dos Servitas, que se distinguiram pela devoção à Virgem Maria e a vós conduziram o coração do povo.

Sete é mencionado no Antigo Testamento da Bíblia como o terceiro filho de Adão e Eva.

Com São Mesróbio,evangelizador dos Armênios