São Zózimo, Bispo, Confessor.

Vigília Pascal

Referências bíblicas
1ª Leitura: Gn 1,1-2,2 ou 1,1.26-31ª
2ª Leitura: Gn 22,1-18 ou 22,1-2.9ª.10-13.15-18
3ª Leitura: Ex 14,15-15,1
4ª Leitura: Is 54,5-74
5ª Leitura: Is 55,1-11
6ª Leitura: Br 3,9-15.32-38; 4,1-4
7ª Leitura: Ez 36, 16-17ª.18-28
8ª Leitura: Rm 6,3-11
Evangelho: Mc 16,1-8

 

Com sete anos, foi levado ao mosteiro de Santa Lúcia

Nascido na Sicília, com sete anos, foi levado ao mosteiro de Santa Lúcia, em Siracusa, pelos pais. Era, então, Abade daquela casa, o bom Fausto, que o recebeu com carinho.

Diante de tanta virtude, o Abade, um dia, encarregou o novo membro da comunidade da guarda do túmulo da santa mártir Lúcia.

As escondidas, saudosíssimo, deixou o mosteiro e partiu

Zózimo sentia imensas saudades da família. E, uma noite, às escondidas, saudosíssimo, deixou o mosteiro e partiu.

Quando chegou, os pais admiraram-se de vê-lo de volta e, interrogando-o, descobriram que o filho deixara o mosteiro sem consentimento superior. Imediatamente, encaminharam-no ao abade. E Zózimo, que do abade Fausto esperava dura repreensão, recebeu excepcional carinho.

Santa Lúcia, apareceu-lhe em sonhos

Naquela noite, Santa Lúcia, apareceu-lhe em sonhos. E, recriminando-lhe a falta de constância, a infidelidade, fez com que o santo se compenetrasse do seu estado.

Humilde, recolhido, zeloso e penetrado de maior espírito de desprendimento

Desde aquela época, Zózimo tornou-se humilde, recolhido, zeloso e penetrado de maior espírito de desprendimento. Modelo de regularidade e de obediência, à morte de Fausto continuou como guarda do túmulo da santa mártir que vira em sonhos.

Eis aí aquele que o Senhor escolheu para ser vosso abade

Segundo o costume daqueles tempos, desaparecido o superior, os religiosos iam procurar o bispo, para que este lhes desse novo abade.

Quando João, o Bispo, os recebeu a todos e a todos examinou detidamente, perguntou:

– Viestes todos? Não falta ninguém?

– Não, responderam eles.

O Bispo insistiu:

– Todos?
Responderam:

– Há um irmão ainda no mosteiro, que guarda o túmulo de Santa Lúcia.

– Trazei-me aqui! Ordenou o Bispo.

Assim que Zózimo chegou, João, inspirado por Deus, disse:

– Eis aí aquele que o Senhor escolheu para ser vosso abade.

E, imediatamente, conferiu-lhe o sacerdócio.

Foi Abade sábio, prudente, moderado, doce, mas enérgico

São Zózimo foi Abade sábio, prudente, moderado, doce, mas enérgico. À frente do mosteiro de Santa Lúcia de Siracusa, ficou o santo por quarenta anos, e quando Pedro, o bispo que sucedera aquele que a Zózimo conferira o sacerdócio, morreu, o nosso Santo foi visto como o novo prelado.

E assim foi. Sagrado em 647 por Teodoro, que então se assentava, em Roma, na cátedra de Pedro, o Apóstolo, o novo Bispo se ocupou do rebanho que Deus lhe dera por treze anos – treze anos passados na mais estrita vigilância, a exercer uma caridade sem limites, a pregar as santas verdades, a pregar as santas virtudes, a praticar a pobreza.

Falecido, a 30 de Março, ou, segundo querem alguns, a 21 de Janeiro de 662, é o santo invocado particularmente contra a peste.

São Zózimo, rogai por nós!

Oração – “Senhor, pelos méritos de São Zózimo, nós vos pedimos a graça do entendimento de que nessa vida somos peregrinos rumo ao céu.

Zózimo: Significad “Guerreiro Abnegado”. Romano que abrigou os cristãos em tavernas.

 

Com Beato Amadeu IX, Duque de Saboia, que no seu governo promoveu por todos os meios a paz e favoreceu com seus bens e ardente zelo a causa dos pobres, das viúvas e dos órfãos.

 

 

Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

Março 30

1. Em Ásti, na Transpadana, hoje na Itália, São Segundo, mártir.(† data inc.)

2. Em Tessalônica, na Macedônia, na atual Grécia, São Senhorinho, mártir.(† s. IV)

3. Em Senlis, na Gália Lugdunense, na atual França, São Régulo, bispo.(† s. IV)

4. Comemoração de muitos santos mártires,  em Constantinopla, Istambul, na Turquia, no tempo do imperador Constâncio, por ordem do bispo ariano Macedônio, foram mandados para o exílio e torturados com inauditos tormentos.(† s. IV)

5. No monte Sinai, no Egito, São João, abade, que escreveu para instrução dos monges o memorável tratado «Escada do Paraíso», no qual apresenta o caminho da perfeição espiritual na forma de uma escada de trinta graus na subida da alma para Deus, o que lhe mereceu o sobrenome de «Clímaco».(† 649)

6. Em Siracusa, na Sicília, região da Itália, São Zósimo, bispo, que foi primeiramente o humilde guarda do túmulo de Santa Luzia e depois abade no mosteiro desta localidade.(† c. 600)

7. Em Coventry, na Inglaterra, Santa Osburga, primeira abadessa do mosteiro deste lugar.(† c. 1018)

8. Em Aquino, no Lácio, região da Itália, São Clínio, abade.(† d. 1030)

9. Em Aguilera, localidade da região de Castela, na Espanha, São Pedro Regalado de Valladolid, presbítero da Ordem dos Menores, que foi insigne pela sua humildade e rigorosa penitência e fundou dois cenóbios, onde só doze irmãos deviam viver em cada eremitério.(† 1456)

10. Em Vercelas, no Piemonte, região da Itália, o Beato Amadeu IX, duque de Saboia, que no seu governo promoveu por todos os meios a paz e favoreceu com seus bens e ardente zelo a causa dos pobres, das viúvas e dos órfãos.(† 1472)

11. Em Su-Ryong, na Coreia, os santos mártires Antônio Daveluy, bispo, Pedro Aumaître, Martinho Lucas Huin, presbíteros, José Chang Chu-gi, Tomé Son Cha-son e Lucas Hwang Sok-tu, catequistas, que pela fé em Cristo morreram decapitados.(† 1866)

12. Em Nápoles, na Itália, São Luís de Casória (Arcângelo Palmentiéri), presbítero da Ordem dos Frades Menores, que, movido pelo ardor da caridade para com os pobres de Cristo, fundou duas congregações: os Irmãos da Caridade e as Irmãs Franciscanas de Santa Isabel.(† 1885)

13. Em Turim, também na Itália, São Leonardo Murialdo, presbítero, que fundou a piedosa Sociedade de São José, para que as crianças abandonadas pudessem sentir os efeitos da fé e caridade cristãs.(† 1900)

14. Em San Julián, localidade do território de Guadalajara, no México, São Júlio Álvarez, presbítero e mártir, que, durante a perseguição religiosa, com o derramamento do seu sangue deu testemunho da fidelidade a Cristo e à sua Igreja.(† 1927)

15. Em Viena, na Áustria, a Beata Maria Restituta (Helena Kafka), virgem da Congregação das Irmãs Franciscanas da Caridade Cristã e mártir, que, oriunda da Morávia, exerceu o ofício de enfermeira no Hospital, quando, durante a guerra, foi decapitada pelos inimigos da fé.(† 1943)