São Zeferino, Papa, Mártir

É um dos Papas que teve longo pontificado: segundo Eusébio de Cesareia foi Papa de 202 a 219, e segundo o Catálogo liberiano, de 198 a 217.

Longo pontificado em tempos conturbados

Precisamente o longo pontificado é uma das poucas coisas que sabemos com certeza a respeito dele. Trata-se de detalhe tanto mais interessante, porque os tempos nos quais exerceu o sumo pontificado não eram certamente tempos muito tranquilos.

Foi de fato durante o seu pontificado que se desencadeou a perseguição de Sétimo Severo.

Este, que se tornara imperador no ano 193, durante os primeiros anos, embora sem abolir o regime de perseguição, não incentivou a sua aplicação, tanto que foram anos de paz para a comunidade cristã.

Melhor dizendo, segundo o testemunho de Tertuliano, o próprio Sétimo Severo um dia se opôs a uma manifestação popular contra os cristãos.

A tolerância terminou em todo o império no ano 200-202

O mesmo Tertuliano, todavia, atesta com o seu desprezo polêmico que particularmente na África não era praticada a mesma tolerância. De qualquer modo, essa tolerância terminou em todo o império no ano 200-202, aproximadamente, e foi um edito de Sétimo Severo que “proibiu sob pena grave, toda propaganda judaica, e tomou a mesma decisão a respeito dos cristãos”, conforme a História Augusta.

Edito explicitamente contra aqueles que pensavam em se converter

Era uma reviravolta, pois pela primeira vez era emanado um edito explicitamente contra aqueles que pensavam em se converter. Entre os mártires ilustres desta perseguição estavam Perpétua e Felicidade, martirizadas em Cartago juntamente com Saturnino, Secúndulo, Revogado, Saturo. Talvez tenha morrido mártir também Santo lrineu; mártir com toda a certeza e até mesmo na presença de Sétimo Severo, foi Santo Andeolo.

Voltou a paz mas os tempos não eram fáceis

A paz voltou em 211 com a subida ao trono de Caracalla e continuou praticamente também sob os sucessores.

Por isso só impropriamente São Zeferino pode ser considerado mártir, como o fez o cardeal Barônio (e depois dele o Martirológio Romano), “de seu arbítrio e contra a tradição que sempre venerou Zeferino como confessor”.

Não obstante a ausência de perseguições, São Zeferino não teve pontificado fácil.

São Zeferino, rogai por nós!

Oração – Deus eterno e todo-poderoso quiseste que São Zeferino governasse o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Amém!

Zeferino é um nome antigo de origem grega e um dos raros que começam com a letra Z. Surge do grego zephyrino, de zephyros, que significa vento do oeste” ou “vento chuvoso”.

 

Com São Filogónio, bispo, que, chamado por vontade divina da profissão do ofício de advogado ao governo desta Igreja, foi um dos primeiros que, juntamente com o bispo Santo Alexandre e seus companheiros, combateram contra Ario pela fé católica, e descansou no Senhor cumulado de méritos. São João Crisóstomo celebra-o com um eloquente panegírico.

São Domingos de Silos, Abade, que, depois de ter sido eremita, restaurou este mosteiro arruinado, restabeleceu a observância e promoveu o louvor divino dia e noite.

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia PT

Dez 20

2. Também em Roma, junto à Via Salária Antiga, no cemitério “ad Septem Palumbas”, São Liberal, mártir, cônsul. († data inc.)

3. Em Antioquia, Turquia, São Filogónio, bispo, advogado do governo desta Igreja, foi um dos primeiros, juntamente com o bispo Santo Alexandre e seus companheiros, combateram contra Ario pela fé católica. São João Crisóstomo celebra-o com um eloquente panegírico. († 324)

4. No território do Jura Helvético, Suíça, Santo Ursicino, discípulo de São Columbano, eremita, († c. 620)

5. No mosteiro de Silos, Espanha, São Domingos, abade, promoveu o louvor divino dia e noite. († 1073)

6. Em Torre del Greco, Itália, o Beato Vicente Romano, presbítero, se dedicou às necessidades dos pescadores. († 1831)

7. No campo de concentração de Sachsenhausen, na Alemanha, o Beato Miguel Piaszczynski, presbítero e mártir, († 1940)