São Zacarias, Profeta

Profeta, que vaticinou o regresso do povo que estava no exílio à Terra Prometida e anunciou a vinda de um rei pacífico, que Cristo Senhor admiravelmente cumpriu na sua entrada triunfal na Cidade Santa de Jerusalém.

Foi o penúltimo dos Profetas Menores. Iniciou seu ministério em 520 a.C., período da reconstrução do Templo de Jerusalém. As suas palavras, entre as mais citadas na Bíblia, depois de Isaías, exortam, com visões e parábolas, à penitência, para que se realizem as promessas de Deus.

São Zacarias, profeta, rogai por nós!

Oração – “Diga mais: Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘As minhas cidades transbordarão de prosperidade novamente, e o Senhor tornará a consolar Sião e a escolher Jerusalém’ ”

Zacarias tem origem no nome hebraico Zekharyah, composto pelos elementos zakhár, que significa “ele lembrou” e Yah, de Yahweh, que quer dizer “Deus, Senhor” e significa “lembrado por Deus”

 

Com Eleutério Abade, com suas orações curou doentes e até ressuscitou um morto. O Papa S. Gregório Magno, que o conheceu pessoalmente, refere-se a ele como “santíssimo velho” e “homem de vida venerável”.

 

Santo Onesíforo, que muitas vezes reconfortou São Paulo em Éfeso e não se envergonhou das suas cadeias, mas ao contrário, o procurou solicitamente até o encontrar em Roma.  Foi martirizado com São Porfírio.

1. Comemoração de São Zacarias, profeta, que vaticinou o regresso do povo no exílio à terra prometida e anunciou a vinda de um rei pacífico,

2. Comemoração de Santo Onesíforo, que muitas vezes reconfortou São Paulo em Éfeso e não se envergonhou das suas cadeias, mas ao contrário, quando chegou a Roma, o procurou solicitamente até o encontrar,

3. Comemoração dos santos mártires Donaciano, Presídio, Mansueto, Germano e Fúsculo, bispos na África Setentrional, também Leto, bispo de Nepta, queimado vivo, († s. V)

4. Em Spoleto, na Úmbria, região da Itália, Santo Eleutério, abade, louvado pelo papa São Gregório Magno pela sua exímia simplicidade e compunção de espírito, († s. VI)

5. Em Laon, Gália, França, São Canoaldo, bispo, discípulo de São Columbano, († c. 632)

6. No litoral de Cumberland, Inglaterra, Santa Bega, monja, († c. 660)

7. No mosteiro de Füssen, cidade da Baviera, na Alemanha, São Magno, abade, († s. VIII)

8. No mosteiro de Le Bouchet, Orange, na Provença, França, a comemoração do Beato Beltrando de Garrigues, presbítero, um dos primeiros discípulos de São Domingos, († c. 1230)

9. Em Gata de Gorgos, Alicante, Espanha, o Beato Diogo Llorca Llópis, presbítero e mártir, († 1936)

10. Em Carcaixent, localidade da província de Valência, também na Espanha, o Beato Pascoal Torres Lloret, mártir, pai de família, († 1936)

11. Em Gijón, também na Espanha, o Beato Vídal Ruiz Vallejo, presbítero e mártir, († 1936)

12. Em Varsóvia, na Polônia, o Beato Miguel Czartoryski, presbítero e mártir, fuzilado junto da igreja do lugar, († 1944)