São Sabas, Abade

Convertido não hesitou em ser santo

Nasceu no ano de 439 na Capadócia e foi convertido ao cristianismo desde jovem.

Experimentou a vida monástica cenobítica, ou seja, comunitária; depois passou para o mosteiro dos anacoretas, onde os monges se nutrem na solidão, preferindo esta última.

Naquela época, havia o decreto de que cristãos, para serem poupados, deveriam comer a carne dos animais mortos aos deuses pagãos.

Negou-se a comer a carne oferecido pelos  pagãos

Muitos se utilizavam da estratégia de enganar os guardas, dando de comer aos familiares carnes comuns, e não as desses sacrifícios, salvando os familiares do martírio. Mas Sabas se recusava a mentir, chegando a protestar em público contra tal prática.

Fundador da Grande Laura

Quando as perseguições se acentuaram, Sabas já gozava de muito prestígio, pois tinha fundado uma grande comunidade de monges anacoretas no vale de Cedron, na Palestina, chamada de “grande Laura”.

Ela começou naturalmente, com os eremitas ocupando as cavernas ao redor daquela em que vivia, isolado com os animais, e construíram um oratório. Foi assim que surgiu o que seria no futuro o Mosteiro de São Sabas.

A eloquência da sua pregação atraía cada vez mais os pagãos à conversão

A fama dos prodígios que alcançava através das orações e também a grande sabedoria sobre a doutrina de Cristo, que tão bem defendia, fizeram essa comunidade crescer muito. A ele se atribui o fim de uma longa e calamitosa seca. A eloquência da sua pregação do Evangelho atraía cada vez mais os pagãos à conversão

Criou um exército de monges de apoio ao Papado

Organizou e liderou um verdadeiro e próprio exercito de monges anacoretas para dar apoio ao Papa contra a heresia monofisista que agitou a Igreja do Oriente.

Milagres junto ao seu túmulo

Morreu em 5 de dezembro de 532, na Palestina, aos noventa e três anos de idade.

Ao enterro, compareceram muitos bispos e uma multidão incontável de solitários. E, à beira do túmulo que o abrigou, um grande número de milagres se deu.

As relíquias de São Sabas foram, mais tarde, transportadas para Veneza.

São Sabas, rogai por nós!

Oração –  São Sabas, que sofrestes tanto em vossa infância, dai aos órfãos de nosso mundo o caminho que lhes conduza a Deus a fim de que encontrem a mais bela e verdadeira família: a dos santos.Amém.

Significado do Sabas. De um nome grego que foi derivado do Hebraico סַבָא (Sava’) que significa “homem velho”.

 

 

Com Martinho de Dume, Bispo, homem de grande erudição. Com a sua virtude e sabedoria, diz Santo Isidoro de Sevilha, a Igreja floresceu na Galécia (norte da Espanha).

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia PT

Dez 05

Memória dos santos Martinho de Dume, Frutuoso e Geraldo, bispos de Braga, em Portugal.

Martinho de Dume, oriundo da Panônia, da atual Hungria, homem de grande erudição, ocupou a sede episcopal de Dume e depois a de Braga. Graças ao seu zelo apostólico e à sua pregação, os Suevos abandonaram a heresia ariana e abraçaram a fé católica. Empenhou-se com ardor na erradicação dos costumes da idolatria, inclusive linguísticos, como na designação cristã dos dias da semana, e escreveu importantes opúsculos, nomeadamente de orientação moral, catequética, pastoral e de vida monástica. Com a sua virtude e sabedoria, diz Santo Isidoro de Sevilha, a Igreja floresceu na Galécia. Morreu no dia 20 de Março.

Frutuoso, de nobre família visigótica, depois de ter sido monge e fundador de cenóbios, foi eleito bispo de Dume e finalmente nomeado bispo metropolitano de Braga pelos Padres do Concílio X de Toledo, governando simultaneamente com suma prudência esta Igreja e os seus mosteiros. A sua santidade e labor apostólico estenderam-se a toda a península ibérica. Morreu no dia 16 de Abril.

Geraldo, natural da Gália, professou no mosteiro de Moissac, de onde passou para Toledo; depois foi eleito bispo de Braga, onde exerceu grande atividade na reorganização da diocese, na promoção da vida monástica, na reforma litúrgica e pastoral, na reconstrução de igrejas, bem como na aplicação da disciplina eclesiástica. Morreu neste dia 5 de Dezembro, na localidade de Bornes, quando fazia as visitas pastorais nessa distante região. († c. 579; c. 665; 1108)

2. Em Tabessa, na Numídia, na atual Argélia, a paixão de Santa Crispina de Tagore, mãe de família, que, no tempo dos imperadores Diocleciano e Maximiano, porque se recusou sacrificar aos ídolos, por ordem do procônsul Anolino foi degolada. († 304)

3. Perto de Jerusalém, São Sabas, abade, nascido na Capadócia, se retirou para o deserto da Judeia, onde instituiu um novo estilo de vida eremítica em sete mosteiros, que se chamaram lauras, nas quais os eremitas se reuniam sob a direção de um superior. Viveu durante muitos anos na Grande Laura, posteriormente designada com o seu nome, resplandecendo pelo exemplo da santidade e lutando arduamente pela fé de Calcedônia. († 532)

4. No cenóbio de São Pedro de Aquara, Itália, São Lúcido, monge. († c. 938)

5. Em Mântua, Itália, Beato Bartolomeu Fánti, presbítero, († 1495)

6. Em Londres, na Inglaterra, São João Almond, presbítero e mártir, que, durante mais de dez anos exerceu clandestinamente o ministério pastoral, foi enforcado em Tyburn, († 1612)

7. Em Scwerin, Alemanha, o passamento do Beato Nicolau Stensen, bispo, que, oriundo da Dinamarca, foi um dos mais notáveis investigadores das ciências naturais; mas, abraçando a fé católica, quis servir a Deus ao serviço da verdade e foi ordenado presbítero e depois bispo, († 1683)

8. Em Turim, na Itália, o Beato Filipe Rináldi, presbítero, que se dedicou à propagação da fé em terras de missão. († 1931)

9. Em Guadalajara, na Espanha, o Beato Luís Martínez Alvarellos, religioso e mártir, que, no tempo de perseguição religiosa, enfrentou gloriosamente o combate por Cristo. († 1936)

10. Perto de Munique, Alemanha, o Beato Narciso Putz, presbítero e mártir, campo de concentração de Dachau, onde morreu consumido por cruéis tormentos. († 1942)