São Romualdo, Abade, Fundadr

Nasceu em Ravena, de família Ducal dos Onesti, no final do primeiro milênio. Numa vida dissipada e pecadora, aos 20 anos viu seu pai matando em duelo um parente.

O choque que lhe causou esse fato foi o início de sua conversão. Foi para a França passar um tempo na Abadia de Cluny, para conhecer sua espiritualidade.

Voltando à Itália iniciou sua obra de reformas e fundação de mosteiros. Fundou, entre outros, o de Campus Máldoli, Casa-mãe da Ordem dos Camaldulenses, inaugurando uma nova forma de vida eremítica.

Acompanhou Pedro Urseolo, Doge de Veneza, quando foi ser religioso no mosteiro catalão de São Miguel de Cuxe e que foi canonizado.

Faleceu aos 75 anos, em 1027, num pequeno Eremitério que havia fundado em Val de Castro. Seu corpo foi preservado da corrupção e encontrava-se intacto quatro séculos depois de sua morte.

São Romualdo, rogai por nós!

Oração – Ó Deus, que por São Romualdo renovastes na vossa Igreja a vida eremítica, concedei-nos renunciar a nós mesmos e, seguindo o Cristo, chegar com alegria ao Reino celeste. Amém.

Romualdo: Significa “senhor famoso” ou “aquele que governa com fama”. Romualdo é um nome masculino com origem a partir do teutônico ragnvaldr, formado pela junção dos elementos ragn, que significa “famoso”, e valdr, que pode ser traduzido como “senhor” ou “governante”.

Com Santa Juliana de Falconieri, Religiosa e Fundadora.