São Pio X, Papa

Baptizado no dia seguinte ao nascimento com o nome de José Melchior. Sua mãe, Margarida Sanson, ficou viúva com dez filhos para criar.

Foi ordenado sacerdote aos 23 anos de idade, tendo sido capelão em Tombolo; por nove anos, pároco em Salzano; nove anos cônego e diretor espiritual em Treviso; nove anos Bispo de Mântua e outros nove anos cardeal-patriarca de Veneza; por último foi Papa durante onze anos (de 1903 a 1914).

Sua divisa era “Restaurar tudo em Cristo” .

Promoveu a renovação litúrgica, reformando a música sacra, propôs aos fieis a comunhão frequente, favoreceu a comunhão das crianças, a organização da Cúria e a fundação de um Instituto Bíblico em Roma.

Promulgou documentos históricos como a Encíclica “Pascendi Dominici Gregis”, sobre o Modernismo – “a síntese de todos os erros”.

O Catecismo, chamado ‘de São Pio X’ foi para o mundo inteiro um guia seguro na aprendizagem das verdades relativas à fé, pela sua linguagem simples, clara, específica e pela eficácia da sua exposição.

Iniciou os trabalhos de redação do Código de Direito Canônico, promulgado por seu sucessor Bento XV, ordenando o conjunto de leis que haviam.

 

São Pio X, rogai por nós!

Oração – Ó Deus, que destes a São Pio X a graça de governar vossa Igreja com sabedoria, amor e verdade, dai também a nós, por sua intercessão, a graça de sabermos governar nossas vidas, nossas famílias, nossos empreendimentos, para que o vosso nome seja sempre mais glorificado. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, amém

 

Com São Sidônio Apolinário, que era prefeito da cidade de Roma, quando foi ordenado bispo de Clermont. Dotado de grande cultura, tanto nas ciências humanas como nas ciências sagradas.

 

Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

21

2. Na Trácia, na atual Turquia, os santos Agatônico, Zótico e outros, mártires, que, segundo a tradição, sofreram o martírio em Silímbria e noutros lugares da região.(† s. III)

3. Em Roma, no Campo Verano, Santa Ciríaca, que deu o seu nome ao cemitério na Via Tiburtina, que ela tinha doado à Igreja.(† s. III-IV)

4. Em Útica, na África Proconsular, na atual Tunísia, São Quadrato, bispo e mártir, que, juntamente com todo o seu povo, clérigos e leigos, deu testemunho de Cristo e, como bom pastor, seguiu no martírio, quatro dias depois, o rebanho que tinha apascentado.(† s. III-IV)

5. Em Verona, atualmente no Véneto, região da Itália, Santo Euprépio, que é considerado o primeiro bispo desta cidade.(† s. III-IV)

6. Em Fordingiano, na Sardenha, região da Itália, São Lussório, mártir.(† s. IV)

7. Comemoração dos santos mártires Bassa e seus três filhos Teógnio, Agápio e Pístio, que se narra terem sofrido o martírio: Bassa, na ilha Halona, os outros em Edessa, na Hélade, lugares da actual Grécia.(† s. IV)

8. Em Gévaudan, território dos Gábalos, povo antigo da Gália meridional, na atual França, São Privato, bispo e mártir, que, durante a invasão dos Vândalos, capturado na cripta onde se retirava em jejuns e orações, foi flagelado até a morte por se ter recusado a atraiçoar o seu rebanho sacrificando aos ídolos.(† c. 407)

9. Em Clermont-Ferrand, na Aquitânia, também na atual França, São Sidônio Apolinário, que era prefeito da cidade de Roma, quando foi ordenado bispo de Clermont; dotado de grande cultura, tanto nas ciências humanas como nas ciências sagradas, e animado de singular fortaleza cristã, opôs-se corajosamente à ferocidade dos bárbaros como verdadeiro pai universal e mestre insigne.(† c. 479)

10. Em Alzira, na província de Valência, na Espanha, a comemoração dos santos mártires Bernardo, anteriormente chamado ‘Ahmed, monge da Ordem Cisterciense, e suas irmãs Maria (Zaida) e Graça (Zoraida), que ele tinha conduzido da religião maometana à fé cristã.(† c. 1180)

11. Em Hung Yên, Tonquim, no atual Vietnam, São José Dang Dinh (Niên) Viên, presbítero e mártir no tempo do imperador Minh Mang.(† 1838)

12. Em Antananarivo, Madagáscar, a Beata Vitória Rasoamarivo, que, depois de viver em matrimônio com um homem violento e tendo ficado viúva, quando os missionários foram expulsos da ilha, ajudou com grande solicitude os cristãos e defendeu-os perante os magistrados públicos.(† 1894)

13. Em Alberic, localidade da província de Valência, na Espanha, o Beato Salvador Estrugo Solves, presbítero e mártir, que, durante a perseguição, suportou por amor de Cristo todas as adversidades até alcançar a palma do martírio.(† 1936)

14. Em El Morrot, localidade próxima de Barcelona, também na Espanha, o Beato Raimundo Peiró Victori, presbítero da Ordem dos Pregadores e mártir, que, na mesma perseguição, acolhendo fielmente as palavras de Cristo, passou da morte à vida gloriosa.(† 1936)

15. Perto de Munique, cidade da Baviera, na Alemanha, o Beato Bruno Zembol, mártir, que, deportado da Polônia, sua pátria, dominada por um regime inimigo de Deus, por causa da sua fé foi recluído no campo de concentração de Dachau, onde sofreu cruéis tormentos e morreu gloriosamente.(† 1942)

16. Em Nowi Zmigrod, na Polônia, o Beato Ladislau Findysz, presbítero diocesano de Przemysl e mártir, que foi assassinado por um nefando regime hostil à Igreja e à dignidade humana.(† 1964)