São Pio de Pietrelcina, Presbítero

Nasceu no dia 25 de Maio de 1887 em Pietrelcina e foi batizado no dia seguinte, recebendo o nome de Francisco. Recebeu o Sacramento do Crisma e a Primeira Comunhão, quando tinha 12 anos.

Sua formação

Aos 16 anos, no dia 6 de Janeiro de 1903, entrou no noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Depois da Ordenação Sacerdotal, recebida no dia 10 de Agosto de 1910 em Benevento, precisou de ficar com sua família até 1916, por motivos de saúde. Em Setembro desse ano de 1916, foi mandado para o convento de São Giovanni Rotondo, onde permaneceu até à morte.

Privilegiado de Deus

Recebeu de Deus dons particulares e carismas que aplicou com todas as suas forças na salvação das almas. Muitos testemunhos sobre a sua grande santidade chegaram até aos nossos dias, acompanhados de profundos sentimentos de gratidão. A sua intercessão foi para muitos homens e mulheres causa da cura do corpo e da alma.

Madrugador de Deus

Iniciava os seus dias levantando-se muito antes da aurora, para rezar, aproveitando a solidão e o silêncio da noite. Preparava-se para a Santa Missa em longos tempos da adoração e atendia de confissão até 14 horas por dia, salvando assim muitas almas.

A imitação de São Francisco, recebe os estigmas

Um dos acontecimentos que marcou intensamente a sua vida verificou-se na manhã de 20 de setembro de 1918 quando, rezando diante do crucifixo no coro da igreja, recebeu o maravilhoso presente dos estigmas – foi o primeiro sacerdote estigmatizado, tal como o tinha sido o seu pai, S. Francisco.

Os estigmas foram visíveis, abertos, frescos e sangrentos por cerca de 50 anos.

Morte serena, de santo

Desde a juventude, a sua saúde não foi brilhante e, sobretudo, nos últimos anos da sua vida, declinou rapidamente. A irmã morte levou-o, preparado e sereno, no dia 23 de Setembro de 1968, tinha ele 81 anos de idade.

O seu funeral caracterizou-se por uma afluência absolutamente extraordinária de gente.

 

São Pio de Pietrelcina, rogai, por nós!

Oração – Ó Jesus, fonte de amor e misericórdia, nós Vos agradecemos por nos terdes dado São Pio de Pietrelcina como sinal vivo de Vossa Paixão, Morte e Ressurreição

Pio: Piedoso, bondoso. Origem latina.

 

Com São Lino, Papa, a quem, São Paulo recorda como seu companheiro.

 

Santos Zacarias e Isabel, pais de São João Batista, Precursor do Senhor.

 

Martirológio Romano, Secretariado nacional da Lirutgia, Pt

23

3. Em Roma, a comemoração de São Lino, papa, a quem, segundo o testemunho de Santo Ireneu, os Apóstolos confiaram o episcopado da Igreja fundada na Urbe e que São Paulo recorda como seu companheiro, († s. I)

4. Em Capo Miseno, na Campânia, região da Itália, São Sósio, diácono e mártir, († c. 305)

5. Em Ancona, no Piceno, hoje nas Marcas, também região da Itália, a comemoração de São Constâncio, porteiro da igreja, († s. V)

6. Em Iona, ilha da Escócia, Santo Adamnano, presbítero e abade, que, tanto na Escócia como na Irlanda, persuadiu muitos a celebrar a Páscoa segundo a tradição romana, († 704)

7. Na África setentrional, os santos André, João, Pedro e Antônio, mártires, († d. 881)

8. Em Veneza, cidade do Véneto, região da Itália, o Beato Pedro Acotanto, monge, († c. 1187)

9. Em Bolonha, cidade da atual Emília-Romanha, também na Itália, a Beata Helena Duglióli Dall’Ólio, viúva viveu uma vida exemplar, († 1520)

10. Em Tlaxcala, no México, os beatos Cristóvão, Antônio e João, mártires, espancados até à morte pelos seus concidadãos, († 1527-1529)

11. Em Kingston, nas margens do Tamisa, na Inglaterra, o Beato Guilherme Way, presbítero e mártir, enforcado no patíbulo, († 1588)

12. Em Montréal, no Quebec, província do Canadá, a Beata Maria Emília Tavernier, viúva, religiosa, fundadora, († 1851)

13. Em Benisa, povoação da província de Valência, na Espanha, o Beato Vicente Ballester Far, presbítero e mártir, († 1936)

14. Em Benicalap, povoação da mesma província da Espanha, as beatas Sofia Ximénez Ximénez, mãe de família, Maria da Purificação de São José (Maria da Purificação Ximénez Ximénez) e Maria de Santa Sofia (Maria Josefa del Rio Messa), virgens, mártires, († 1936)

15. Em Cracóvia, na Polônia, a Beata Bernardina Jablonska, virgem, fundadora, († 1940)

16. Em Varsóvia, também na Polônia, o Beato José Stanek, presbítero e mártir, († 1944)