São Pedro Crisólogo, Bispo, Doutor da Igreja

Ravena era, desde o início do século V, a Capital do Império Romano do Ocidente.

O Bispo da cidade, Pedro, era homem de paz e seus 200 magníficos Sermões, ricos de doutrina, lhe deram o título de Doutor da Igreja. Descrevem sua vida de fé e de fervor como “homem de Deus”.

Encantou Papas e Reis com suas “palavras de ouro” e daí seu apelido “Crisólogo”. A imperatriz Gala Placídia teve-o como conselheiro e amigo.

Numa homilia, por exemplo, define o avarento como “escravo do dinheiro, mas o dinheiro – acrescenta – é o escravo do misericordioso”.

Foi bom pastor, prudente e sem ambiguidades doutrinais.

Disse certa vez: “Os que passaram, viveram para nós; nós, para os vindouros; ninguém para si”.

São Pedro Crisólogo, rogai por nós!

Oração – São Pedro Crisólogo que dominastes vossas paixões e vos agarrastes à fé em Jesus Cristo para conseguirdes perseverar nas virtudes que vos levaram à santidade, intercedei por nós para que também sejamos perseverantes e entusiasmados tal como o fostes, na exortação aos nosso irmãos que distantes se encontram da Verdade.

Crisólogo significa que tem palavras de ouro, que fala com elegância.;[gr. khrysologos]

 

Com Beatos mártires Bráulio Maria Corres Díaz de Cério (Paulo), presbítero, e catorze companheiros, todos da Ordem de São João de Deus, que, capturados durante a perseguição contra os religiosos, perdoando aos inimigos, mereceram a felicíssima coroa do martírio.