São Paulino, Arcebispo de York

Foi o primeiro missionário cristão de Nortumbria, o mais importante dos reinos da Inglaterra, no século VII.

Monge de Santo André do Célio, São Gregório, o Grande, o enviou à Inglaterra.

Foi ele quem acompanhou Etelburga, irmã do rei Eadbaldo de Kent, quando aquela princesa se dirigiu à corte de Nortumbria para desposar a rei Eduíno, que ainda era pagão.

Convertido o rei, foi batizado na Páscoa de 627, quando, então, grande número de súditos o imitou, convertendo-se e recebendo as águas salvadoras do Batismo.

Com o apoio de Eduíno, São Paulino estabeleceu a sede episcopal em York. Falecido em outubro de 644, onze anos depois da morte do rei.

Nomeado Bispo de Rochester e aí morrerá no ano de 644 com uma grande fama de santidade. Outro santo, Beda o Venerável, descreverá em detalhes vários episódios de sua vida.

Oração – São Paulino, que soubeste evangelizar sem acepção de pessoas, seguindo o Conselho Evangélico de Jesus, ajudai-nos a ser apóstolos no mundo de hoje.

São Paulino de York, rogai por nós!

 

 

Com os Mártires de Ceuta: Daniel, Samuel, Ângelo, Leão, Nicolau e Hugolino, presbíteros, e Dono – que, enviados pelo irmão Elias a pregar o Evangelho aos Mouros, depois de sofrerem insultos, cadeias e flagelações, foram degolados.