São Pascoal Bailão, Religioso leigo

Nasceu no dia 16 de Maio de 1540, em Torre Hermosa, Aragão, Espanha. Aos 24 anos, ingressou no convento dos franciscanos descalços, em Valença, como irmão leigo, tendo sido foi porteiro, cozinheiro, responsável pelos bens da comunidade e pela distribuição de esmolas.

Foi enviado a França para tratar dos interesses da Ordem, na Espanha. Fez a viagem descalço e com o hábito franciscano e sob a ameaça dos calvinistas.

Embora iletrado, é considerado um dos primeiros teólogos da Eucaristia. Isto não só em virtude das disputas com os calvinistas, mas também pelos tratados que escreveu sobre o assunto.

A sua espiritualidade tinha um cunho essencialmente eucarístico.

Leão XIII o proclamou patrono dos congressos eucarísticos internacionais e de todas as obras eucarísticas.

Morreu em Vila Real, Espanha, no dia 17 de Maio de 1592, com 52 anos.

São Pascoal Bailão, rogai por nós!

Oração – Ó Deus, que fizestes resplandecer São Pascoal por um profundo amor para com os sagrados mistérios do Corpo e Sangue do vosso Filho, concedei-nos acolher em nossa vida as riquezas espirituais de que ele se alimentava nesse sagrado banquete. Amém.

Pascoal é um nome que tem origem a partir do latim “paschalis” e “pashalis”, que significa “relativo à Páscoa”, a partir da palavra pascha.

 

Com Beata Antônia Mesina, virgem e mártir, com dezassete anos de idade defendeu a sua castidade até a morte.

 

Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

17

1. Em Alexandria, no Egito, Santo Adrião, mártir.(† c. s. IV)

2. Em Roma, junto à Via Salária Antiga, no cemitério de Basila, São Vítor, mártir.(† c. s. IV)

3. Em Novioduno, na Cítia, hoje Isaccea, na Romênia, os santos Heráclio e Paulo, mártires.(† c. s. IV)

4. Na África Proconsular, na atual Tunísia, a comemoração de Santa Restituta, virgem e mártir.(† c. 304)

5. Em Vercelas, na Ligúria, hoje no Piemonte, região da Itália, a trasladação de Santo Emiliano, bispo.(† s. VI)

6. Em Villarreal, perto de Valência, região da Espanha, São Pascoal Bailão, religioso da Ordem dos Frades Menores, que foi sempre diligente e benévolo para com todos e venerou constantemente com ardente amor o mistério da Santíssima Eucaristia.(† 1592)

7. Em Unzen, no Japão, os beatos Joaquim Mine Sukedayu, Paulo Nishida Kyuhachi e companheiros[1] mártires.

[1] Maria, João Matsutake Chozaburo, Bartolomeu Baba Han’emon, Luís Furue Sukeemon, Paulo Onizuka Magoemon, Luís Hayashida Soka, Madalena Hayashida, Paulo Hayashida Mohyoe.(† 1627)

8. Em Kong-Tcheu, no Guizhou, China, São Pedro Liu Wenyuan, mártir, que, sendo catequista, morreu estrangulado por amor de Cristo.(† 1834)

9. Em Casória, junto de Nápoles, na Campânia, região da Itália, Santa Júlia Salzano, virgem, que fundou a Congregação das Irmãs Catequistas do Sagrado Coração de Jesus para se dedicar ao ensino da doutrina cristã e difundir a devoção à Santíssima Eucaristia.(† 1929)

10. Em Orgosolo, na Sardenha, região da Itália, a Beata Antónia Mesina, virgem e mártir, que se dedicou generosamente às obras da Igreja e, com dezassete anos de idade, defendeu a sua castidade até à morte.(† 1935)

11. No campo prisional da cidade de Oserlag, perto de Irkutsk, na Rússia, o Beato João Ziatyk, presbítero da Congregação do Santíssimo Redentor e mártir, que, em tempo de perseguição contra a fé, mereceu descansar no convívio celeste dos justos.(† 1952)