São Norberto, Bispo

Nasceu na Renânia, por volta do ano 1080. Foi Cônego da Igreja de Xanten e, tendo abandonado a vida mundana, abraçou o ideal monástico sendo ordenado sacerdote no ano 1115.

Sua vida apostólica foi dedicada ao ministério da pregação, sobretudo na França e na Alemanha. Com outros companheiros, fundou a Ordem Premonstratense e organizou os seus primeiros mosteiros.

No ano 1126, foi eleito Bispo de Magdeburgo, onde se empenhou com entusiasmo na reforma da vida cristã e na expansão do Evangelho entre os povos vizinhos.

Morreu no ano 1134.

 

São Norberto, rogai por nós!

Oração – Senhor nosso Deus, que fizestes do bispo são Norberto um pastor admirável da vossa Igreja, pelo seu espírito de oração e zelo apostólico, por sua intercessão, assegurai ao vosso povo os pastores segundo a vossa vontade e o alimento da eterna salvação.Amém.

Tem origem no germânico Nordberctus, composto pela união dos elementos nort que significa “norte” e berth que quer dizer “famoso, ilustre, brilhante”

 

Com São Marcelino Champagnat, presbítero da Sociedade de Maria, fundou o Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria para a formação cristã das crianças.

 

Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

6

2. Na Via Aurélia, a duas milhas de Roma, os santos Artémio e Paulina, mártires.(† c. s. IV)

3. Em Cete, no Egito, São Bessarião, anacoreta, que viveu como mendigo e peregrino por amor de Deus.(† s. IV)

4. Em Grenoble, na Borgonha, atualmente na França, São Cerázio, bispo, que agradeceu ao papa São Leão Magno as cartas escritas a Flaviano e preservou o seu rebanho do contágio da heresia.(† c. 452)

5. Em Milão, na Ligúria, hoje na Lombardia, região da Itália, Santo Eustórgio II, bispo, que foi insigne pela sua piedade, justiça e virtudes pastorais e edificou um célebre baptistério.(† 518)

6. Na Irlanda, São Jarlat, bispo.(† c. 550)

7. No maciço do Jura, na Borgonha, região da França, São Cláudio, que é venerado como bispo e abade do mosteiro de Condat.(† c. 703)

8. No território de Bolonha, na Emília-Romanha, região da Itália, o passamento de Santo Alexandre, bispo de Fiésole, que, ao regressar da cidade de Pavia, aonde tinha ido reclamar ao rei dos Lombardos os bens da sua Igreja usurpados, foi lançado ao rio e afogado.(† 823)

9. Em Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia, Santo Hilarião, presbítero e hegúmeno do mosteiro de Dalmácio, que, por defender o culto das sagradas imagens, suportou invencivelmente o cárcere, as flagelações e o exílio.(† 845)

10. Nas ilhas Órcades, ao largo da Escócia, São Colmano, bispo.(† c. 1010)

11. No mosteiro de Cava de’ Tirréni, na Campânia, região da Itália, o Beato Falcão, abade.(† 1146)

12. Em Clermont-Ferrand, na Aquitânia, região da França, São Gilberto, abade da Ordem Premonstratense, que, depois de ter vivido como eremita, construiu o mosteiro e o hospital de Neufontaines.(† 1152)

13. Em Údine, no Friúli-Venézia Giúlia, região da Itália, o Beato Beltrão, bispo de Aquileia e mártir, que promoveu com ardor a formação do clero, sustentou com os seus bens os pobres no tempo da fome, defendeu vigorosamente os direitos da sua Igreja e morreu nonagenário, ferido pelos golpes de alguns sicários.(† 1350)

14. Em Ortona, nos Abruzos, também região da Itália, o Beato Lourenço de Másculis de Villamagna, presbítero da Ordem dos Frades Menores, insigne na pregação da palavra de Deus.(† 1535)

15. Em Londres, na Inglaterra, o Beato Guilherme Greenwood, mártir, da Cartuxa desta cidade, que, pela sua tenaz fidelidade à Igreja, no reinado de Henrique VIII, sofreu o martírio, consumido pela sordidez do cárcere, pela fome e pelas enfermidades.(† 1537)

16. Em Saint-Chamond, cidade do território de Lião, na França, São Marcelino Champagnat, presbítero da Sociedade de Maria, que fundou o Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria para a formação cristã das crianças.(† 1840)

17. Em Luong My, cidade do Tonquim, hoje no Vietnam, os santos mártires Pedro Dung e Pedro Thuan, pescadores, e Vicente Duong, agricultor, que, por se recusarem firmemente a pisar a cruz, foram condenados à fogueira no tempo do imperador Tu Duc.(† 1862)

18. Na Cidade do México, o passamento de São Rafael Guizar Valência, bispo de Vera Cruz, no México, que, no tempo da perseguição, apesar da sua situação de exilado e clandestino, exerceu valorosamente o ministério episcopal.(† 1938)

19. Em Sachsenhausen, na Alemanha, o Beato Inocêncio Guz, presbítero da Ordem dos Frades Menores Conventuais e mártir, natural da Polônia, que, durante a ocupação militar da sua pátria por sectários de uma doutrina hostil à dignidade humana e à religião, pela sua fé em Cristo foi cruelmente morto pelos guardas do campo de concentração.(† 1940)