São Nicolau, Bispo

Rico e homem de oração

Nasceu na Ásia Menor, pelo ano de 275, filho de pais ricos, mas com uma profunda vida de oração.

Tornou-se sacerdote da Diocese de Mira, onde com amor evangelizou os pagãos, mesmo no clima de perseguição em que viviam os cristãos.

É conhecido principalmente pelo seu amor para com os pobres, já que ao receber por herança uma grande quantia de dinheiro, livremente partilhou com os necessitados.

Amigos dos pobres e necessitados

Certa vez, Nicolau, sabendo que três pobres moças não tinham os dotes para o casamento e por isso o próprio pai, na loucura, lhes aconselhou a prostituição, atirou pela janela da casa das moças três bolsas com o dinheiro suficiente para os dotes das jovens.

Origem do papai noel com carisma de milagres

Daí que nos países do Norte da Europa, através da fantasia, tenham visto em Nicolau o velho de barbas brancas que leva presentes às crianças no mês de dezembro.

Sagrado Bispo de Mira, conquistou todos com a sua caridade, zelo, espírito de oração, e carisma de milagres.

Salvo da morte pelo Edito de Milão

Historiadores relatam que, ao ser preso, por causa da perseguição dos cristãos, foi torturado e condenado à morte, mas felizmente salvou-se em 313, pois foi publicado o edital de Milão que concedia a liberdade religiosa.

Instrumento de Deus para muitos

São Nicolau participou no Concílio de Niceia, onde Jesus foi declarado consubstancial ao Pai.

Partiu para o Céu com fama de santidade e de instrumento de Deus para que muitos milagres chegassem ao povo. († s. IV)

São Nicolau, rogai por nós!

Oração –  Senhor, pelos méritos de São Nicolau, concedei-me a graça da bondade e zelo para com os mais aflitos, necessitados e em especial para com as crianças. Que eu saiba aprofundar em mim os dons que me destes, colocando-os em prática. Livrai-me da omissão e da preguiça. Amém.

Nicolau: Significa “o que vence com o povo” ou “o que conduz o povo à vitória”. O nome Nicolau vem do grego Nikólaos, composto pelos elementos níke, que quer dizer “vitória” e laos que significa “povo”.

 

Com Santa Asela, virgem, que, segundo o testemunho de São Jerônimo, viveu até ao fim dos seus dias entregue aos jejuns e à oração. († d. 385)

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia PT

Dez 06

3. Na África Setentrional, a comemoração dos santos mártires, que, durante a perseguição dos Vândalos no tempo de Hunerico, rei ariano, pela defesa da fé católica sofreram gravíssimos e inumeráveis suplícios. Neste grupo de 11mártires, são dignos de memória Dionísia e seu filho Majórico, o qual, de tenra idade e apavorado pelas torturas, mas fortalecido pelos olhares e exortações de sua mãe, se tornou o mais corajoso de todos e entregou a sua alma no meio dos tormentos. († s. V)

4. Em Bréscia, Itália, Santo Obício, que, sendo militar de cavalaria, se converteu a Deus, († 1204)

5. Em Granada, na Espanha, o beato mártir Pedro Pascoal, bispo de Jaen, capturado pelos Mouros e morreu no cárcere. († 1300)

6. Em Hai Duong, Vietnam, São José Nguyen Duy Khang, mártir, que, sendo catequista e companheiro nas viagens do santo bispo Jerónimo Hermosilla, flagelado, encarcerado e finalmente degolado. († 1861)

7. Na Espanha, a comemoração dos mártires espanhóis do século XX.

8. Em Picadero de Paterna, Espanha, a Beata Luísa Maria Frias Cañizares, virgem e mártir, que, durante a perseguição contra a Igreja, († 1936)

9. Em Guadalajara, Espanha, os beatos Miguel Lasaga Carazo, presbítero e 6 companheiros mártires, que na mesma perseguição religiosa consumaram vitoriosamente o combate da fé. († 1936)

10. Em Bucarest, na Roménia, o Beato João Scheffler, bispo de Statu Mare e mártir, perseguido até morrer na prisão.(†1952)