São Narciso, Bispo

Décimo quinto Bispo de Jerusalém

Segundo Eusébio, era natural da Palestina e foi o 15º Bispo de Jerusalém, eleito em 189.

Presidiu ao Concílio de Cesareia (197) e encabeçou a lista de assinaturas de uma carta que o episcopado da Palestina enviara ao Papa São Vitor.

Nesta carta, os bispos declaravam observar os rito e usos da Igreja romana.

Calúnias e falsos testemunhos

Contam que certa vez fora acusado de um crime que não cometera. Os caluniadores confirmaram por falsos juramentos a acusação. O primeiro dissera que se estivesse mentindo que o queimassem vivo. Já o segundo chamou sobre si a praga de lepra, se o que havia dito não fosse verdade. Por fim, o terceiro jurou pela luz de seus olhos que estava falando a verdade.

Abateu sobre os caluniadores o mal que cada um havia arrogado

Narciso ficou muito desgostoso e resolveu deixar a cidade secretamente.

Com essa finalidade foi para o deserto de Nítria, onde viveu oculto durante 8 anos. Aconteceu, então, que abateu sobre os caluniadores o mal que cada um havia arrogado sobre si: o primeiro morreu queimado; o segundo foi consumido pela lepra; e o terceiro ficou cego.

Resolveu reassumir o pastoreio de sue rebanho

Voltando a Jerusalém resolveu reassumir, juntamente com o Bispo Górdio, o pastoreio de sue rebanho.

Sempre esteve em pleno acordo com o Papa São Vítor acerca da data da celebração da Páscoa cristã, afirmou que o mistério da Ressurreição do Senhor não podia celebrar-se senão no domingo.

Morreu por volta de 212, aos 116 anos de idade.

 

São Narciso, rogai por nós!

Oração – Onipotente e poderoso Senhor, que destes a São Narciso muita luz para guiar o rebanho de Cristo na cidade de Jerusalém, mandai o vosso Espírito Santo para nos guardar e mostrar os caminhos que levam a vós. E pela intercessão de São Narciso, concedei-nos a graça que vos pedimos.  Amém!

Narciso: Significa “o que faz adormecer”, “narcótico”. Tem origem no nome de uma flor, vindo do grego Narkissos, a partir de nárke, que quer dizer “torpor”,

 

 

Com Santo Honorato, bispo, que foi discípulo de Santo Eusébio no mosteiro, seu companheiro no cárcere e sucessor nesta sede episcopal. Teve o privilégio de administrar o viático a Santo Ambrósio.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia

29/10

3. Em Vercelas, na Ligúria, hoje no Piemonte, região da Itália, Santo Honorato, bispo, que foi discípulo de Santo Eusébio no mosteiro, seu companheiro no cárcere e sucessor nesta sede episcopal, a qual instruiu segundo a doutrina verdadeira, e teve o privilégio de administrar o viático a Santo Ambrósio na hora da morte, († s. IV/V in.)

4. Em Sidónia, cidade da Fenícia, no atual Líbano, São Zenóbio, presbítero, que, durante a terrível perseguição do imperador Diocleciano, exortando os outros ao martírio, também ele com o martírio foi coroado, († s. IV)

5. Em Edessa, cidade do Osroene, hoje na Turquia, Santo Abraão, anacoreta, cuja vida foi escrita por Santo Efrém, diácono, († 366)

6. No território de Vienne, na Gália, atualmente na França, São Teodário, abade, que, sendo discípulo de Santo Eusébio de Arles, construiu celas para os monges e foi designado pelo bispo intercessor diante de Deus e presbítero penitenciário para todo o povo da cidade, († c. 575)

7. Em Galway, na Irlanda, São Colmano, bispo, († 632)

8. Em Moustiers-en-Fagne, próximo de Cambrai, na Nêustria, atualmente na França, São Dodão, abade, que, presidindo ao mosteiro de Wallers, preferiu a vida eremítica, († s. VIII)

9. Em Secondigliano, perto de Nápoles, na Itália, São Caetano Errico, presbítero, que fomentou com empenho os retiros espirituais e a contemplação da Eucaristia, como instrumentos de ganhar almas para Cristo, e com essa finalidade fundou a Congregação dos Missionários dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, († 1860