São Máximo, Bispo

Nasceu no Piemonte, no século IV.

É considerado o fundador da Diocese de Turim, a qual foi erigida por iniciativa dos Santos Ambrósio e Eusébio de Vercelli, de quem se declarava discípulo.

Seu grande empenho apostólico é testemunhado pelos numerosos sermões e homilias, escritos com estilo claro e persuasivo.

De caráter manso e benévolo, que sabe ser enérgico para reprovar e advertir com firmeza e às vezes com sutil ironia.

Pela aproximação do exército dos bárbaros exorta seus fiéis, amedrontados a empunhar as armas do “jejum, da oração e da misericórdia” e aos medrosos diz: “É injusto e ímpio o filho que abandona a mãe no perigo. A pátria é sempre uma doce mãe.”

Tratando dos temas de catequese dogmática, a sua palavra era iluminada pelas páginas da Sagrada Escrituras, as quais interpretava com perfeita sabedoria.

São Máximo, rogai por nós!

Oração – São Máximo, vós que fostes um homem de fé, sabedoria, coragem e perseverança, interceda por nós junto a Deus Pai, para que nossa fé seja sempre renovada.

 

Com S. Guilherme de Vercelli, Monge, Fundador, +1142.

 

Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

25

1. Em Turim, na Ligúria, região da Itália, São Máximo, primeiro bispo desta cidade, que chamou com linguagem paterna multidões de pagãos à fé de Cristo e com a sua doutrina celeste as conduziu ao prêmio da salvação.(† 408-423)

2. Comemoração de São Próspero de Aquitânia, bem formado em filosofia e arte literária, que, depois da sua vida matrimonial íntegra e honesta, fez-se monge em Marselha, defendeu vigorosamente a doutrina de Santo Agostinho contra os Pelagianos sobre a graça de Deus e sobre o dom da perseverança e exerceu a função de secretário do papa São Leão Magno em Roma.(† c. 463)

3. Em Réggio Emília, cidade da Emília-Romanha, região da Itália, São Próspero, bispo.(† s. V/VI)

4. Em Maurienne, na Saboia, França, Santa Tígrides, virgem, que neste lugar promoveu com grande fervor o culto de São João, o Precursor.(† s. VI)

5. Em Rosemarkie, na Escócia, São Moloc ou Luano, bispo.(† c. 592)

6. Em Jaca, na Hispânia Tarraconense, Santa Eurósia ou Orósia, virgem e mártir.(† c. 714)

7. Em Egmond, na Frísia, atualmente na Holanda, Santo Adalberto, diácono e abade, que auxiliou Santo Vilibrordo na obra da evangelização.(† s. VIII in.)

8. Na Bretanha Menor, hoje na França, São Salomão, mártir, que, durante o tempo em que foi rei, favoreceu a instituição de sedes episcopais, protegeu os mosteiros e procedeu com justa equidade; mas, deposto da realeza, os adversários cegaram-no e assassinaram-no quando estava numa igreja.(† 874)

9. Em Goleto, perto de Nusco, na Campânia, Itália, São Guilherme, abade, que, procedendo da cidade de Vercelas como peregrino e abraçando a pobreza por amor de Cristo, por sugestão de São João de Matera fundou o mosteiro de Montevérgine, onde reuniu outros companheiros, que formou na sua profunda doutrina espiritual; fundou ainda outros numerosos mosteiros, masculinos e femininos, nas regiões meridionais da Itália.(† 1142)

10. Na Cartuxa de Le Reposoir, na Saboia, na hodierna França, São João de Espanha, monge, que escreveu os estatutos das monjas da Ordem Cartusiana.(† 1160)

11. Em Marienwerder, na Prússia, hoje Kwidzyn, na Polônia, a Beata Doroteia de Montau, que, depois de ficar viúva, passou o resto da sua vida como reclusa numa cela junto à igreja catedral, dedicando-se assiduamente à oração e à penitência.(† 1394)

12. Em Laval, na França, a Beata Maria Lhuillier, virgem e mártir, das Hospitaleiras da Misericórdia, que, durante a Revolução Francesa, ardentemente fiel à Igreja nos votos religiosos, morreu decapitada.(† 1794)

13. Em Nam Dinh, cidade do Tonquim, no atual Vietnam, os santos Domingos Henares, bispo, da Ordem dos Pregadores, e Francisco Do Minh Chieu, mártires: o primeiro trabalhou na propagação da fé cristã durante quarenta e nove anos e o segundo colaborou valorosamente com ele como catequista; no tempo do imperador Minh Mang, ambos foram ao mesmo tempo decapitados por amor de Cristo.(† 1838)