São Maximiliano, Mártir

As Acta Maximiliani são um documento precioso e autêntico de literatura martirológica. Nelas estão indicados o lugar do martírio de São Maximiliano, jovem de grandes virtudes, morto na flor dos vinte anos, e a cena. Para o estudo das instituições militares do império romano, as Acta são valiosas, uma vez que, entre outras coisas, cita que os soldados levavam ao pescoço uma empola de chumbo, onde vinha constando a identidade e o juramento feito.

No dia 12 de Março de 295 – estava-se sob o consulado de Tusco e de Anulino e era em Tebessa, antiga Tevesta, na Numídia – Maximiliano foi, como o pai, levado à presença do procônsul da África, Dion Cássio, para que servisse no exército.

O jovem, que ia contragosto, já havia declarado ao pai que, como cristão, não lhe era permitido abraçar a carreira. Por que? Acreditava o Santo que o serviço militar era incompatível com a fé cristã, e assim, ia determinado a negar a sua admissão, acontecesse o que acontecesse.

Dion Cássio fez tudo para dissuadir o moço Maximiliano.

– Eu não serei soldado, dia o jovem com ardor, Não posso nem quero combater pelo século. Sou soldado de meu Deus.

Dion Cássio foi perdendo a paciência. E o pai do valoroso soldado de Cristo, secundando o procônsul, usava de carinhos para induzir o filho a acatar as ordens e os conselhos de Cássio, mas frouxamente.

– Já disse que não! Exclamava Maximiliano mortificado. Não hei de receber, do século, qualquer marca. E, se me impuserem, quebrá-la-ei. Para mim não tem valor algum. Eu sou cristão, e como cristão jamais levarei ao pescoço aquele chumbo que é a marca do século. Não trago eu o sagrado signo de Cristo, d’Aquele que é o Filho de Deus vivo?

– Ó jovem, já que és tão insubmisso, e te recusas a prestar o serviço militar, sejas levado à morte, para que a outros fiques servindo  de exemplo!

Maximiliano respirou aliviado. Ergueu os olhos para o céu e exclamou, com alegria:

– Graças sejam dadas a Deus!

Levado ao suplício, Maximiliano, eufórico, animava os cristãos que se lhe comprimiam ao redor:

– Irmãos bem-amados, com todas as vossas forças, e com todo o ardor de vossos desejos, diligenciai para que possais obter a ventura de ver a Deus e merecer coroa semelhante a minha!

Sorrindo, feliz, o rosto radiante, virou-se para o pai e pediu:

– Dá ao soldado que vai cortar minha cabeça o trajo novo que tu me havias preparado para a milícia! Que os frutos desta boa obra se multipliquem para ti, centuplicadamente, e que eu, bem cedo, possa receber-te ao céu! Ambos, então, juntos, glorificar-nos-emos no Senhor!

Ditas aquelas palavras, foi decapitado incontinenti.

O corpo, levado para Cartago, por uma matrona, chamava-se Pompeiana, foi enterrado ao lado do mártir Cipriano.

São Maximiliano, rogai por nós!

Oração – Oh Deus que sustentaste São Maximiliano na Fé, daí-nos força sempre que dela necessitemos para não fraquejar. Amém

MaximilianoMaximiliano: Significa “o de maior estatura pertencente a Emílio”, “o de maior estatura da natureza do rival” ou “o maior que pertence ao que fala de modo agradável”. Tem origem no latim Maximilianu​, que surgiu com um imperador romano a partir da união dos nomes Maximus e Emiliano

 

Com Santo Inocêncio I, Papa, que defendeu São João Crisóstomo, confortou São Jerônimo e aprovou Santo Agostinho.

 

 

Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

Março 12

1. Em Tebessa, na Numídia, na atual Argélia, São Maximiliano, mártir, que, sendo filho do militar veterano Vítor e recrutado também para o exército, respondeu ao procônsul Diônio que, na sua qualidade de cristão, não lhe era permitido servir como soldado e, por recusar o juramento militar, foi morto ao fio da espada.(† 295)

2. Em Nicomédia, na Bitínia, hoje Izmit, na Turquia, a comemoração dos santos mártires Migdônio, presbítero, Eugênio, Máximo, Dona, Mardônio, Pedro, Esmaragdo e Hilário, que foram sufocados um cada dia, para atemorizar os outros.(† 303)

3. Também em Nicomédia da Bitínia, a paixão de São Pedro, mártir, camareiro-mor do imperador Diocleciano, que por ter lamentado publicamente os suplícios excessivos dos mártires, por ordem do mesmo imperador foi colocado no meio deles, depois suspenso no ar e flagelado durante muito tempo e finalmente assado a fogo lento numa grelha. Doroteu e Gorgônio, também camareiros do rei, que reclamaram contra o sucedido, sofreram semelhantes tormentos e por fim foram enforcados.(† 303)

4. Em Roma, no cemitério de Ponciano “ad Ursum Pileatum”, o sepultamento de Santo Inocêncio I, papa, que defendeu São João Crisóstomo, confortou São Jerônimo e aprovou Santo Agostinho.(† 417)

5. Em Saint-Pol-de-Léon, na Bretanha Armórica, hoje na França, São Paulo Aureliano, primeiro bispo desta cidade.(† s. VI)

6. Roma, junto de São Pedro, sepultamento de São Gregório Magno, papa, cuja memória se celebra a três de Setembro, dia da sua ordenação.(† 604)

7. Em Sigriana, localidade da Bitínia, na atual Turquia, no mosteiro de Campo Grande, o sepultamento de São Teófanes, o Cronógrafo, que, sendo muito rico se fez pobre monge e, por defender o culto das sagradas imagens, foi encarcerado por ordem do imperador Leão o Armênio durante dois anos e depois deportado para a Samotrácia, onde, exausto com tantas tribulações, entregou o espírito a Deus.(† 817)

8. Em Wincester, na Inglaterra, Santo Elfego, bispo, que tinha sido monge e trabalhou muito para a restauração da vida cenobítica.(† 951)

9. Em San Geminiano, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, a Beata Fina ou Serafina, virgem, que desde tenra idade suportou com invencível paciência uma longa e grave enfermidade, confiando só em Deus.(† 1253)

10. Em Arezzo, também na Etrúria, atualmente na Toscana, região da Itália, a Beata Justina Francúcci Bézzoli, virgem da Ordem de São Bento e reclusa.(† 1319)

11. Em Recanáti, no Piceno, atualmente nas Marcas, também região da Itália, o Beato Jerónimo Gherardúcci, presbítero da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, que trabalhou pela paz e concórdia entre os povos.(† c. 1369)

12. Em Guiyang, cidade da província de Guangxi, na China, São José Zhang Dapeng, mártir, que, tendo recebido a luz da fé, pouco depois de ser baptizado abriu as portas aos missionários e catequistas e socorreu de todas as formas os pobres, os enfermos e as crianças, até ao dia em que foi conduzido ao suplício da cruz, onde derramou lágrimas de alegria por ter sido considerado digno de morrer por Cristo.(† 1815)

13. Em Cracóvia, na Polônia, a Beata Ângela Salawa, virgem da Ordem Terceira de São Francisco, que, decidindo passar toda a vida no serviço doméstico, viveu humildemente entre as servas, e em extrema pobreza partiu deste mundo ao encontro do Senhor.(† 1922)

14. Em Sanremo, na Ligúria, região da Itália, São Luís Orione, presbítero, que fundou a Pequena Obra da Divina Providência, para auxílio dos jovens e de todos os marginados.(† 1940)