São Matias, Apóstolo, Mártir

São Matias era um dos numerosos discípulos que seguiam Jesus, desde o começo de sua vida pública. Foi testemunha de Jesus e viveu todo o drama da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Ele foi o escolhido para ocupar o lugar de Judas Iscariotes, O Traidor, e tornar-se assim o décimo segundo apóstolo, completando o grupo após a morte de Judas. É justamente São Matias, o santo que hoje comemoramos.

Sua Eleição foi descrita nos Atos dos Apóstolos, assim: “É necessário, pois, que, dentre estes homens que nos acompanharam todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu em nosso meio, a começar do batismo de João até o dia em que dentre nós foi arrebatado, um destes se torne conosco testemunha da sua ressurreição” Apresentaram então dois: José, chamado Barsabás e Matias. E fizeram esta oração: “Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, mostra-nos qual destes dois escolheste para ocupar o lugar que Judas abandonou, no ministério do apostolado, para dirigir-se ao lugar que era o seu; lançaram sortes sobre eles, e a sorte veio a cair em Matias, que foi então contado entre os doze apóstolos(atos dos Apóstolos 1,21-26).

Poucos relatos existem sobre sua vida, Sabe-se apenas que ele também morreu sob martírio em Colchis e, muitas vezes, teve o seu nome confundido com o de São Mateus, que em muito se assemelha na grafia.

Matias, o apóstolo “póstumo”. É assim chamado porque surgiu depois da morte do apóstolo Judas Iscariotes, o traidor. Alguns teólogos se referem a ele como o décimo terceiro apóstolo, pois foi eleito para ocupar esse posto, conforme consta dos Atos dos Apóstolos, na Bíblia.

A eleição dos onze apóstolos deu-se dias depois da Ascensão de Jesus e da vinda do Espírito Santo e assim foi descrita: “Depois da Ascensão de Jesus, Pedro disse aos demais discípulos: Irmãos, em Judas se cumpriu o que dele se havia anunciado na Sagrada Escritura: Com o preço de sua maldade se comprou um campo”. O salmo 109 ordena “Que outro receba seu cargo”.

‘Convém, então, que elejamos um para o lugar de Judas. E o eleito deve ser dos que estiveram entre nós o tempo todo em que o Senhor conviveu entre nós, desde que foi batizado por João Batista até que ressuscitou e subiu aos céus’”. (At 1, 21-26)

As outras informações existentes sobre Matias fazem parte das tradições e dos escritos da época. Esses registros, entretanto, são apenas fragmentos com algumas citações e frases, que foram recuperadas e, segundo os teólogos, são de sua autoria. De fato, existe uma certa confusão entre os apóstolos Matias e Mateus em alguns escritos antigos.

Segundo a tradição Matias evangelizou na Judeia, Capadócia e, depois, na Etiópia. Ele sofreu perseguições e o martírio, morreu apedrejado e decapitado em Colchis, Jerusalém, testemunhando sua fidelidade a Jesus.

Há registros de que santa Helena, mãe do imperador Constantino, o Grande, mandou trasladar as relíquias de são Matias para Roma, onde uma parte está guardada na igreja de Santa Maria Maior. O restante delas se encontra na antiquíssima igreja de São Matias, em Treves, na Alemanha, cidade que a tradição diz ter sido evangelizada por ele e que o tem como seu padroeiro.

São Matias era comemorado no dia 24 de fevereiro, mas atualmente sua festa ocorre no dia 14 de maio.

São Matias, Apóstolo, rogai por nós!

Oração – São Matias Apóstolo interceda por nós de seu trono no céu e proteja, hoje e sempre, a Igreja que Cristo fundou sobre a Rocha . Amém.

Matias: Significa “oferta de Deus”, “presente de Deus”. Matias tem o mesmo significado do nome Mateus

 

Com Santa Maria Domingas Mazzarello, que, com São João Bosco, fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

 

Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

14 maio

Festa de São Matias, Apóstolo, que seguiu o Senhor Jesus desde o batismo de João até ao dia em que Cristo subiu ao Céu; por isso, depois da Ascensão do Senhor, foi chamado pelos Apóstolos para ocupar o lugar do traidor Judas, a fim de que, contado entre os Doze, fosse testemunha da ressurreição.

2. Na província da Ásia, na atual Turquia, São Máximo, mártir, que, durante a perseguição do imperador Décio, segundo a tradição, por apedrejamento entregou o espírito a Deus.(† c. 250)

3. Em Cimiez, na Provença, atualmente na França, São Pôncio, mártir.(† c. s. III)

4. Na Síria, os santos Vítor e Corona, que sofreram ao mesmo tempo o martírio.(† c. s. III)

5. Na ilha de Quios, na atual Grécia, Santo Isidoro, mártir, que, segundo a tradição, foi lançado num poço.(† s. III)

6. Em Aquileia, Venécia, Friúli-Venécia Giúlia, Itália, os santos Félix e Fortunato, que honraram esta cidade com o seu glorioso martírio.(† s. IV)

7. Na ilha da Sardenha, Itália, a comemoração das santas Justa e Heredina, mártires. († s. III/IV)

8. Em Arvena, na Aquitânia, hoje Clermont-Ferrand, na França, Santo Abrúnculo, bispo, que, expulso da sede episcopal de Langres por Gundebaldo, rei de Borgonha, ao chegar a Clermont foi eleito bispo desta Igreja.(† 488)

9. Também em Clermont-Ferrand, São Galo, bispo, homem humilde e pacífico, que foi tio paterno de São Gregório de Tours.(† 551)

10. Em Lismore, na Irlanda, São Cartago, bispo e abade.(† 638)

11. No mosteiro de Fontenelle, na Nêustria, França, Santo Eremberto, que foi bispo de Toulouse e depois abraçou a vida monástica.(† 674)

12. Em Santarém, cidade de Portugal, o Beato Gil de Vouzela, presbítero, que, depois de exercer a medicina em Paris, abandonou a sua vida dissoluta e ingressou na Ordem dos Pregadores, superando todas as tentações por meio de lágrimas, orações e abstinências.(† 1265)

13. Em Saint Mary of the Woods, localidade próxima de Indianópolis, nos Estados Unidos da América do Norte, Santa Teodora (Ana Teresa Guérin), virgem da Congregação das Irmãs da Providência, que, tendo nascido na França, apesar das enormes adversidades, sempre confiada na divina providência orientou com grande espírito de misericórdia a nascente comunidade daquele lugar.(† 1856)

14. No território de Bétharram, perto de Pau, na vertente francesa dos montes Pireneus, São Miguel Garicots, presbítero, que fundou a Sociedade dos Sacerdotes Missionários do Sagrado Coração de Jesus.(† 1863)

15. Em Nízza Monferrato, no Piemonte, região da Itália, Santa Maria Domingas Mazzarello, que, com São João Bosco, fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora para a instrução das jovens pobres, procedendo sempre com admirável prudência e caridade.(† 1881)