São Lúcio de Cirene, Bispo

Nos Atos dos Apóstolos, Lucas afirma que Lúcio atuava na comunidade cristã de Antioquia, juntamente com outros profetas e doutores, como Barnabé, Simeão, também chamado Níger, Manaém e Saulo (At 13,1).

Ele era de Cirene, na Líbia, onde foi Bispo, nos primeiros tempos do cristianismo. Esses cinco profetas, segundo o que dizem os registros de Jerusalém, representavam o governo da primitiva Igreja de Antioquia.

Como vimos, só há a indicação do lugar da origem de Lúcio que não deve ser confundido com o mártir homônimo, procedente ele também de Cirene e martirizado sob o governo do imperador Diocleciano. Esse mártir, entretanto, não foi Bispo e é venerado em outra data.

São Lucio de Cirene, rogai por nós!

Oração – Oração: Ó Deus, que fizestes de Lúcio de Cirene um evangelizador da Vossa doutrina, dai-nos, por sua intercessão, a fé e a perseverança para seguirmos e espalharmos a fé cristã. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Ámém.

Lúcio: Significa “o luminoso”. Tem origem no latim Lucius, que deriva da raiz lyke, luc, luk, que originou a palavra lux que quer dizer “luz”

Com São Pedro Nolasco, Presbítero, que, juntamente com São Raimundo de Penhaforte e Jaime I, rei de Aragão, é considerado fundador da Ordem de Nossa Senhora das Mercês para a Redenção dos Cativos.