São Lucas, Evangelista

Amigo e companheiro de São Paulo

Pertencia a uma família pagã, provavelmente de Antioquia da Síria e converteu-se ao cristianismo . Foi amigo e companheiro de São Paulo, Apóstolo, na tarefa da propagação do Evangelho de Jesus Cristo.

Segundo São Paulo, era médico: “Saúdam-vos, Lucas, o médico amado e Demas” (Colossenses 4,14).

Médico que entregou sua pessoa a serviço de Paulo

Toda a sua ciência médica e literária colocou à disposição do grande Apóstolo. Entregou-lhe a sua pessoa e seguiu-o por toda a parte.

São Paulo, refere-se várias vezes como a seu fiel cooperador. Saúda os cristãos de Colosso da parte de Lucas, médico, que lhe é muito caro.

Alguns escritores antigos também atribuem a este último a qualidade de pintor.

Evangelizou vários países

São Paulo enviou-o com Tito a Corinto. Depois da morte do Apóstolo, São Lucas pregou o Evangelho em diversos países, entre outros, na Gália.

Entretanto, é mais conhecido como aquele que escreveu o terceiro Evangelho. Segundo a tradição, escreveu o seu Evangelho por volta do ano 70.

Seu Evangelho se dirige a todos os homens

Ele apresenta-nos uma visão completa do mistério da vida, da morte e da ressurreição de Cristo. Embora escrevesse mais para os gregos do que para os judeus, o seu Evangelho dirige-se a todos os homens.

Mostra, com isto, que a salvação que Jesus de Nazaré veio trazer dirige-se a todos. É uma mensagem universal: o Filho do homem veio para procurar e salvar o que estava perdido (Lucas 19,10).

A vinda de Jesus é causa de grande alegria

De acordo com ele, Jesus é o amigo dos pecadores; é o consolador dos que sofrem. A vinda de Jesus é causa de grande alegria.

O Evangelho de Lucas se propõe como regra de vida não somente para a pessoa em si, mas para toda a comunidade. Daí o seu cunho social.

Nele se cumpriu a máxima de Jesus: “bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus”.

Autor dos Atos dos Apóstolos

É autor, também, dos Atos dos Apóstolos, e Teófilo, a quem dedica seus dois livros, e ao qual dá o título de Excelente ou Excelência, parece ter sido cristão de alta posição social.

 

São Lucas, Evangelista, rogai por nós!

Oração – Ó São Lucas, médico, que com as tuas santas mãos, invocando o nome de Deus, curaste tantos enfermos de tão graves doenças, rogai ao bom Jesus que me livre das enfermidades do corpo e do espírito, se for do agrado de Deus. Amém.”

Lucas: Significa “o que vem da Lucânia”, “lucano”, “luminoso” ou “iluminado”. O nome Lucas tem origem no grego Loukás

 

 

Com São Pedro de Alcântara, Presbítero da Ordem dos Frades Menores. Reformou a disciplina regular dos conventos da Ordem na Espanha e foi conselheiro de Santa Teresa de Jesus na obra reformadora da Ordem das Carmelitas.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia

18/10

2. Em Antioquia, na Síria, hoje Antakya, na Turquia, Santo Asclepíades, bispo, que foi um do memorável número de confessores da fé em tempo de perseguição, († 218)

3. Em Pozzuóli, na Campânia, região da Itália, os santos mártires Próculo, diácono, Eutício e Acúcio, († c. s. IV)

4. Em Riom, no território dos Avernos, na Aquitânia, hoje na França, Santo Amável, presbítero, († s. V)

5. Em Nassogne, no Brabante da Austrásia, atualmente na Bélgica, São Múnio, venerado como eremita na floresta das Ardenas e mártir, († c. 630/640)

6. Em Arenas, na região de Castela, na Espanha, São Pedro de Alcântara, presbítero da Ordem dos Frades Menores, que, insigne pelo dom do conselho e pela sua vida penitente e austera, reformou a disciplina regular dos conventos da Ordem na Espanha e foi conselheiro de Santa Teresa de Jesus na obra reformadora da Ordem das Carmelitas, († 1562)

7. Em Ossernenon, povoação do Canadá, a paixão de Santo Isaac Jogues, presbítero da Companhia de Jesus e mártir, que foi feito escravo pelos indígenas, que lhe cortaram os dedos e finalmente o mataram com golpes de machado na cabeça. A sua memória celebra-se amanhã, juntamente com a dos seus companheiros, († 1646)

8. Em Roma, o dia natal de São Paulo da Cruz, presbítero, cuja memória se celebra amanhã, († 1775)