São Lourenço de Brindisi, Confessor, Doutor da Igreja

Conta-se que, com a idade de seis anos, pregou na catedral da cidade natal, deixando o auditório encantado.

Escolheu a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Ótimo estudante, nas horas de lazer estudou francês, o grego, o alemão, o siríaco e o hebraico e meditava assiduamente os sofrimentos de Nosso Senhor.

São Lourenço principiou a pregar antes mesmo da ordenação e desempenhou incansavelmente o ministério da pregação em várias regiões da Europa — Hungria, Boêmia, Portugal, Bélgica, Suíça, Alemanha, França e Espanha — defendendo a igreja dos infiéis em batalhas ou reconciliando as autoridades.

Realizou sempre toda a sua atividade com simplicidade e humildade e morreu em Lisboa, no dia 22 de Julho.

São Lourenço de Brindisi, rogai por nós

Oração – Deus, que marcastes pela vossa doutrina a vida de São Lourenço de Brindisi, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina, e a proclamemos em nossas ações. Amém

Lourenço: Significa “natural da cidade de Laurento” ou “habitante de Laurento”. O nome Lourenço tem origem no latim Laurentius

 

Com Santa Praxedes, a cujo título foi dedicada a Deus uma igreja no Esquilino.

 

Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

21

2. Em Marselha, na Provença, região da Gália, atualmente na França, São Vítor, mártir.(† c. 292)

3. Em Emessa, hoje Homs, na Síria, São Simeão Salo, que, movido pelo Espírito Santo, quis ser considerado louco por amor de Cristo e ignóbil aos olhos dos homens. Também a comemoração de São João, eremita, que, durante quase trinta anos, foi companheiro de São Simeão na peregrinação aos Lugares Santos e no ermo próximo do lago Asfaltite, na Judeia.(† s. IV)

4. Em Roma, a comemoração de Santa Praxedes, a cujo título foi dedicada a Deus uma igreja no Esquilino.(† a. 491)

5. Em Estrasburgo, cidade da Borgonha, atualmente na França, Santo Arbogasto, bispo.(† s. VI)

6. Num barco-prisão ancorado ao largo de Rochefort, na França, o Beato Gabiel Pergaud, presbítero e mártir, que, sendo cônego regular na abadia de Beaulieu, no território de Sain-Brieuc, durante a Revolução Francesa, por causa do sacerdócio foi arrebatado para fora da abadia e encarcerado na esquálida galera, onde consumou o seu martírio, morrendo afectado por uma enfermidade contagiosa.(† 1794)

7. Em Yanzibian, próximo de Yangpingguan, na China, Santo Alberico Crescitélli, presbítero do Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras e mártir, que, durante a perseguição dos “Yihetuan”, cruelmente espancado quase até à morte, foi no dia seguinte arrastado por um caminho pedregoso com os pés ligados até ao rio, onde, minuciosamente dilacerado e finalmente decapitado, recebeu a coroa do martírio.(† 1900)

8. A caminho de Daining, próximo de Yongnian, Hubei, China, a paixão de São José Wang Yumei, mártir na mesma perseguição.(† 1900)

9. Em Mora, próximo de Toledo, na Espanha, o Beato Agrícola Rodríguez Garcia de los Huertos, presbítero da diocese de Toledo e mártir, que durante a perseguição no combate da fé alcançou a vida eterna.(† 1936)

10. Em Morón de la Frontera, perto de Sevilha, na Espanha, os beatos mártires José Limón Limón, presbítero e José Blanco Salgado, religioso, ambos da Sociedade Salesiana, que durante a mesma perseguição, foram coroados pelo martírio no testemunho de Cristo.(† 1936)