São Leonardo do Porto Maurício, Presbítero

Cristo, Rei do Universo

Evangelho: Mt 25,31-46
Primeira Leitura: Ez 34,11-12.15-17
Segunda Leitura: 1Cor 15,20-26.28
Salmo: Sl 22,1-2a.2b-3.5-6 (R1)

 

A data original da festa de Cristo Rei era o último domingo de outubro, ou seja, no domingo que precedia a festa de Todos os Santos, mas, com a nova Reforma de 1969, foi transferida para o último domingo do Ano Litúrgico. Desta forma, fica claro que Jesus Cristo, o Rei, é a meta da nossa peregrinação terrena.

 

Padroeiro das missões entre fieis

Foi proclamado pela Igreja como Padroeiro das missões entre fiéis, pela orientação particular que deu ao seu apostolado e pela amplidão da sua obra missionária, que se estendeu a todas as cidades da península italiana.

Nasceu em Porto Maurício, na Ligúria.

Altíssima contemplação e no zelo apostólico

Entrou ainda jovem na ordem dos frades menores, e desde o noviciado propôs imitar o mais fielmente possível a vida de São Francisco.

Veio a conseguir o seu intento, sobretudo na penitência, que raiava pelo heroísmo, na altíssima contemplação e no zelo apostólico.

Austero, magro, ardente de fé e de amor

Ordenado sacerdote, dedicou-se por mais de 40 anos à pregação, com grande proveito para os fiéis, escolhendo como temas as mais importantes verdades cristãs, seguindo também  neste pormenor a exortação de São Francisco. Austero, magro, ardente de fé e de amor.

Eminente divulgador da Via Sacra

O seu estilo retórico, em conformidade com o costume da época valia-se de sinais exteriores destinados a causar impacto e mover à contrição e às lágrimas, apelando à sensibilidade. Neste clima se situa a grande devoção da Via Sacra, de que foi eminente divulgador.

Palavra ardente, convidando à penitência e à piedade

Multidões imensas acorriam a escutá-lo, e ficavam impressionadas pela sua palavra ardente, convidando à penitência e à piedade cristã. Dizia dele Santo Afonso Maria de Ligório, que era “o maior missionário do século”.

Não era raro durante a sua pregação o auditório inteiro prorromper em pranto e em soluços.

Seus temas eficazes eram o nome de Jesus, a Virgem Maria e a Via Sacra

Pregou por toda a Itália, mas a região favorita foi a Toscana, por causa do jansenismo, que ele se propôs combater com todo o empenho, abordando para isso os temas que lhe pareceram mais eficazes: o nome de Jesus, a Virgem Maria e a Via Sacra.

“Viva Frei Leonardo! Viva a Paz!”

Quando ele fazia uma missão na Córsega, os bandidos desta atormentada ilha deram tiros para o ar gritando: “Viva Frei Leonardo! Viva a Paz!”.

Bastante desgastado pelos constantes trabalhos apostólicos, foi chamado a Roma, onde, em apaixonados sermões a que o próprio Papa por vezes assistia, preparou o clima espiritual para o jubileu de 1750.

Criador da Via Sacra do Coliseu

Foi nessa altura que erigiu a Via Sacra no Coliseu, declarando sagrado aquele lugar onde muitos mártires tinham vertido o sangue por Cristo.

“Perdemos um amigo na terra, mas ganhamos um Santo no céu”

No ano seguinte ainda se deslocou à região de Bolonha, para as suas últimas pregações.

Regressando a Roma, ao convento de São Boaventura no Palatino, a 26 de novembro, com 75 anos de idade, terminou a carreira terrena este incomparável missionário do povo cristão.

Tiveram de recorrer às forças de segurança para controlarem a multidão dos devotos

As autoridades tiveram de recorrer às forças de segurança para controlarem a multidão dos devotos que queriam ver o Santo e levar relíquias dele.

Foi a respeito dele que disse o Papa: “Perdemos um amigo na terra, mas ganhamos um Santo no céu”.

São Leonardo do Porto Maurício, rogai por nós!

Oração – Ó Deus todo-poderoso e cheio de bondade, que fizestes de São Leonardo notável mensageiro do mistério da cruz, concedei, por sua intercessão, que, reconhecendo na terra as riquezas da cruz de Cristo, mereçamos alcançar nos céus os frutos da redenção. Amém.

LeonardoSignifica “valente como um leão” e “forte como um leão”.

 

 

Com São Silvestre, Abade e Fundador

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

Nov 26

1. Em Roma, no cemitério de Priscila, junto à Via Salária Nova, São Sirício, papa, que Santo Ambrósio louva como verdadeiro mestre, porque, tomando sobre si a responsabilidade de todos os bispos, os instruiu com os ensinamentos dos santos Padres e os confirmou com a sua autoridade apostólica. († 399)

2. Em Adrianópolis, Turquia, Santo Alípio, diácono, estilita, († d. 610)

3. Em Konstanz, na Suábia, Alemanha, São Conrado, bispo, († 975)

4. Em Lacedemónia, no Peloponeso,Grécia, São Nicão, monge, trabalhou com zelo evangélico para restaurar a vida cristã na ilha de Creta, recém-liberta do jugo dos Sarracenos; depois partiu para a Grécia a pregar a penitência, († 998)

5. Na floresta próxima de Fratta, Itália, a paixão de São Belino, bispo e mártir, cruelmente espancado por sicários, morreu em consequência das lesões recebidas. († 1147)

6. No mosteiro dos Cónegos Regrantes de Sixt, na Savóia, França, o Beato Pôncio de Faucigny, abade, († 1178)

7. Perto de Fabriano, Itália, São Silvestre Gozzolíni, abade, lançou as bases da Congregação dos Silvestrinos, sob a regra de São Bento. († 1267)

8. Em Apt, na Provença, França, a Beata Delfina, esposa de Santo Eleázar de Sabran, com o qual fez voto de guardar castidade e, depois da morte do seu esposo, viveu em pobreza e dedicada à oração. († 1358/1360)

9. Em York, na Inglaterra, os beatos mártires Hugo Taylor, presbítero, e Marmaduco Bowes: sacerdote, e o segundo, já ancião, por tê-lo ajudado, condenados ao suplício do patíbulo, († 1585)

10. Em Bisignano,  Itália, Santo Humilde (Lucas António) Pirozzo, religioso, célebre pelo seu dom de profecia e frequentes êxtases. († 1637)

11. Em Roma, no convento de São Boaventura, no Palatino, São Leonardo de Porto Maurício, presbítero, mais de trezentas missões pregadas em Roma, na ilha da Córsega e por toda a Itália setentrional. († 1751)

12. Em Nam Dinh, Vietnam, os santos Tomás Dinh Viet Du e Domingos Hguyen Van (Doan) Xuyên, presbíteros e mártires, degolados, († 1839)

13. Em Bassano, próximo de Vicenza, na Itália, a Beata Caetana Stérni, religiosa, viúva ainda jovem, Fundadora, († 1889)

14. Em Roma, o Beato Tiago Alberione, presbítero, fundou a Congregação da Pia Sociedade de São Paulo Apóstolo. († 1971)