São João Paulo II, Papa

Papa que mais viajou na história

Nascido Karol Józef Wojtyła, foi Papa de 16 de Outubro de 1978 até a sua morte em 2005.

Teve o terceiro maior pontificado documentado da história, sendo o primeiro Papa não-italiano desde o holandês Adriano VI em 1522.

Foi um dos líderes que mais viajou na história, tendo visitado 129 países durante o seu pontificado, pois sabia falar muitíssimos idiomas, além do polonês.

Canonizou 483 santos

Como parte de sua ênfase especial na vocação universal à santidade, beatificou 1 340 pessoas e canonizou 483 santos, quantidade maior do que todos os seus predecessores juntos nos cinco séculos passados.

Chama-se islamismo. Invadirão a Europa

“Lembre aos que você encontrará na Igreja do terceiro milênio: vejo a Igreja afligida por uma praga mortal, mais profunda, mais dolorosa do que a deste milênio”, disse-o em referência ao comunismo e ao nazismo.

Essa praga “chama-se islamismo. Invadirão a Europa. Vi hordas marcharem do Ocidente para o Oriente”, e descreveu-me um a um os países, do Marrocos à Líbia e daí ao Egito, até chegar ao Oriente.

A Europa será arruinada

Acrescentou: “Invadirão a Europa, a Europa será arruinada, uma sombra do que foi outrora, como uma lembrança de família”. (PECE, Valerio. La visione di Giovanni Paolo II: ‘L’islam invaderà l’Europa)

Em 2 de Abril de 2005, faleceu devido  o agravamento da doença de Parkinson.

Em 19 de Dezembro de 2009 João Paulo II foi proclamado “Venerável” pelo seu sucessor, o Papa Bento XVI.

Foi proclamado Beato em 1 de Maio de 2011.

São João Paulo II, rogai por nós!

Oração – Trindade Santa, concedei-nos, por intercessão de São João Paulo II, a graça que imploramos, na esperança de que ele seja logo inscrito no número dos vossos santos. Amém

 

Com  Santo Abércio, bispo, que, segundo o seu próprio epitáfio, foi discípulo de Cristo bom Pastor, conduzido pela fé em peregrinação por várias regiões do mundo.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia

22/10

2. Comemoração de São Marcos, bispo de Jerusalém, que foi o primeiro bispo procedente dos gentios a ocupar a sede da Igreja da Cidade Santa e, com fé e sabedoria, conseguiu reunir os seus fiéis dispersos pela guerra, († s. II)

3. Em Hierápolis, na Frígia, hoje na Turquia, Santo Abércio, bispo, que, segundo o seu próprio epitáfio, foi discípulo de Cristo bom Pastor, conduzido pela fé em peregrinação por várias regiões e alimentado pelo místico alimento, († s. III)

4. Em Adrianópolis, na Trácia, hoje Edirne, na Turquia, os santos Filipe, bispo de Heracleia, e Hermes, diácono. O primeiro, durante a perseguição de Diocleciano, quando recebeu a ordem de fechar a igreja e de entregar os vasos e os livros sagrados, respondeu ao prefeito Justino que não podia dar estas coisas nem ele apropriar-se delas; por isso, depois de encarcerado e flagelado, foi queimado juntamente com o diácono na fogueira, († 303)

5. Em Ruão, Gália Lionense, França, São Malono, bispo, considerado apóstolo da fé cristã nesta cidade e fundador da sede episcopal, († s. IV in.)

6 No território de Besançon, na Germânia, atualmente na França, São Valério, diácono da Igreja de Langres, morto pelos indígenas, († s. IV)

7. No território de Chalons, na Nêustria, hoje também na França, São Lupêncio, abade da basílica de Saint-Privat-de-Javols, que, depois de ter recebido injustamente muitas tribulações da parte de Inocêncio, conde da cidade, morreu decapitado, († c. 684)

8. Em Auch, na Aquitânia, também na atual França, São Leotádio, bispo, († s. VII)

9. No mosteiro de Berceto, na Lombardia, região da Itália, São Moderano, abade, anteriormente bispo de Rennes, na Gália, insigne pelo seu amor à solidão e pela sua devoção aos lugares dos Santos, († c. 720)

10. No território de Nantes, na Bretanha Menor, na hodierna França, São Bento, que viveu vida eremítica em Macérac, († s. IX)

11. Em Huesca, cidade de Aragão, região da Espanha, as santas Nunilo e Alódia, virgens e mártires, que, nascidas de pai muçulmano, mas educadas por sua mãe na doutrina cristã, se recusaram a abandonar a fé em Cristo e por isso, depois de longo cativeiro, foram degoladas por ordem do rei de Córdova, ‘Abd ar-Rahman II, († 851)

12. Em Fiésole, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, São Donato Escoto, bispo, insigne pela sua erudição e piedade, que, vindo da Irlanda em peregrinação a Roma, foi eleito bispo daquela cidade, († c. 875)

13. Em Montes de Saja, na Cantábria, no litoral da Espanha, os beatos mártires Germano Caballero Atienza e José Menéndez Garcia, presbíteros e Vitoriano Ibañes Alonso, religioso, todos da Ordem dos Pregadores, que, durante a perseguição contra a Igreja, mereceram a coroa gloriosa pelo seu inquebrantável testemunho de Cristo, († 1936)

14. Em Barcelona, também na Espanha, o Beato Luís Maria de Nossa Senhora das Mercês (Luís Minguell Ferrer), presbítero da Ordem dos Carmelitas Descalços e mártir, que, durante a mesma perseguição religiosa, derramaram o seu sangue por Cristo, († 1936)