São João Nepomuceno Neuman, Bispo, Fundador

Em 1836, um jovem seminarista chamado João Neumann chegou aos EUA proveniente da Boêmia, sua pátria. Deixou a família na calada da noite para se tornar missionário na América. Seu único objetivo era levar o amor de Deus às almas esquecidas e abandonadas.

Durante a sua formação no seminário de Budweis (Boémia), dedicou-se, por iniciativa própria, ao estudo das línguas vivas: francês, inglês, espanhol, italiano, tão úteis para o seu apostolado entre os imigrantes.

Ordenou-se sacerdote em 1836, em Nova Iorque, onde tinha chegado uns meses antes, entregando-se inteiramente aos imigrantes. Em 1840, faz-se redentorista.

Contra a sua vontade é feito Bispo de Filadelfia. Sem dotes exteriores, embora homem de Deus,Bispos e sacerdotes procuram o seu conselho. Abrir escolas e erguer igrejas – construíu a catedral e 89 igrejas paroquiais – são os dois pilares da sua acção pastoral.

Simples como uma criança, de estatura pequena e de saúde frágil, vive pobremente e esgota-se trabalhando pelos imigrantes, até que a morte o surpreende na rua, de onde o retiram os transeuntes sem saber que era o seu Bispo.

Escreveu inúmeros artigos em revistas e jornais católicos; publicou dois catecismos e uma história da Bíblia para as escolas.

Fundador da Congregação das Irmãs da Ordem Terceira de São Francisco e é o primeiro santo dos Estados Unidos.

São João Nepomuceno Neumann, Rogai por nós!

Oração – Deus Pai concedei-nos, pela intercessão de São João Neumann, as forças necessárias para enfrentar os desafios que pretendem enfraquecer nossa fé. Amém.

João, nome bíblico, do latim ‘Iohannes’, o grego ‘Ioannes’ e o hebraico ‘Yochanan’: “Deus é propício”, “Deus Mostrou Favor”, “Deus Foi Clemente”

 

Com Santo Eduardo o Confessor, que, sendo rei dos Ingleses, muito estimado pelo povo por causa da sua exímia caridade, conseguiu estabelecer a paz no seu reino e promoveu tenazmente a comunhão com a Sé Apostólica.

 

 

São Simeão- O Estilita, confessor Desejoso de entregar-se ao isolamento e à oração, construiu uma coluna de 28 metros de altura, no topo da qual se refugiou. Daquele lugar insólito pregava, convertia pecadores e dava orientação a pessoas que de muito longe iam procurar seus conselhos, inclusive imperadores e reis.

Outros Santos.