São João Nepomuceno Neuman, Bispo, Fundador

Deixou a família na calada da noite para se tornar missionário

Em 1836, um jovem seminarista chamado João Neumann chegou aos EUA proveniente da Boêmia, sua pátria. Deixou a família na calada da noite para se tornar missionário na América. Seu único objetivo era levar o amor de Deus às almas esquecidas e abandonadas.

Sabia as principais línguas da época

Durante a sua formação no seminário de Budweis (Boêmia), dedicou-se, por iniciativa própria, ao estudo das línguas vivas: francês, inglês, espanhol, italiano, tão úteis para o seu apostolado entre os imigrantes.

Entregou-se inteiramente aos imigrantes

Ordenou-se sacerdote em 1836, em Nova Iorque, onde tinha chegado uns meses antes, entregando-se inteiramente aos imigrantes. Em 1840, faz-se redentorista.

Bispos e sacerdotes procuram o seu conselho

Contra a sua vontade é feito Bispo de Filadélfia. Sem dotes exteriores, embora homem de Deus, Bispos e sacerdotes procuram o seu conselho. Abrir escolas e erguer igrejas – construiu a catedral e 89 igrejas paroquiais – são os dois pilares da sua ação pastoral.

A morte o surpreende na rua

Simples como uma criança, de estatura pequena e de saúde frágil, vive pobremente e esgota-se trabalhando pelos imigrantes, até que a morte o surpreende na rua, de onde o retiram os transeuntes sem saber que era o seu Bispo.

Publicou dois catecismos e uma história da Bíblia

Escreveu inúmeros artigos em revistas e jornais católicos; publicou dois catecismos e uma história da Bíblia para as escolas.

Fundador da Congregação das Irmãs da Ordem Terceira de São Francisco e é o primeiro santo dos Estados Unidos.

São João Nepomuceno Neumann, Rogai por nós!

Oração – Deus Pai concedei-nos, pela intercessão de São João Neumann, as forças necessárias para enfrentar os desafios que pretendem enfraquecer nossa fé. Amém.

João, nome bíblico, do latim ‘Iohannes’, o grego ‘Ioannes’ e o hebraico ‘Yochanan’: “Deus é propício”, “Deus Mostrou Favor”, “Deus Foi Clemente”

Com Santo Eduardo o Confessor, que, sendo rei dos Ingleses, muito estimado pelo povo por causa da sua exímia caridade, conseguiu estabelecer a paz no seu reino e promoveu tenazmente a comunhão com a Sé Apostólica.

 

São Simeão- O Estilita, confessor Desejoso de entregar-se ao isolamento e à oração, construiu uma coluna de 28 metros de altura, no topo da qual se refugiou. Daquele lugar insólito pregava, convertia pecadores e dava orientação a pessoas que de muito longe iam procurar seus conselhos, inclusive imperadores e reis.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia PT

jan 05

1. Em Alexandria, no Egito, Santa Sinclética, que, segundo a tradição, seguiu a vida eremítica.(† s. IV)

2. Em Cartago, Tunísia, São Deográcias, bispo, resgatou muitos cativos trazidos da cidade de Roma pelos Vândalos, abrigando-os em duas amplas basílicas preparadas com pequenos leitos e esteiras.(† 457/458)

3. Em Roma, a comemoração de Santa Emiliana, virgem, tia paterna de São Gregório Magno, que, pouco depois da sua irmã Tarsila, partiu deste mundo ao encontro do Senhor.(† s. VI)

4. Na Bretanha Menor, região da atual França, São Convoião, abade, que fundou em Redon o mosteiro de São Salvador, onde, sob a sua direção e seguindo a Regra de São Bento, floresceu uma plêiade de monges insignes pela sua grande piedade; destruído o seu cenóbio pelos Normandos, construiu um novo mosteiro em Saint-Maxent-de-Plélan, onde faleceu octogenário.(† 868)

5. Em Londres, na Inglaterra, Santo Eduardo o Confessor, que, sendo rei dos Ingleses, muito estimado pelo povo por causa da sua exímia caridade, conseguiu estabelecer a paz no seu reino e promoveu tenazmente a comunhão com a Sé Apostólica.(† 1066)

6. Próximo de Walkenberg, na região de Limburgo, na actual Holanda, São Gerlac, eremita, insigne pelo seu auxílio aos pobres.(† 1165)

7. Em Tódi, na Úmbria, região da Itália, o Beato Rogério, presbítero da Ordem dos Frades Menores, que foi discípulo de São Francisco e seu fervoroso imitador. († 1237)

8. Em Angers, na França, os beatos Francisco Peltier, Tiago Ledoyen e Pedro Tessier, presbíteros e mártires, que durante a Revolução Francesa, foram degolados por permanecerem fiéis ao seu sacerdócio.(† 1794)

9. Em Filadélfia, na Pensilvânia, nos Estados Unidos da América do Norte, São João Nepomuceno Neumann, bispo, da Congregação do Santíssimo Redentor, que prestou grande auxílio aos imigrantes pobres com meios materiais, providentes conselhos e admirável caridade e se dedicou com muita solicitude à formação cristã das crianças.(† 1860)

10. Em Génova, na Itália, a Beata Maria Repetto, virgem, das Irmãs de Nossa Senhora do Refúgio no Monte Calvário, que, oculta aos olhos do mundo, foi notável na sua atividade para confortar os aflitos e fortalecer os vacilantes na esperança da salvação.(† 1890)

11. Em Dublin, na Irlanda, São Carlos de Santo André (João André) Houben, presbítero da Congregação da Paixão, zeloso ministro do sacramento da Penitência.(† 1893)

12. Em Jazlowice, cidade da Ucrânia, a Beata Marcelina Darowska, que, depois do falecimento do esposo e do filho primogênito, se consagrou ao Senhor e, sempre solícita pela dignidade da família, fundou a Congregação das Irmãs da Imaculada Virgem Santa Maria, destinada à formação das jovens.(† 1911)

13. Em Spoleto, na Itália, o Beato Pedro Bonílli, presbítero, fundador do Instituto das Irmãs da Sagrada Família, destinado à educação e auxílio das jovens indigentes e dos órfãos.(† 1935)

14. Em Saragoça, na Espanha, Santa Genoveva Torres Morales, virgem, que, tendo sofrido já desde a infância a aspereza da vida e a adversidade da doença, fundou o Instituto das Irmãs do Sacratíssimo Coração de Jesus e dos Anjos, destinada ao auxílio das mulheres.(† 1956)