São João Maria Vianney, Presbítero

Conhecido também como Santo Cura D´Ars,  nasceu em Dardilly, na França, em 1786. Era um camponês de mente simples e, segundo contam, tinha poucos dotes pessoais.

Teve que se esconder por algum tempo por haver desertado do exército napoleônico na marcha para a Espanha. Nemsequer soube a gravidade desse ato, motivado pelo fato de não ter conseguido acertar o passo com o seu batalhão.

Os seus mestres de seminário ficavam muito desanimados com o seu péssimo desempenho, mas devido à piedade que demonstrava, o Vigário Geral resolveu aprová-lo e deixar que a Providência se encarregasse do resto.

Deram-lhe as ordens sagradas, com uma condição: não poderia confessar, por julgarem-no incapaz de guiar as consciências.

Após um ano de aprendizado com o abade Balley, em Ecculy, foi para Ars, primeiramente com o título de Vigário Capelão e depois veio a ser Vigário ou Cura.

A sua devoção, a sua disponibilidade à ação do Espírito Santo fizeram dele um dos mais famosos confessores de toda a França e um pastor dedicado ao seu rebanho.

De toda parte vinham pessoas para ouvir os seus conselhos.

Foi declarado Patrono de todos os Sacerdotes e o seu túmulo é hoje lugar de peregrinação.

 

Santo Cura d’Ars, rogai por nós!

Oração – Que o Cristo Eucarístico, pela intercessão do Santo Cura d’Ars, infunda em nosso coração um irrestrito amor pela Eucaristia e um infindável agradecimento pela doação, entrega e constante ajuda dos sacerdotes. Amém.

 

Com Santo Onofre, eremita, insigne pela sua vida de jejum e austeridade.

 

Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

4/8

2. Comemoração de Santo Aristarco de Tessalônica, que foi discípulo do Apóstolo São Paulo, fiel companheiro nas suas viagens e também seu companheiro de prisão em Roma.

3. Em Roma, junto à Via Tiburtina, os santos Justino e Crescenciano, mártires.(† 258)

4. Em Társia, na Bitínia, atualmente na Turquia, Santo Eleutério, mártir.(† s. IV)

5. Na antiga Pérsia, Santa Ia, mártir no tempo do rei Sapor II.(† c. 362)

6. Em Tours, na Nêustria, na hodierna França, a comemoração de Santo Eufrônio, bispo, que tomou parte em vários concílios, reconstruiu muitas igrejas na cidade, fundou paróquias em todo o território e promoveu diligentemente a veneração à Santa Cruz.(† 573)

7. Na floresta de Panaia, perto de Catanzaro, na Calábria, região da Itália, Santo Onofre, eremita, insigne pela sua vida de jejuns e austeridade.(† 995)

8. Em Split, na Dalmácia, na atual Croácia, São Rainério, bispo e mártir, que, depois de ter sido monge, por defender os direitos da Igreja suportou numerosos tormentos na sede de Cágli e depois morreu apedrejado em Split.(† 1180)

9. Em Bolonha, na Emília-Romanha, região da Itália, a Beata Cecília, virgem, que recebeu o hábito monacal das mãos de São Domingos, de cuja vida e espiritualidade foi fidelíssima testemunha.(† 1290)

10. Em Londres, na Inglaterra, o Beato Guilherme Horne, mártir, monge na Cartuxa desta cidade, sempre fiel à observância da Regra, que suportou um longo cativeiro no reinado de Henrique VIII e, submetido finalmente ao suplício no patíbulo de Tyburn, partiu desta vida e tomou lugar à direita de Cristo.(† 1540)

11. Em Montréal, no Quebec, província do Canadá, o Beato Frederico Janssoone, presbítero da Ordem dos Frades Menores, que difundiu muito as peregrinações à Terra Santa para progredir na fé.(† 1916)

12. Em Madrid, na Espanha, o Beato Gonçalo Gonçalo, religioso da Ordem de São João de Deus e mártir, que, durante a perseguição contra a religião, confirmou com o seu sangue a sua fé em Cristo.(† 1936)

13. Em Barcelona, também na Espanha, os beatos mártires José Batalla Parramon, presbítero, José Rabasa Bentanachs e Gil Rodício Rodício, religiosos da Sociedade Salesiana, que na mesma perseguição, vencendo o bom combate da fé, alcançaram a vida eterna.(† 1936)

14. No campo de concentração de Dachau, Munique, Baviera, na Alemanha, o Beato Henrique Krzystofik, presbítero e mártir, que, durante a guerra, deportado da Polônia para um cárcere estrangeiro por causa da sua fé cristã, com numerosos suplícios consumou o seu martírio.(† 1942)