São João Maria Vianney, Presbítero

Conhecido também como Santo Cura D´Ars,  nasceu em Dardilly, na França, em 1786. Era um camponês de mente simples e, segundo contam, tinha poucos dotes pessoais.

Teve que se esconder por algum tempo por haver desertado do exército napoleônico na marcha para a Espanha. Nem sequer soube a gravidade desse ato, motivado pelo fato de não ter conseguido acertar o passo com o seu batalhão.

Os seus mestres de seminário ficavam muito desanimados com o seu péssimo desempenho, mas devido à piedade que demonstrava, o Vigário Geral resolveu aprová-lo e deixar que a Providência se encarregasse do resto.

Deram-lhe as ordens sagradas, com uma condição: não poderia confessar, por julgarem-no incapaz de guiar as consciências.

Após um ano de aprendizado com o abade Balley, em Ecculy, foi para Ars, primeiramente com o título de Vigário Capelão e depois veio a ser Vigário ou Cura.

A sua devoção, a sua disponibilidade à ação do Espírito Santo fizeram dele um dos mais famosos confessores de toda a França e um pastor dedicado ao seu rebanho.

De toda parte vinham pessoas para ouvir os seus conselhos.

Foi declarado Patrono de todos os Sacerdotes e o seu túmulo é hoje lugar de peregrinação.

Santo Cura d’Ars, rogai por nós!

Oração – Que o Cristo Eucarístico, pela intercessão do Santo Cura d’Ars, infunda em nosso coração um irrestrito amor pela Eucaristia e um infindável agradecimento pela doação, entrega e constante ajuda dos sacerdotes. Amém.

 

Com Santo Onofre, eremita, insigne pela sua vida de jejum e austeridade.

Comemoração de Santo Aristarco de Tessalónica, discípulo do Apóstolo São Paulo, fiel companheiro nas suas viagens e também seu companheiro de prisão em Roma.

Roma, junto à Via Tiburtina, os santos Justino e Crescenciano, mártires, († 258)

Társia, na Bitínia, actualmente na Turquia, Santo Eleutério, mártir, († s. IV)

Pérsia, Santa Ia, mártir, († c. 362)

Tours, na Nêustria, na hodierna França, a comemoração de Santo Eufrónio, bispo, que tomou parte em vários concílios, († 573)

Panaia, perto de Catanzaro, na Calábria, região da Itália, Santo Onofre, eremita, († 995)

Split, na Dalmácia, na actual Croácia, São Rainério, bispo e mártir, († 1180)

Bolonha, na Emília-Romanha, região da Itália, a Beata Cecília, virgem, que recebeu o hábito monacal das mãos de São Domingos, († 1290)

Londres, na Inglaterra, o Beato Guilherme Horne, mártir, († 1540)

Montréal, no Quebec, província do Canadá, o Beato Frederico Janssoone, presbítero, († 1916)

Madrid, na Espanha, o Beato Gonçalo Gonçalo, religioso e mártir, († 1936)

Barcelona, também na Espanha, os beatos mártires José Batalla Parramon, presbítero, José Rabasa Bentanachs e Gil Rodício Rodício, religiososa, († 1936)

Dachau, perto de Munique, cidade da Baviera, na Alemanha, o Beato Henrique Krzystofik, presbítero e mártir, († 1942)