São João de Capistrano, Presbítero

Bom e dedicado aluno

Nasceu nos Abruzzos, no ano 1386.

Além de gramática e letras, estudou também Direito Canônico e Direito Civil e, por algum tempo, foi oficial de Juiz.

Ingressou, então, na Ordem dos Franciscanos na qual foi ordenado sacerdote.

Peregrino e Missionário

Peregrinou por toda a Europa a pé ou a cavalo, desde a Espanha até a Sérvia, da França até a Polônia.

Em suas viagens apostólicas, procurou fortalecer a moral cristã e refutar os erros dos heréticos.

Para essa finalidade deixou uma obra escrita em dezessete volumes.

Soube trabalhar e sofrer com o seu tempo

Participou ativamente da angústia de seu tempo, em que a religião católica se encontrava em crise, a paz estava ameaçada pela Guerra dos Cem Anos e pela iminente invasão dos turcos.

Alma católica na batalha e na peste

Foi a alma dos católicos na resistência ao cerco de Belgrado, durante o qual todos passaram dias sem comer, lutando e venceram.

Não fosse só isso, a peste negra assolava toda a Europa, dizimando muitos.

Morreu em Villach, na Áustria, no ano 1456, aos 71 anos de idade.

Odiado até como cadáver

Os luteranos desenterraram seu cadáver e atiraram no rio Danúbio.

Felizmente foi encontrado pelos católicos que o levaram para Elloc, junto de Viena onde se conserva religiosamente, honrado com a grande devoção dos fiéis.

Beatificado pelo Papa Leão X e solenemente canonizado pelo Papa Alexandre VIII, no ano de 1690.

São João de Capistrano, rogai, por nós!

Oração – Ó glorioso São João, homem de Deus e da Igreja, animador de multidões audazes, pedimos-te, com o mesmo ardor que tinhas, quando invocaste o Senhor, para guiar teus homens e salvaguardar a civilização cristã. Ajuda-nos a levar ao coração das pessoas, a tua mesma paixão de fé e a integridade do nosso testemunho. Recorremos a ti, nosso Padroeiro celeste; a ti rogamos, Apóstolo seráfico e, pelos teus merecimentos, esperamos os Dons do Espírito. Amém

 

 

Com beatas Maria Clotilde Ângela de São Francisco de Borgia (Clotilde Josefa Paillot) e cinco companheiras[1], virgens e mártires. Consagradas a Deus e condenadas à morte durante a Revolução Francesa, subiram piedosamente ao patíbulo ante a admiração do povo.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia

23/10

2. Perto de Cádiz, na Bética, região da Espanha, os santos Servando e Germano, mártires na perseguição do imperador Diocleciano, († s. IV in.)

3. Na antiga Pérsia, os santos mártires João, bispo, e Tiago, presbítero, que, no tempo do rei Sapor II, foram encarcerados e, um ano depois, mortos ao fio da espada, consumaram o seu combate da fé, († 344)

4. Em Antioquia, na Síria, hoje Antakya, na Turquia, São Teodoreto, presbítero e mártir, que, segundo a tradição, foi preso pelo imperador Juliano o Apóstata e, por persistir na confissão de fé em Cristo, sofreu o martírio, († c. 362)

5. Em Colônia, na Germânia, na atual Alemanha, a comemoração de São Severino, bispo, digno de louvor por todas as suas virtudes, († c. 400)

6. Em Pavia, Ligúria, Lombardia, Itália, a comemoração de São Severino Boécio, mártir, insigne pela sua ciência e seus escritos; durante o seu cativeiro escreveu um tratado sobre a consolação da filosofia e serviu fielmente a Deus até à morte, que lhe foi infligida pelo rei Teodorico, († 524)

7. Em Siracusa, na Sicília, região da Itália, São João, bispo, de quem o papa São Gregório Magno louvou os costumes, a justiça, a sabedoria, o dom do conselho e o zelo pelos assuntos da Igreja, († c. 609)

8. Em Ruão, na Nêustria, na atual França, São Romão, bispo, que abateu os símbolos dos pagãos que ainda eram venerados na cidade, convenceu os bons a progredir no bem e dissuadiu os maus de praticar o mal, († c. 644)

9. No território de Herbauge, perto de Poitiers, na Aquitânia, hoje também na França, São Bento, presbítero, († a. s. IX)

10. Em Constantinopla, Istambul, Turquia, Santo Inácio, bispo, repreendeu o imperador Bardas pelo repúdio da sua legítima esposa e foi objeto de muitas injustiças e mandado para o exílio; mas, restituído à sua sede por intervenção do papa Nicolau I, finalmente descansou em paz, († 877)

11. Em Rumsey, na Inglaterra, Santa Etelfleda, que foi consagrada a Deus desde a infância no mosteiro fundado por seu pai Etelvoldo e, eleita abadessa, o governou sabiamente até ao fim dos seus dias, († s. X)

12. Em Campugliano, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, Santo Alúcio, verdadeiro homem de paz, generoso benfeitor dos pobres, refúgio dos peregrinos e libertador dos cativos, († 1134)

13. Em Mântua, na Lombardia, também na Itália, o Beato João Bom, eremita, que, sendo jovem, abandonou sua mãe e vagueou por diversas regiões da Itália, exercendo a arte de malabarista e comediante; mas, aos quarenta anos, atingido por uma grave enfermidade, prometeu a Deus abandonar o mundo, para se entregar totalmente a Cristo e à Igreja no amor e na penitência, e fundou uma Congregação sob a Regra de Santo Agostinho, (†1249)

14. Em Milão, também na Lombardia, o Beato João Ângelo Porro, presbítero da Ordem dos Servos de Maria, que, sendo prior do convento, todos os dias festivos estava à porta da igreja ou percorria as ruas, para reunir as crianças e ensinar-lhes a doutrina cristã, († 1506)

15. Em York, na Inglaterra, o Beato Tomás Thwing, presbítero e mártir, que, acusado falsamente de conspiração, por ordem do rei Carlos II foi enforcado e esquartejado, e assim alcançou a palma do martírio, († 1680)

16. Em Valenciennes, França, beatas Maria Clotilde Ângela de São Francisco de Bórgia (Clotilde Josefa Paillot) e cinco companheiras, virgens e mártires,  consagradas e condenadas à morte durante a Revolução Francesa, subiram piedosamente ao patíbulo ante a admiração do povo, († 1794)

17. Em Tho-Duc, cidade do Anam, atualmente no Vietnam, São Paulo Tong Viet Buong, mártir, que, sendo soldado, morreu por Cristo no tempo do imperador Minh Mang, († 1833)

18. Em Reims, na França, o Beato Arnaldo (Julião Nicolau Rèche), religioso da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, que, dócil em tudo ao Espírito Santo, se dedicou intensamente à formação dos jovens, sempre fiel no seu exercício de professor e assíduo na oração, († 1890)

19. Em Ciudad Real, na Espanha, os beatos mártires Ildefonso da Cruz (Anatólio Garcia Nozal) e Justiniano de São Gabriel da Senhora das Dores (Justiniano Cuesta Redondo), presbíteros Congregação da Paixão, e quatro companheiros, religiosos da mesma Congregação, que, por Cristo e pela Igreja, foram fuzilados durante a perseguição religiosa, († 1936)

20. Em El Saler, localidade próxima de Valência, também na Espanha, o Beato Leonardo Olivera Buera, presbítero e mártir, que, durante a mesma perseguição religiosa, imitando a paixão de Cristo, mereceu alcançar o prémio eterno, († 1936)

21. Em Benimaclet, também na província de Valência, na Espanha, os beatos Ambrósio Leão (Pedro Lorente Vicente), Florêncio Martinho (Álvaro Ibáñez Lázaro) e Honorato André (André Zorraquino Herrero), religiosos da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs e mártires, que, durante a mesma perseguição derramaram o seu sangue por Cristo, († 1936)