São João de Ávila, Presbítero

Nasceu em 1499. Contemporâneo de homens como São Tomás Moro, Lutero, Erasmo de Roterdã e Calvino, participou ativamente na reforma da Igreja empreendida pelo Concílio de Trento: pregava, confessava, mantinha um constante apostolado epístolas, reunia discípulos, fundava colégios para a formação de seminaristas e para crianças pobres, aconselhava Bispos e dava orientação espiritual personalizada a almas portentosas como Santa Teresa de Ávila, São Pedro de Alcântara, São João de Deus e São Francisco de Borja, ajudando-as a lutar pela santidade e a descobrir a concreta vontade de Deus para as suas vidas.

Enfim, era um sacerdote incansável, cuja exclusiva ambição consistiu em servir a Igreja num momento especialmente crítico da sua história.

01 – “Aquele que se apoia em Deus não se deixa abater nem pelos sofrimentos, nem pelas angústias, nem pela morte, nem pelo inferno. Quem não se apoia n’Ele, quanto medo sente, como anda preocupado!”
02 – “Prefiro viver sem pele do que viver sem devoção à Virgem Maria”.
03 – “Lembrai-vos do que fizestes ofendendo a Deus e do que deixastes de fazer a seu serviço; ide ao confessor e jogai fora todos os vossos pecados, varrei e limpai vossa casa”.
04 – “Os sacerdotes, na missa, se colocam ao altar na pessoa de Cristo a desempenhar o ofício do próprio Redentor”.
05 – “Quem tem a verdade e não a professa nem se comporta de acordo com ela está prendendo a verdade na injustiça”.

São João de Avila, rogai por nós!

Oração – Senhor Deus todo poderoso, que dentre teus fiéis escolheste São João de Ávila para manifestar aos seus irmãos o caminho que conduz a ti, concede-nos que seu exemplo nos ajude a seguir a Jesus Cristo

 

Com São Jó, modelo de paciência e santidade, é uma metáfora para o sofrimento do mundo e uma prefiguração de Cristo sofredor. Este homem, que era rico e feliz, perdeu tudo de repente, até seus próprios filhos. Ao adoecer, suportou tudo, dizendo: “Javé dá e Javé tira. Bendito seja Javé!”.

 

Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

10 maio

1. Comemoração do Santo Job, homem de admirável paciência na terra de Hus.

2. Em Mira, na Lícia, na atual Turquia, São Dioscórides, mártir.(† data inc.)

3. Em Lentíni, na Sicília, região da Itália, os santos Álfio, Filadélfio e Cirínio, mártires.(† s. III)

4. Em Roma, junto à Via Latina, São Gordiano, mártir, que foi sepultado na cripta onde já anteriormente se veneravam as relíquias do mártir Santo Epímaco.(† c. 300)

5. Também em Roma, a comemoração dos santos Quarto e Quinto, mártires.(† c.s. IV)

6. Na Irlanda, São Congal, abade, que fundou o célebre mosteiro de Bangor e sempre procedeu como pai sábio e guia prudente de uma grande plêiade de monges.(† 622)

7. Em Táranto, na Apúlia, região da Itália, São Cataldo, bispo e peregrino, provavelmente oriundo da Escócia.(† c. s VII)

8. Em Bourges, na Aquitânia, França, Santa Solângia, virgem, que, segundo a tradição, se sujeitou ao martírio para conservar a castidade.(† c. s. IX)

9. Em Pontoise, Paris, França, São Guilherme, presbítero, natural de Inglaterra, que foi pároco insigne pela sua piedade e zelo das almas.(† 1195)

10. Em Pádua, no Véneto, região da Itália, a Beata Beatriz d’Este, virgem, que fundou o mosteiro de Gémmola nas colinas Euganeias e, no breve tempo da sua vida monástica, percorreu um caminho árduo de santidade.(† 1226)

11. Em Sena, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, o passamento do Beato Nicolau Albergáti, bispo de Bolonha, que entrou ainda jovem na Ordem Cartusiana e, ordenado bispo, ajudou muito a Igreja com o seu zelo pastoral e as suas missões apostólicas.(† 1443)

12. Em Montilla, localidade da Andaluzia, na Espanha, São João de Ávila, presbítero, que percorreu toda a região como pregador de Cristo e, injustamente acusado de heresia, foi encerrado num cárcere, onde escreveu a parte mais importante da sua doutrina espiritual.(† 1569)

13. Em Zagreb, na Croácia, o Beato João Merz, que, tendo-se dedicado aos estudos humanísticos e ao ensino, deu aos jovens um preclaro exemplo de educador fundamentado na fé em Cristo e de leigo cristão empenhado no progresso da sociedade.(† 1928)

14. Em Cremona, na Itália, o Beato Henrique Recuschíni, presbítero da Ordem dos Clérigos Regrantes Ministros dos Enfermos, que prestou serviço com profunda simplicidade aos doentes nos hospitais.(† 1938)