São João Damasceno, Bispo, Doutor da Igreja

Rico com aspiração do Céu

Nasceu em 675, em Damasco, de uma rica família cristã. Ainda jovem assumiu o cargo de responsável econômico do califado. Insatisfeito pela vida da corte, entrou no mosteiro de São Sabas, perto de Jerusalém.

Entrou no mosteiro de São Sabas

Não se afastando nunca do mosteiro, dedicou-se com todas as forças à ascese e à atividade literária, sem desdenhar da atividade pastoral, da qual dão testemunho, sobretudo suas numerosas homilias.

Dele se recordam no Oriente, sobretudo, os Discursos “A fonte da ciência”, “A fé ortodoxa”, “Sacra paralela” e “Orações sobre as imagens sagradas” contra quem calunia as imagens santas.

Defensor do culto às imagens foi muito perseguido

Nestes textos é possível encontrar os primeiros intentos teológicos importantes de legitimação da veneração das imagens sagradas, unindo a estas o mistério da Encarnação do Filho de Deus no seio da Virgem Maria.

Por causa desta obra, “Orações sobre as imagens sagradas”, onde defende o culto das imagens nas igrejas, contra o conceito dos iconoclastas, João Damasceno foi muito perseguido e até preso pelos hereges.

Sua mão direita foi decepada, para que não escrevesse mais.

Até mesmo o califa foi induzido a acreditar que João Damasceno conspirava, junto com os cristãos, contra ele. Mandou prendê-lo a aplicar-lhe a lei muçulmana: sua mão direita foi decepada, para que não escrevesse mais.

A Virgem maria lhe restitui a mão

Mas pela fé e devoção que dedicava à Virgem Maria tanto rezou que a Mãe recolocou a mão no lugar e ele ficou curado. E foram inúmeras orações, hinos, poesias e homilias que dedicou, especialmente, a Nossa Senhora. Através de sua obra teológica foi quem deu início à teologia mariana.

Morto, proclamado Doutor da Igreja

Morreu no ano 749, segundo a tradição, no Mosteiro de São Sabas.

Tão importante foi sua contribuição para a Igreja que o Papa Leão III o proclamou Doutor da Igreja e os críticos e teólogos o declararam “São Tomás do Oriente”.

Sua celebração, ocorre no dia 4 de dezembro.

São João Damasceno, rogai por nós!

Oração –  São João Damasceno, intercedei junto a Deus por nós purifique nossa mente e nosso coração. Sede para nós uma lâmpada acesa que nos faça caminhar pelo caminho reto e que nossas obras sejam feitas em conformidade aos desejos de Nosso Senhor. Amém.

 

 

Com Santa Bárbara, jovem belíssima, tendo sofrido todos os rigores do encarceramento, foi queimada com grandes tochas e teve os seios cortados. Decapitada pelo pai, gloriosamente consumiu o martírio.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia PT

Dez 04

2. Comemoração de Santa Bárbara, que, segundo a tradição, foi virgem e mártir em Nicomédia, na atual Turquia. († data inc.)

3. Em Alexandria, no Egito, Santo Héraclas, bispo, discípulo de Orígenes, seu colaborador e sucessor na escola catequética, que adquiriu extraordinária fama e depois foi eleito para dirigir esta sede episcopal. († 247/249)

4. Em Sebastopol, Turquia, São Melécio, bispo, famoso pela sua erudição, foi ainda mais eminente pela sua virtude e integridade de vida. († s. IV)

5. Em Bolonha, Itália, São Félix, bispo, que tinha sido diácono com Santo Ambrósio na Igreja de Milão. († 431/432)

6. Em Vienne, França, Santo Apro, presbítero, que, deixando a sua pátria, construiu para si uma pequena cela, († s. VII)

7. No território de Bourges, França, São Sigirano ou Sirano, monge, peregrino e abade de Longoret. († s. VII)

8. Em Le Mans, França, Santa Adraílde ou Ada, abadessa do mosteiro de Santa Maria. († d. 692)

9. No mosteiro de Ellwangen, na Baviera, Alemanha, São Sola ou Sualo, presbítero e eremita. († 794)

10. Em Poliboto, Turquia, São João, chamado o Taumaturgo, bispo, que se empenhou intensamente contra o decreto do imperador Leão o Armênio a favor do culto das sagradas imagens.(† s. IX)

11. No mosteiro de Siegburg, Alemanha, Santo Anônio, bispo de Colônia, homem de exímio talento, que, durante o reinado do imperador Henrique IV, teve uma atuação de grande prestígio, tanto na Igreja como nos assuntos civis e, para aumentar a fé e a piedade, fomentou a construção de muitas igrejas e mosteiros. († 1075)

12. Em Salisbury, na Inglaterra, Santo Osmundo, bispo, que, acompanhando o rei Guilherme, se trasladou da Normandia para a Inglaterra, († 1099)

13. Em Parma, Itália, São Bernardo, bispo, que, sendo monge, procurou sempre a vida de perfeição, como cardeal o bem da Igreja e como bispo a salvação das almas. († 1133)

14. Em Sena,  Itália, o Beato Pedro Pectinário, religioso, insigne pela sua vida de humildade e silêncio. († 1289)

15. Em Edo, Japão, os beatos mártires Francisco Gálvez, presbítero, Jerônimo de Ângelis, presbítero, e Simão Yempo, religioso, foram queimados vivos em ódio à fé. († 1622/1623)

16. Em Tóquio, no Japão, o Beato João Hara Mondo, religioso e mártir. († 1623)

17. Em Colônia, Alemanha, o beato Adolfo Kolping, presbítero, fundou uma associação de jovens operários e a difundiu em muitos lugares. († 1865)

18. Em Verona, na Itália, São João Calábria, presbítero, fundou a Congregação dos Pobres Servos e das Servas da Divina Providência. († 1954)