São João da Mata, Presbítero, Fundador

Terceiro domingo do Advento:

Leituras do dia
Primeira Leitura: Is 61,1-2a.10-11
Salmo: Lc 1, 46-48.49-50.53-54
Segunda Leitura: 1 Tes 5,16-24
Evangelho: Jo 1,6-8.19-28

Filho de Barão e de família das maiores

Originário da Provença, na França, filho do barão Eufêmio da Mata e de Marta, descendente de uma das maiores famílias da região.

Nasceu no dia 23 de junho, no ano de 1160, recebendo o nome do precursor.

Ordenado Sacerdote, procurou um amigo santo

Depois de tornar-se sacerdote e ter-se doutorado em teologia em Paris, procurou Félix, que vivia recluso e solitário, com o qual conviveu por três anos.

Nesse período, planejaram a criação da nova Ordem e a melhor maneira de lutar pela liberdade dos cristãos, então subjugados, segregados e muitos mantidos em cativeiro.

Na Primeira Missa, tem visão de uma nova Ordem religiosa

A missão de salvar cristãos prisioneiros dos turcos foi mostrada a João da Mata em uma visão que teve ao celebrar a sua primeira Missa. Essa foi a motivação que tornou possível a Ordem da Santíssima Trindade e da Redenção dos cativos.

Os Padres Trinitários

Também chamada de Padres Trinitários, como são conhecidos, que tinha como objetivo resgatar cristãos presos e mantidos como escravos pelos inimigos muçulmanos.

Seu amigo, o Príncipe São Felix, foi cofundador

A nova Congregação foi fundada em 1197 por João da Mata, com o apoio do religioso Félix de Valois, príncipe da família real de Valois, considerado seu cofundador. A autorização da Igreja veio através do Papa Inocêncio III.

Fundada na França com primeiros membros ingleses

Curiosamente, os primeiros membros a serem admitidos na nova ordem religiosa não foram franceses, mas os ingleses Roger Dees e João, o Inglês, e um escocês, Guilherme Scott, antigos condiscípulos de João da Mata.

Foi espancado e deixado sangrando pelas ruas de Túnis

O próprio João da Mata organizou uma expedição à África, onde resgatou, pessoalmente, um grande número de cristãos em cativeiro.

Em uma segunda viagem, caiu nas mãos dos muçulmanos, foi espancado e deixado sangrando pelas ruas de Túnis, na Tunísia.

Fez se deu manto a vela para o navio

Recuperou-se, reuniu os cristãos e os embarcou num navio que devia levá-los a Roma. O barco acabou sendo atacado, teve as velas rasgadas e o leme quebrado.

Os registros e a tradição contam que João da Mata tirou o manto, rezou, transformou-o numa vela, pediu a Deus que guiasse o navio e, assim, chegaram ao porto da cidade italiana de Ostia.

Todos queriam entrar para a nova ordem

A Ordem dos Trinitários cresceu tanto que seu fundador teve de construir várias outras casas comunitárias, tamanha era a solicitação para o ingresso.

João da Mata morreu santamente, no dia 17 de dezembro de 1213.

O papa Inocêncio XI elevou à honra dos altares são João da Mata, cuja celebração foi estabelecida para o dia de sua morte.

São João da Mata, rogai por nós!

Oração – Que o vosso exemplo nos inspire a viver uma vida pessoal e social, que tem suas raízes no Evangelho e exemplifica o amor e a união da Santíssima Trindade. Animai-nos a imitar Cristo Redentor, e procurar a liberdade de todas os cristãos perseguidos. Amém.

 

 

 

São José Manyanet y Vives, presbítero, que fundou as Congregações dos Filhos e das Filhas da Sagrada Família, para ajudar todas as famílias a serem perfeitas, a exemplo da Sagrada Família de Nazaré, Jesus Maria e José.

 

Martirológio Romano

Secretariado Nacional de Liturgia PT

Dez 17

1. Em Jerusalém, São Modesto, bispo, que, depois de ter sido conquistada e devastada a Cidade Santa pelos Persas, reconstruiu os mosteiros e os encheu de monges e com muito trabalho restaurou os santuários destruídos pelo incêndio. († 634)

2. Em Eleuterópolis, na Palestina, a paixão dos santos cinquenta soldados, que, no tempo do imperador Heráclio, por causa da sua fé em Cristo foram mortos pelos Sarracenos, († 638)

3. Na Bretanha Menor, França, São Judicael, restabeleceu a concórdia entre os Bretões e os Francos e abdicou da sua realeza, († c. 650)

4. Em Andenne, Bélgica, Santa Bega, viúva, († 693)

5. No mosteiro de Fulda, Alemanha, Santo Estúrmio, abade, discípulo de São Bonifácio, que evangelizou a Saxônia, († 779)

6. No monte Mercúrio, Itália, São Cristóvão de Collesano, monge, que se dedicou com toda a sua família à propagação da vida monástica. († s. X)

7. Perto de Bruxelas, Bélgica, Santa Vivina, primeira abadessa do mosteiro de Santa Maria de Grand-Bigard. († 1170)

8. Em Roma, monte Célio, São João da Mata, presbítero, fundou a Ordem da Santíssima Trindade para a Redenção dos Cativos. († 1213)

9. Em Barcelona, na Espanha, São José Manyanet y Vives, presbítero, fundou as Congregações dos Filhos e das Filhas da Sagrada Família, († 1901)

10. Em Don Benito, Espanha, a Beata Matilde do Sagrado Coração de Jesus (Matilde Téllez Robles), virgem, fundou a Congregação das Filhas de Maria, Mãe da Igreja. († 1902)

11. Em Roma, junto de Santa Sabina, o Beato Jacinto Cormier (Henrique Cormier), presbítero, mestre geral da Ordem dos Pregadores, († 1916)