São João Câncio, Presbítero

Irradiação da ciência suprema que tem sua fonte em Deus

Nasceu em 23 de junho de 1390, no povoado de Kety, e viveu sempre em Cracóvia em cuja Universidade conquistou todos os graus acadêmicos e lecionou até morrer.

A grande preocupação de seu magistério era transmitir aos alunos os conhecimentos “não à luz de uma ciência fria e anônima, mas como irradiação da ciência suprema que tem sua fonte em Deus”.

Grande batalhador na controvérsia hussita

Foi ordenado sacerdote e obteve a cátedra universitária no momento em que a controvérsia hussita se tornava mais acesa.

João discutiu com vários opositores, recebendo nesta disputas mais insultos que argumentações objetivas.

Quando a sua humildade e a sua paciência eram postas a prova, sem perder a costumeira serenidade de espírito, se limitava a responder: “Graças a Deus!”

Mesmo depois de ordenado, continuou a cultivar a ciência, ao mesmo tempo que fazia seu trabalho pastoral como Vigário.

Jejuava e penitenciava-se semanalmente

Homem de profunda vida interior, jejuava e penitenciava-se semanalmente, ao mesmo tempo que espalhava o amor pelo próximo entre os estudantes e os pobres da cidade.

Há um exemplo claro de sua personalidade em sua biografia, que remonta às inúmeras peregrinações e romarias aos túmulos dos mártires em Roma, bem como aos lugares santos da Palestina.

Não lhe faltou ser assaltado por ladrões

Numa dessas incontáveis viagens, foi assaltado. Os bandidos exigiram que João Câncio lhes desse tudo que tinha, depois perguntaram ainda se não estava escondendo mais nada.

Ele afirmou que não. Após os ladrões se afastarem, ele se lembrou que ainda tinha algumas moedas no forro do manto e correu atrás dos bandidos, deu-lhes as moedas e ainda pediu desculpa pelo esquecimento.

Foi modelo para gerações inteiras de religiosos

Anos depois, ao perceber a proximidade da morte, distribuiu os poucos bens que possuía aos pobres, falecendo às vésperas do Natal de 1473. Foi canonizado por Clemente II em 1767.

Foi modelo para gerações inteiras de religiosos.

São João Câncio, rogai por nós!

Oração – Senhor, pelos méritos de São João Câncio, eu vos peço o mais precioso dos dons, o da caridade. Fazei-me amável, tolerante, solícito, gentil e que todas as minhas atividades sejam baseadas  no amor que Cristo nos ensinou. Amém.

 

 

Com Santo Ivo, Bispo, que reformou a Ordem dos Cônegos, trabalhou e escreveu muito para promover a concórdia entre o sacerdócio e o império e para o benefício da Igreja.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia PT

Dez 23

2. Em Gortina, Creta, dez santos mártires – Teódulo, Saturnino, Euporo, Gelásio, Euniciano, Zótico, Pôncio, Agatopo, Basílides e Evaristo – decapitados. († 250)

3. Em Roma, São Sérvulo, que, desde tenra idade, jazendo paralítico sob um pórtico junto da igreja de São Clemente, dava sempre graças a Deus na sua dor, como escreve São Gregório Magno, e tudo o que recebia de oferta distribuía aos pobres. († c. 590)

4. Em Chartres, França, Santo Ivo, bispo, escreveu muito para promover a concórdia entre o sacerdócio e o império, († 1116)

5. Em Bressanone, Itália, o Beato Hartmann, bispo, († 1164)

6. Na Islândia, São Torlaco, bispo, que se dedicou à reforma dos costumes do clero e do povo. († 1193)

7. Em Cantuária, na Inglaterra, São João Stone, presbítero o e mártir, no patíbulo da forca. († 1539)

8. Em Valência, na Espanha, o Beato Nicolau Factor, presbítero, abrasado em amor de Deus, foi muitas vezes arrebatado em êxtase. († 1583)

9. Em Montréal, no Canadá, Santa Maria Margarida d’Youville, religiosa, viúva, educou piedosamente os dois filhos, encaminhando-os para o sacerdócio, e fundou a Congregação das Irmãs da Caridade. († 1771)

10. Em São Paulo, no Brasil, Santo Antônio de Sant’Ana Galvão de França, presbítero da Ordem dos Frades Menores, que se dedicou frutuosamente ao ministério da pregação e da penitência e fundou o Recolhimento da Luz, onde orientou com a sua exemplar direção espiritual uma comunidade de Irmãs. († 1822)

11. Em Tjyen-Tiyou, Coreia, São José Cho Yun-ho, mártir, morto à paulada por causa do nome de Cristo. († 1866)

12. No território de Valência, na Espanha, o Beato Paulo Meléndez Gonzalo, mártir, pai de família, († 1936)

13. Em Santander, Espanha, os beatos Henrique Izquierdo Palácios, presbítero e 8 companheiros mártires, († 1936)