São Januário, Bispo, Mártir

Natural de Nápoles ou talvez de Benevento. Nasceu na segunda metade do século III.

Aos trinta anos, já era Bispo da cidade, onde era amado pelos fiéis e respeitado pelos pagãos por suas obras de caridade para com os pobres, sem nenhuma distinção.

Transcorria o primeiro período do império de Diocleciano, quando os cristãos tinham certa liberdade de culto e podiam até ocupar altos cargos civis, mas, no ano 303, tudo mudou e os cristãos eram vistos como inimigos a serem eliminados.

Segundo o costume, por ocasião da execução dos mártires, uma mulher, Eusébia, chegou ao lugar da morte de Januário e recolheu, em duas ampolas, o sangue derramado pelo Bispo, já em odor de santidade. Ela as entregou ao Bispo de Nápoles, que mandou construir duas capelas em homenagem ao sagrado traslado: São Januarinho em Vômero e São Januário em Antignano.

A relíquia foi exposta, pela primeira vez, em 1305. Porém, o milagre do seu sangue, que parece quase ferver e voltar ao estado líquido, permanecendo até a oitava seguinte, ocorreu, pela primeira vez, em 17 de agosto de 1389, após uma grande escassez. Hoje, o milagre se repete três vezes ao ano: no primeiro sábado de maio, em memória da primeira translação; em 19 de setembro, memória litúrgica do Santo e data do seu martírio; e em 16 de dezembro, para comemorar a desastrosa erupção do Vesúvio, em 1631, bloqueada por intercessão do Santo.

A ciência já tentou, mas ainda não conseguiu chegar a alguma conclusão de como o sangue, depositado num vidro em estado sólido, de repente se torna líquido, mudando a cor, consistência, e até mesmo duplicando seu peso.

As duas ampolas estão conservadas em uma teca de prata, por desejo de Roberto d’Anjou (Rei de Nápoles e de Jerusalém), na Capela do Tesouro de São Januário, na Catedral de Nápoles.

São Januário, rogai por nós!

Oração -São Januário derramou o seu sangue em nome de Jesus. Animados por seu testemunho, vivamos hoje atentos aos sinais de nossos corações.  Amém

JanuárioSignifica “consagrado a Jano” ou “consagrado ao mês de janeiro”. Januário é um nome masculino e que se originou a partir do latim januariu

 

 

Com Santa Maria Emília de Rodat, Virgem, Fundadora da Congregação da Santa Família

 

Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

19

2. Em Sínada, na Frígia, hoje Cifitkasaba, na Turquia, São Trófimo, mártir.(† data inc.)

3. Na Palestina, os santos mártires Peleu e Nilo, bispos no Egito, Elias, presbítero, e Patermúcio, que, pela sua fé em Cristo, foram queimados vivos juntamente com muitos outros clérigos, durante a perseguição do imperador Diocleciano.(† 310)

4. Em Tours, na Gália Lionense, atualmente na França, Santo Eustóquio, bispo, que, procedendo da ordem senatorial, foi um homem santo e religioso e sucedeu a São Brício na sede episcopal.(† 461)

5. No mosteiro de Sisteron, no território de Langres, também na Gália, hoje na França, São Sena, presbítero e abade.(† s. VI)

6. No território de Bourges, na Aquitânia, também na hodierna França, São Mariano, eremita, que se alimentava apenas de frutos silvestres e mel eventualmente encontrado.(† s. VI)

7. Em Metz, na Austrásia, também na atual França, São Goerico ou Abão, bispo, que sucedeu a Santo Arnolfo, cujo corpo trasladou solenemente para esta cidade.(† c. 642)

8. Em Cantuária, na Inglaterra, São Teodoro, bispo, que, sendo monge procedente de Tarso, foi ordenado bispo pelo papa São Vitaliano e enviado quase septuagenário para a Inglaterra, onde governou com fortaleza de ânimo a Igreja que lhe foi confiada.(† 690)

9. Em Córdova, na Andaluzia, região da Espanha, Santa Pomposa, virgem e mártir, que, durante a perseguição dos Mouros, ao ter conhecimento do martírio de Santa Colomba, saiu furtivamente do mosteiro de Peñamelária em direção a Córdova, onde declarou destemidamente perante o juiz a sua fé em Cristo e, imediatamente degolada às portas do palácio, conseguiu a palma gloriosa.(† 853)

10. Em Freising, na Baviera, região da Alemanha, São Lamberto, bispo.(† 957)

11. Em Buonvicino, próximo de Cosenza, na Calábria, região da Itália, São Ciríaco, abade.(† 1030)

12. Em Gap, na Provença, França, Santo Arnolfo, bispo, que superou muitas dificuldades para reformar a reta disciplina na vida da Igreja.(† c. 1075)

13. Em Barcelona, na Catalunha, região da Espanha, Santa Maria de Cervelló, virgem da Ordem de Nossa Senhora das Mercês, que, pela obra realizada em favor dos que a ela acorriam, era chamada popularmente «Maria do Socorro».(† 1290)

14. Em Madrid, também na Espanha, Santo Afonso de Orozco, presbítero da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, que, sendo o pregador da corte do rei, procedeu sempre com grande austeridade e humildade.(† 1591)

15. Em Seul, na Coreia, a paixão de São Carlos Hyon Song-mun, mártir, que, sendo catequista, servia de guia, através de longas e árduas caminhadas, aos missionários na sua pátria; encerrado no cárcere com outros cristãos, nunca cessou de os exortar e finalmente foi degolado por causa da fidelidade a Cristo.(† 1846)

16. Em Villefranche-de-Rouergue, no território de Rodez, na França, Santa Maria Gulhermina Emília de Rodat, virgem, que, para a formação das jovens e auxílio aos pobres, fundou a Congregação das Irmãs da Sagrada Família.(† 1852)

17. Em Ciempozuelos, povoação próxima de Madrid, na Espanha, o Beato Jacinto Hoyuelos González, religioso da Ordem de São João de Deus e mártir, que, durante a perseguição contra a Igreja, pela confissão de Cristo sofreu um glorioso martírio.(† 1936)

18. Em Benifayó, localidade da província de Valença, também na Espanha, a Beata Francisca Cualladó Baixauli, virgem e mártir, que, na mesma perseguição contra a fé, derramou o seu sangue por Cristo.(† 1936)

19. Em Madrid, também na Espanha, as beatas Maria de Jesus de la Iglesia y de Varo, Maria das Dores Aguiar-Mella y Díaz e Consolação Aguiar-Mella y Díaz, virgens do Instituto das Filhas de Maria das Escolas Pias e mártires, que foram coroadas pelo testemunho de Cristo.(† 1936)