De família Patrícia, nasceu em Veneza no ano de 1625.
Durante as negociações do Tratado de Vestefália conheceu o futuro Papa Alexandre VII, que o nomeou Bispo de Bérgamo, elevou ao cardinalato e, mais tarde, o nomeou Bispo de Pádua.
Na época em que assumiu Pádua, a diocese contava apenas com 24 escolas de doutrina cristã, passando a 356 por ocasião de sua morte.
Para o aumento da santidade da Diocese, fundou várias instituições como a Companhia da Doutrina Cristã para o ensino da religião, a Congregação Mariana, a Congregação dos Pais de Família para a educação da juventude, escolas para o povo, etc.
Cuidou da assistência sanitária e fundou casas de acolhimento para moças pobres.
Morreu no dia 18 de Junho de 1697 e foi canonizado por João XXIII.
São Gregório Barbarigo, rogai por nós!
Oração – “São Gregório Barbarigo, nós vos louvamos por vossa vida de santidade e pedimos vossa intercessão por nossos estudantes e professores, pelos responsáveis por nossa nação e por todas as nações do mundo, para que se voltem a Deus e somente assim cumpram os Mandamentos, as Leis de Deus. Amém.
Gregório Significa “o acordado”, “o vigilante”, “o alerta”. Tem origem no nome grego Gregórios, derivado de gregorio, que quer dizer “vigiar”
Com Beata Osana, Religiosa, +1505
Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT
18
1. Em Roma, no cemitério de Balbina, junto à Via Ardeatina, os santos Marcos e Marceliano, mártires durante a perseguição de Diocleciano, que se tornaram irmãos no mesmo martírio.(† c. 304)
2. Em Trípoli, na Fenícia, no atual Líbano, São Leôncio, soldado, que pelos terríveis suplícios sofridos no cárcere, alcançou a coroa do martírio.(† s. IV)
3. Na África Setentrional, os santos Ciríaco e Paula, mártires.(† s. IV)
4. Em Bordéus, na Aquitânia, atualmente na França, Santo Amando, bispo.(† s. V)
5. No monte Gemmariaro, perto de Sciacca, na Sicília ocidental, São Calógero, eremita.(† s. V)
6. Em Schönau, na Renânia da Germânia, na hodierna Alemanha, Santa Isabel, virgem, insigne na observância da vida monástica.(† 1164)
7. Em Mântua, na Lombardia, região da Itália, a Beata Hossana Andreási, virgem, que, tomando o hábito das Irmãs da Penitência de São Domingos, associou com admirável sabedoria a contemplação das realidades divinas com as ocupações terrenas e a prática das boas obras.(† 1505)
8. Em Pádua, no Véneto, também região da Itália, São Gregório Barbarigo, bispo, que instituiu um seminário para clérigos, ensinou o catecismo às crianças no seu dialecto, convocou um sínodo e colóquios com o clero, abriu várias escolas, sendo liberal para com todos e severo para consigo.(† 1697)