São Godofredo, Bispo

 

Bispo de Amiens, um dos mais santos abades e um dos maiores Bispos de seu tempo.

Exímio e justo administrador

O amor pela pobreza e o recolhimento levaram-no a ser procurador da comunidade. A prudência de Godofredo fazia as vezes da experiência. Amava a poupança e não era avarento. Por sua aplicação, pôs em ordem, em pouco tempo, os negócios do convento, que jaziam em mau estado, pagou dívidas, sendo, então agradável aos religiosos e aos seculares.

Só aceitou ser Bispo mediante ameaças

Em 1103, foi eleito Bispo de Amiens. E foi necessária violência para que aceitasse a eleição. Entrou descalço na cidade. Quando chegou à igreja de São Firmino, dirigiu, ao povo que estava presente, um discurso fortemente patético. Achava-se-lhe no palácio a casa dum verdadeiro discípulo de Jesus Cristo.

Servia a mesa dos pobres

Todos os dias, lavava os pés de treze pobres, e servia-os à mesa. Opunha-se com zelo inflexível às usurpações dos grandes, obstinadamente presos às desordens. Atacava com vigor os abusos que reinavam no clero;

Abandonou tudo pela solidão

Desolado por desordens na cidade, decidiu deixar o Episcopado e se retirar na Chartreuse de Grenoble com os santos cartuxos solitários, cuja reputação já se espalhara por toda a França.

Mais tarde, retornando por ordem real, muito debilitado pelas penitências, logo faleceu.

São Godofredo, rogai por nós!

Oração – Deus todo poderoso, que destes ao Bem-aventurado São Godofredo a graça de alcançar a felicidade de vos encontrar, concedei que, a seu exemplo, renunciando aos bens deste mundo e sua glória, encontremos Nosso Senhor Jesus Cristo, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém

Godofredo: Significa “paz de Deus”. Tem origem no germânico Gottfried, Godafrid, formado pelos elementos guth, Gott, Guda, que significa “Deus” e frithu, fridu, Friede, que quer dizer “paz”

 

Com São Deusdado I, Papa, que amou o seu clero e o seu povo com admirável simplicidade e sabedoria.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia

11/08 

1. Comemoração dos santos Simproniano, Cláudio, Nicóstrato, Castório e Simplício, mártires, que, segundo a tradição, eram marmoristas em Sírmium na Sérvia, e porque se recusaram a esculpir a imagem de Esculápio, foram lançados ao rio por ordem do imperador Diocleciano e coroados por Deus com a graça do martírio. († 306)

2. Na região de Tours, França, São Claro, presbítero, que foi discípulo de São Martinho († c. 396)

3. Em Roma, junto de São Pedro, São Deusdado I, papa, († 618)

4. Em Bremen, Alemanha, São Vileado, bispo, propagou o Evangelho na Frísia e na Saxônia († 789)

5. Em Soissons, na França, o sepultamento de São Godofredo, bispo, († 1115)

6. Em Colônia, Alemanha, o Beato João Duns Escoto, presbítero († 1308)

7. Em Ostra Vétere, Itália, a Beata Maria Crucificada (Isabel Maria Satéllico), abadessa eminente na meditação do mistério da Cruz e com carismas místicos. († 1745)

8. Em Nam Dinh,Vietnam, os santos mártires José Nguyen Dinh Nghi, Paulo Nguyen Ngân, Martinho Ta Due Thinh, presbíteros, Martinho Tho e João Baptista Con, agricultores, († 1840)