São Gildas, o Sábio, Abade

O sábio

Também chamado de São Gildásio, o seu nome verdadeiro seria “Saint Gildas, the wise” que significa Gildas, o sábio.
Nasceu em 500 DC no vale da Clydside, na Escócia.

Monge educado e escritor

Ele era bem educado e ele se tornou um monge em Llanilltud no sul de Wales, onde ele foi treinado por São Illtyd e Paulo Aurelius. Ele fez uma peregrinação à Irlanda para consultar os monges contemporâneos da região e escrever cartas para monastérios bem distantes.

Homem com uma capacidade de observação e reflexão profundas

Viveu grandes experiências em sua vida que lhe proporcionou viajar, casar e, até, viver como eremita. Essas experiências tornaram-lhe um homem com uma capacidade de observação e reflexão profundas, que culminaram em um livro – sua grande obra – chamado De Excidio Britannic.

Seu mais profundo desejo era o da conversão do homem

Neste livro, Gildas faz uma reconstituição histórica da sociedade de sua época. Mostrando-se extremamente duro com os homens de sua época, aponta erros e injustiças gritantes.

Obviamente, seu texto desagradou a muitos e muitas também foram as críticas que recebeu. Com sabedoria, Gildas enfrentou a todos, pois, seu mais profundo desejo era o da conversão do homem.

Fazia milagres e curava doentes apenas com sua oração e benção

E, assim, ganhou o apelido de “o sábio”, dado por aqueles que o procuravam e por ele eram convertidos.

Fluente pregador, fundou vários monastérios. Foi o Abade de alguns e era um santo que fazia milagres e curava doentes apenas com sua oração e benção.

Escreveu vários trabalhos dirigidos aos monges encorajando-os a serem bondosos humildes e obedientes a Deus. Conselheiro espiritual de muitos.

São Gildas, rogai por nós!

Oração – Ouvi, favoravelmente, Senhor, as humildes preces, que Vos dirigimos por intermédio de São Gildásio e fazei que sejamos auxiliados pelos méritos desse Santo, que Vos serviu tão fielmente.

Gildas: resistência, lealdade, poder.

São José Freinademetz

Toda sua vida esteve marcada pelo esforço de fazer-se chinês entre os chineses, a ponto de escrever aos seus familiares: “Amo a China e os chineses; entre eles quero morrer, entre eles quero ser sepultado”.

Missionário na China, morreu de tifo atendendo doentes

Cada vez que o bispo tinha que viajar fora da China, Freinademetz devia assumir a administração da diocese. No final de 1907, enquanto administrava a diocese pela sexta vez, surgiu uma epidemia de tifo. José, como bom pastor, prestou assistência incansável aos enfermos, até que ele próprio contraiu a doença. Voltou imediatamente a Taikia, sede da diocese, onde morreu em 28 de janeiro de 1908. Ali mesmo o sepultaram, sob a décima segunda estação da Via Sacra do cemitério e a sua tumba logo se transformou em um ponto de referência e peregrinação para os cristãos.

 

Com São Sulpício Severo, Bispo, Senador das Gálias, elogiado por São Gregório de Tours

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia PT

Jan 29

1. Em Edessa, no Osroene, na atual Turquia, os santos Sarbélio, presbítero, e Bebaia, sua irmã, que, segundo a tradição, foram conduzidos ao Batismo pelo bispo São Barsimeu e padeceram o martírio por Cristo.(† c. 250)

2. Em Roma, junto à Via Nomentana, no cemitério Maior, os santos mártires Papias e Amaro, que eram soldados.(† c. s. III)

3. Em Perúgia, na Úmbria, região da Itália, São Constâncio, bispo.(† c. s. III)

4. Em Antioquia, na Síria, hoje Antakya, na Turquia, os santos Juventino e Maximino, mártires, que receberam a coroa do martírio no tempo do imperador Juliano Apóstata.(† 363)

5. Em Tréveris, na Gália Bélgica, atualmente na Alemanha, São Valério, bispo, o segundo a ocupar esta sede episcopal.(† s. III f.)

6. Perto de Antioquia, na Síria, atualmente na Turquia, Santo Afraates, anacoreta, nascido e educado na Pérsia, que, seguindo os passos dos magos, em Belém se converteu ao Senhor e, partindo para Edessa, se refugiou numa cabana fora dos muros da cidade; por fim, em Antioquia defendeu a fé católica contra os arianos, pela sua pregação e seus escritos.(† c. 378)

7. Na Bretanha Menor, atualmente na França, São Gildas o Sábio, abade, que escreveu sobre a destruição da Bretanha, lamentando as calamidades do seu povo e increpando o desatino dos príncipes e do clero. Segundo a tradição, fundou um mosteiro em Rhuys, junto à costa marítima, e morreu na ilha de Houat.(† 570)

8. Em Bourges, na Aquitânia, na atual França, São Sulpício Severo, bispo, senador das Gálias, cuja sabedoria, zelo pastoral e empenho na renovação da observância religiosa louvou São Gregório de Tours.(† 591)

9. Em Florença, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, a Beata Vilana de Bóttis, mãe de família, que, abandonando a vida mundana, tomou o hábito das Irmãs da Penitência de São Domingos e foi insigne na meditação de Cristo crucificado e na austeridade de vida, mendigando também esmolas nas ruas para ajudar os pobres.(† 1361)

10. Em Miejsce Piestowe, na Polônia, o Beato Bronislau Markiewicz, presbítero da Sociedade Salesiana, fundador das duas congregações de São Miguel Arcanjo.(† 1912)

11. Em Bialystok, cidade da Polônia, a Beata Boleslava Maria Lament, virgem, que, num difícil período de instabilidade política, fundou a Congregação das Irmãs Missionárias da Sagrada Família, para fomentar a união dos cristãos, socorrer os marginados e formar as jovens na vida cristã.(† 1946)