São Gildas, o Sábio, Abade

Também chamado de São Gildásio, o seu nome verdadeiro seria “Saint Gildas, the wise” que significa Gildas, o sábio.
Nasceu em 500 DC no vale da Clydside, na Escócia.Ele era bem educado e ele se tornou um monge em Llanilltud no sul de Wales, onde ele foi treinado por São Illtyd e Paulo Aurelius. Ele fez uma peregrinação à Irlanda para consultar os monges contemporâneos da região e escrever cartas para monastérios bem distantes.

Viveu grandes experiências em sua vida que lhe proporcionou viajar, casar e, até, viver como eremita. Essas experiências tornaram-lhe um homem com uma capacidade de observação e reflexão profundas, que culminaram em um livro – sua grande obra – chamado De Excidio Britannic.

Neste livro, Gildas faz uma reconstituição histórica da sociedade de sua época. Mostrando-se extremamente duro com os homens de sua época, aponta erros e injustiças gritantes. Obviamente, seu texto desagradou a muitos e muitas também foram as críticas que recebeu. Com sabedoria, Gildas enfrentou a todos, pois, seu mais profundo desejo era o da conversão do homem. E, assim, ganhou o apelido de “o sábio”, dado por aqueles que o procuravam e por ele eram convertidos.

Fluente pregador, fundou vários monastérios. Foi o Abade de alguns e era um santo que fazia milagres e curava doentes apenas com sua oração e benção.

Escreveu vários trabalhos dirigidos aos monges encorajando-os a serem bondosos humildes e obedientes a Deus. Conselheiro espiritual de muitos.

São Gildas, rogai por nós!

Oração – Ouvi, favoravelmente, Senhor, as humildes preces, que Vos dirigimos por intermédio de São Gildásio e fazei que sejamos auxiliados pelos méritos desse Santo, que Vos serviu tão fielmente.

Gildas: resistência, lealdade, poder.

 

Com São Sulpício Severo, Bispo, Senador das Gálias, elogiado por São Gregório de Tours