São Francisco Regis, Presbítero.

S. João Francisco Régis, Presbítero

Francisco Régis nasceu numa pequena aldeia de Narbone, na França , em 31 de janeiro de 1597.

De família rica foi educado num colégio jesuíta desde pequeno. Desejava, ardentemente, seguir o exemplo dos missionários que pregavam em terras pagãs, distantes.

Pela dedicação na catequização que fazia diretamente ao povo tornou-se rapidamente respeitado e admirado, auxiliando os sacerdotes e as escolas da Companhia de Jesus.

Foi ordenado sacerdote com 33 anos de idade com o nome de João Francisco. Como sacerdote seu eficiente trabalho disseminou-se pela cidade, por meio de suas obras em favor dos necessitados e doentes. Essa era a grande missão que o aguardava na sua terra natal: atender aos pobres e doentes e converter os pecadores.

A peste se fez presente duas vezes entre os anos 1630 e 1640, assolando a comunidade. Francisco Régis era incansável no atendimento aos doentes pobres e suas famílias.

Nesse período, convenceu-se de que a França precisava mais de sua ação apostólica do que o exterior tornando-se, assim, e um incansável missionário jesuíta visitando os cárceres e hospitais tendo salvado centenas de doentes e de pagãos que converteu.Eclesiásticos de seu tempo relataram seu carisma muito especial: Onde pregava, as pessoas, invariavelmente, se convertiam. Conseguiu, com o auxílio da Nossa senhora, como ele mesmo afirmou, converter aldeias inteiras com o seu apostolado. Foram dez anos de fatigante e frutífero trabalho missionário.

Francisco Régis foi designado para chefiar a missão enviada à.

Antes de iniciar a viagem a La Louvesc, na diocese de Dauphine, para onde fora designado, despediu-se dos companheiros jesuítas, pois percebera, apesar da pouca idade, que sua morte estava próxima.

A viagem foi cheia de sacrifícios, atravessando montanhas debaixo de um rigoroso inverno.

Chegou doente e com febre alta, mas como havia uma multidão de fiéis que desejavam ouvir seus sermões, pregou por três dias seguidos. Os intervalos de descanso foram utilizados para o atendimento de confissões.

Finalmente, abatido por uma enorme debilidade física, faleceu no dia 31 de dezembro de 1640, aos quarenta e três anos de idade por uma pneumonia fulminante.

São Francisco Régis, rogai por nós!

 

Com São Ciro.

.