São Felix de Nola, Mártir

Segundo Domingo do Tempo Comum

Referências bíblicas
1ª Leitura: 1 Sam 3, 3b-10.19
Salmo 39 (40)
2ª Leitura: 1 Cor 6,13c-15a.17-20
Evangelho: Jo 1,35-42

 

Filho de soldado sírio

De  origem síria, é filho mais velho de Hermias, um soldado sírio que tinha se retirado para Nola, perto de Nápoles, na Itália. Após a morte de seu pai, vendeu quase todos os seus bens e deu para os pobres e passou a seguir a sua vocação clerical. Foi ordenado presbítero pelo bispo Maximus de Nola.

Preso, surrado e torturado para renegar a sua fé

Durante as perseguições do Imperador Décius, ajudou o velho Bispo Maximus a fugir para as montanhas e foi preso, surrado e torturado para renegar a sua fé. A lenda diz que um anjo o livrou da prisão para que ele cuidasse do Bispo doente.

Uma aranha teceu uma enorme teia sobre a porta para protegê-los

Félix escondeu Maximus em uma casa abandonada. Diz ainda a tradição que, quando os dois estavam seguros dentro desta velha casa, uma aranha rapidamente teceu uma enorme teia sobre a porta de modo que todos pensassem que a casa estava abandonada há tempos. Os soldados imperiais por lá passaram e não entraram devido a enorme teia.

Escolhido para bispo recusou em favor de pessoa mais antiga

Com a morte de Décius, as autoridades encerraram as perseguições aos cristãos.

Após a morte do Bispo Maximus, Félix foi escolhido para ser o Bispo de Nola, mas recusou a favor de Quintus, um padre mais antigo e mais experiente.

Dava os produtos de sua fazenda ao necessitados

Félix passou a explorar a sua pequena fazenda e dava tudo que nela produzia para os pobres e doentes.

A pouca informação sobre São Félix vem de cartas e poesias que enviava para São Paulinus de Nola, que serviu como um porteiro na igreja dedicada a São Félix, e que mais tarde escreveu uma espécie de biografia de São Félix de Nola.

Venerado como mártir devido as torturas sofridas

Félix faleceu em 255 de causas naturais, mas é normalmente listado como mártir devido às torturas e privações de que foi vítima durante as perseguições aos cristãos.

Seu túmulo tornou-se local de peregrinações e vários milagres foram creditados a sua intercessão. É invocado contra doenças nos olhos e picadas de insetos.

São Felix de Nola, rogai por nós!

Oração – Aceitar, Senhor, nossas orações em memória do Vosso Mártir São Félix e fazei que sua intercessão sirva para nós de perpétuo auxílio. Amém.

Felix significa ‘feliz’ e ‘felicidade’.

 

Com Santa Nino, prisioneira cristã, que pela grande santidade da sua vida conquistou a reverência e admiração de todos, de tal modo que a própria rainha, cujo filho foi curado graças às suas orações, o rei e toda a sua gente, aderiram à fé de Cristo.

 

São Fulgêncio, bispo, irmão dos santos Leandro, Isidoro e Florentina, a quem Santo Isidoro dedicou o tratado «Ofícios eclesiásticos», considerado o primeiro manual de Liturgia.

 

 Martirológio Romano Secretariado Nacional de Liturgia PT

Jan 14

1. Em Heracleia, na Trácia, hoje Mármara, na Turquia, São Teódoto, mártir.(† c. s. III)

2. Em Gangra, Turquia, Santo Hipácio, bispo, que morreu mártir, lapidado num caminho pelos hereges novacianos.(† s. IV)

3. Em Avinhão, França, São Rufo, considerado o primeiro a presidir à comunidade cristã deste lugar.(† s. IV)

4. Na ilha de Bardsey, País de Gales, São Dubrício, bispo e abade.(† s. VI)

5. Em Traú, Croácia, São João, bispo, que, sendo eremita no mosteiro camaldulense de Osor, foi ordenado bispo e defendeu com êxito a cidade do assalto do rei Colomano.(† c. 1111)

6. Na localidade de Eu, França, o passamento de São Lourenço O’Toole (Lorcan Ua Tuathail), bispo de Dublin, que, no meio das dificuldades do seu tempo, promoveu vigorosamente a disciplina regular da Igreja e procurou estabelecer a concórdia entre os príncipes; quando regressava de uma visita a Henrique II, rei da Inglaterra, chegou às alegrias da paz eterna.(†1180)

7. No cenóbio de Santa Maria de Gualdo Mazocca, Itália, o Beato João de Tufara, eremita.(† 1170)

8. Em Mariëngaarde, Holanda, São Siardo, abade da Ordem Premonstratense, memorável pela sua observância regular e pela sua generosidade para com os pobres.(† 1230)

9. Em Argel, Argélia, São Serapião, o primeiro membro da Ordem de Nossa Senhora das Mercês para a redenção dos fiéis cativos e a pregação da fé cristã que mereceu a palma do martírio.(† 1240)

10. Em Jerusalém, os santos Nicolau Tavelic, Deusdado Aribert, Estêvão de Cúneo e Pedro de Narbona, presbíteros da Ordem dos Menores e mártires, que, por pregarem livremente na praça pública a religião cristã aos Sarracenos e confessarem perseverantemente a fé em Cristo, Filho de Deus, foram queimados vivos.(† 1391)

11. Em Cáccamo, Itália, o Beato João Líccio, presbítero da Ordem dos Pregadores, eminente pela sua infatigável caridade para com o próximo, propagação da recitação do Rosário e observância da disciplina regular, que descansou no Senhor aos cento e onze anos de idade.(† 1511)

12. Em Ikitsuki, Japão, os beatos Gaspar Nishi Genka, sua esposa Úrsula Nishi e seu filho João Nishi Mataishi, mártires.(† 1609)

13. Na fortaleza de Binh Dinh, Vietnam, Santo Estêvão Teodoro Cuénot, bispo, da Sociedade das Missões Estrangeiras de Paris e mártir, que, depois de vinte e cinco anos de trabalho apostólico, durante a feroz perseguição do imperador Tu Duc contra os cristãos, foi lançado a um estábulo de elefantes, onde morreu consumido pelos sofrimentos.(† 1861)

14. Em Nysa, Polônia, a Beata María Luísa Merkert, virgem, co-fundadora da Congregação das Irmãs de Santa Isabel. († 1872)

15. Em Florença, na Itália, a Beata Maria Teresa de Jesus (Maria Scrílli), virgem da Ordem das Carmelitas, fundadora do Instituto das Irmãs de Nossa Senhora do Carmo.(† 1889)

16. Em Bréscia, Itália, o Beato Moisés Tovíni, presbítero da diocese de Bréscia.(† 1889)