São Felipe, Diácono

Diácono e Evangelista

Era um dos sete primeiros Diáconos e aquele que, nos Atos dos Apóstolos, é nomeado imediatamente depois de Santo Estêvão.

Também chamado evangelista por São Lucas, pois pregou em muitos lugares, com fervor e resultado extraordinário, o Evangelho.

É, ainda, por este motivo que Santo Ambrósio, Santo Agostinho e Tertuliano lhe dão a qualidade de apóstolo, ainda que ele não seja um dos doze que Nosso Senhor escolheu.

Libertou possessos e curou paralíticos

Depois do martírio de Santo Estêvão, saiu de Jerusalém e foi para a Samaria, a fim de aí anunciar a vinda do Filho de Deus e trabalhar na conversão dos infiéis.

A sua palavra foi acompanhada de grandes milagres; libertou muitos possessos e curou grande número de coxos, paralíticos e outros doentes. os samaritanos escutaram-no com extremo interesse, e muitos deixaram a sua falsa religião, judaico-pagã, para abraçarem a verdadeira.

Hospedou o Apóstolo Paulo

Batizou o eunuco da rainha Candace da Etiópia e evangelizou todas as cidades por onde passou, até chegar a Cesareia.

Hospedou o Apóstolo Paulo onde, segundo a tradição, descansou no Senhor.

São Felipe, Diácono, rogai por nós!

Oração – Meu Jesus, Vós que enviastes São Felipe ao encontro do Eunuco, vinde até mim, pois tenho dificuldade de encontrar o caminho, para poder Vos amar e servir. Amém.

 

Com Santo Alexandre de Sauli, Bispo, Confessor de São Carlos Borromeu.

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia

11/10

3. Em Anazarbo, na Cilícia, na hodierna Turquia, os santos Táraco, Probo e Andrônico, mártires, que na perseguição do imperador Diocleciano deram a vida pela profissão da fé em Cristo, († c. 304)

4. No território de Vexin, na Gália Lionense, na atual França, a comemoração dos santos Nicásio, Quirino, Escubículo e Piência, mártires, († data inc.)

5. Em Verdun, também na Gália, hoje na França, São Santino, bispo, que, segundo consta, foi o primeiro a pregar o Evangelho nesta região, († s. IV)

6. Comemoração de São Sármata, abade na Tebaida, no Egito, que foi discípulo de Santo Antão e morreu assassinado pelos Sarracenos, († 357)

7. Em Uzés, Gália Narbonense, França, São Firmino, bispo, discípulo de São Cesário de Arles, ensinou ao seu povo o caminho da verdade, († d. 552)

8. Em Ossory, região da Irlanda, São Cânico, abade do mosteiro de Achad-bó, um dos muitos que fundou, († 599)

9. Perto da fortaleza de Schemárin, nas montanhas do Cáucaso, na Geórgia, o dia natal de Santo Anastásio, presbítero, apocrisiário (semelhante ao Núncio ou Embaixador) da Igreja Romana e companheiro de São Máximo Confessor na confissão da fé católica e no exílio, que entregou a alma a Deus quando pronunciava na santa Sináxis: «As coisas santas para os santos», († 666)

10. Em Lier, no Brabante, atualmente na Bélgica, São Gumário, um soldado dedicado a Deus, que neste lugar com os seus bens construiu um oratório, onde foi sepultado, († c. 775)

11. Em Colónia, na Lotaríngia, Germânia, Alemanha, São Bruno, bispo, que, sendo irmão do imperador Otão I, recebeu conjuntamente o governo e o episcopado da Lotaríngia, e exerceu o ministério sacerdotal com grande fidelidade e as funções de governante com grande magnanimidade, († 965)

12. Em Gniezno, na Polônia, São Gaudêncio ou Radzim, bispo, irmão de Santo Adalberto, bispo de Praga, segundo a carne e o espírito, que foi seu fiel companheiro nas viagens apostólicas, assistiu ao seu martírio e depois também ele foi vítima de cativeiro, († c. 1011)

13. Em Riga, hoje na Letônia, junto ao mar Báltico, a comemoração de São Meinardo, bispo, que era monge na Alemanha quando, já em avançada idade, partiu para evangelizar a Letônia; ali construiu a igreja de Ikskile e, ordenado bispo, lançou os fundamentos da fé cristã nesta região, († 1196)

14. Em Bolonha, na Emília-Romana, região da Itália, o Beato Tiago de Ulm Griesinger, religioso da Ordem dos Pregadores, que, embora iletrado, era competentíssimo pintor de vitrais e durante cinquenta anos foi para todos exemplo ilustre de trabalho e oração, († 1491)

15. Em Calosso d’Ásti, na Lombardia, também região da Itália, o passamento de Santo Alexandre Sáuli, bispo de Aleria, na ilha da Córsega, depois bispo de Pavia, que, sendo membro da Congregação dos Clérigos Regrantes de São Paulo, socorreu os pobres com admirável caridade, († 1592)

16. Em Hanoi, Tonquim, Vietnam, São Pedro Tuy, presbítero e mártir, pela fé em Cristo, degolado no tempo do imperador Minh Mang, († 1833)

17. Em Madrid na Espanha, Santa Maria da Soledade (Bibiana Antónia Manuela Torres Acosta), virgem, que, desde a juventude demonstrou admirável solicitude pelos enfermos pobres, aos quais socorreu com incansável abnegação, especialmente na Congregação das Servas de Maria, Ministras dos Enfermos por ela fundada, († 1887)

18. Em Barcelona, também na Espanha, o Beato Ângelo Ramos Velázquez, religioso da Sociedade Salesiana, que, em tempo de perseguição contra a Igreja, consumou o bom combate da fé, († 1936)