São Felipe, Diácono

São Filipe era um dos sete primeiros diáconos e aquele que, nos Atos dos Apóstolos, é nomeado imediatamente depois de Santo Estêvão. É também chamado evangelista por S. Lucas, pois pregou em muitos lugares, com fervor e resultado extraordinário, o Evangelho.

É ainda por este motivo que Santo Ambrósio, Santo Agostinho e Tertuliano lhe dão a qualidade de apóstolo, ainda que ele não seja um dos doze que Nosso Senhor escolheu. Depois do martírio de Santo Estêvão, saiu de Jerusalém e foi para a Samaria, a fim de aí anunciar a vinda do Filho de Deus e trabalhar na conversão dos infiéis.

A sua palavra foi acompanhada de grandes milagres; libertou muitos possessos e curou grande número de coxos, paralíticos e outros doentes. os samaritanos escutaram-no com extremo interesse, e muitos deixaram a sua falsa religião, judaico-pagã, para abraçarem a verdadeira.

Baptizou o eunuco da rainha Candace da Etiópia e evangelizou todas as cidades por onde passou, até chegar a Cesareia. Hospedou o Apóstolo Paulo onde, segundo a tradição, descansou no Senhor.

Oração – Meu Jesus, Vós que enviastes São Felipe ao encontro do Eunuco, vinde até mim, pois tenho dificuldade de encontrar o caminho, para poder Vos amar e servir. Amém.

São Felipe, Diácono, rogai por nós!

 

 

 

Com Santo Alexandre de Sauli, Bispo, Confessor de São Carlos Borromeu.