São Cosme e São Damião, Médicos, Mártires.

Sabemos que os dois irmãos curavam “todas as enfermidades, não só das pessoas, mas também dos animais”, fazendo tudo gratuitamente, por isso, são chamados de “anargiros”, isto é, sem dinheiro em grego .

As pedras e as flechas voltavam para os atiradores

O suplício dos dois irmãos é narrado pela Lenda Áurea, segundo a qual foram primeiro jogados no fogo, de onde saíram ilesos. Depois, foram condenados à lapidação, mas as pedras voltava-se contra os atiradores e as flechas lançadas pelos arqueiros feriram seus algozes.

Consumação do ódio pela decapitação

Por fim, foram decapitados. Somente assim, os dois mártires, juntamente com outros três irmãos, puderam prestar seu testemunho a Cristo.

Sofreram o martírio em Ciro (na Síria), provavelmente durante a perseguição de Diocleciano, nos inícios do século IV. A data de 27 de Setembro corresponde provavelmente à dedicação da Basílica que o Papa Félix IV mandou construir em honra deles no Foro Romano com esplêndido mosaico que lhe decora a abside.

Da Síria para Roma e todo o Ocidente

Seus restos mortais, segundo consta, encontram-se em Ciro na Síria, repousando numa basílica a eles consagrada. Da Síria o seu culto alcançou Roma e dali se espalhou por toda a Igreja do Ocidente

São Cosme e São Damião, rogai por nós!

Oração –  São Cosme e Damião, que, por amor a Deus e ao próximo, vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes. Abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.

Cosme: Significa “ordem”, “ornamento”, “conjunto harmoniosamente composto”. Tem origem no nome grego Kosmâs, derivado da palavra kósmos, que quer dizer literalmente “ordem, ornamento ou conjunto harmoniosamente composto”.

Damião: Significa “domador”, “vencedor”, “aquele que subjuga” ou “consagrado ao culto de Damia”. É um nome com duas possibilidades de origem, uma através do latim Damianu, a partir do grego Damianós, de damáo, que quer dizer “domar, vencer, subjugar”.

 

Com São Gedeão, da tribo de Manassés, que foi juiz em Israel e, recebendo do Senhor o sinal do orvalho no velo de lã, com a fortaleza de Deus destruiu o altar de Baal e libertou o povo de Israel dos seus inimigos.

 

Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

26

2. Comemoração de São Gedeão, da tribo de Manassés, que foi juiz em Israel e, recebendo do Senhor o sinal do orvalho no velo de lã, com a fortaleza de Deus destruiu o altar de Baal e libertou o povo de Israel dos seus inimigos.

3. Em Albano, no Lácio, região da Itália, São Senador, mártir, († s. III/IV)

4. Em Bolonha, cidade da atual Emília-Romanha, também na Itália, a comemoração de Santo Eusébio, bispo, com Santo Ambrósio defendeu a fé católica contra os arianos e se empenhou muito em promover entre as jovens o valor da virgindade, († s. IV)

5. Em Gaeta, no Lácio, também na Itália, Santo Estêvão de Rossano, monge, companheiro de São Nilo o Jovem, († 1001)

6. Na zona de Túsculo, próximo de Roma, São Nilo o Jovem, abade, teve o dom da profecia e sábia doutrina e fundou o célebre mosteiro de Grottaferrata, († 1004/1005)

7. Em Salerno, na Campânia, região da Itália, a Beata Lúcia de Caltagirone, virgem, († 1400)

8. Em Seul, na Coreia, a paixão dos santos Sebastião Nam I-gwan e oito companheiros, mártires, degolados. Comemoram-se também as santas mártires Luzia Kim, Catarina Yi, viúva, e sua filha Madalena Cho, virgem, († 1839)

[1] São estes os seus nomes: Inácio Kim Che-jun, Carlos Cho Shin-ch’ol; Colomba Kim Hyoim, virgen; Madalena Pak Pong-son e Perpétua Hong Kum-ju, viúvas; Julieta Kim, Águeda Chon Kyong-hyob y Madalena Ho Kye-im.

9. Em Lião, na França, Santa Teresa (Maria Vitória Couderc), virgem, fundadora, († 1885)

10. Em Gars, povoação próxima de Munique, na Alemanha, o Beato Gaspar Stanggassinger, presbítero, († 1899)

11. Em Los Reyes, cidade do Peru, o Beato Luís Tezza, presbítero, fundador, († 1923)

12. Em Valência, Espanha, as Beatas Maria do Amparo (Teresa Rosat Balasch) e Maria do Calvário (Josefa Romero Clariana), virgens e mártires, († 1936)

13. Também em Valência, o Beato Rafael Pardo Molina, religiosos e mártir. Com ele se comemora também o beato mártir José Maria Vidal Segú, presbítero, que passou à glória celeste depois de ter dado em Barcelona um inquebrantável testemunho de fé em Cristo, († 1936)

14. Em Puerto de Canals, localidade da mesma província de Valência, a Beata Crescência Valls Espi, virgem e mártir, († 1936)

15. Em Benifairó de Valldigna, povoação da mesma província de Valência, a Beata Maria del Olvido Noguera Albelda, virgem e mártir, († 1936)

16. Em Gilet, também na província de Valência, o Beato Boaventura de Puzol (Júlio Esteve Flors), presbítero e mártir, († 1936)

17. Em Benifallin, na província de Alicante, também na Espanha, a Beata Maria Jordá Botella, virgem e mártir, († 1936)

18. Em Madrid, também na Espanha, o Beato Leão Maria de Alacuás (Manuel Légua Marti), presbítero e mártir, († 1936)

19. Em Bilbau, também Espanha, o Beato Antônio Cid Rodríguez, religioso e mártir, († 1936)