São Cornélio, Centurião, Bispo

Dava muitas esmolas ao povo e orava constantemente

“Havia em Cesareia um homem por nome Cornélio. Centurião da corte que se chamava Itálica, era religioso; ele e todos de sua casa eram tementes a Deus. Dava muitas esmolas ao povo e orava constantemente” (At 10,1-2).

Recebe a visita de São Pedro, enviado por Deus

Diante dessa espiritualidade que Cornélio possuía, Deus o visitou por meio de um anjo, que lhe indicou São Pedro. Este, que também teve uma visão, foi à casa de Cornélio.

Foi nessa oportunidade que aconteceu a abertura da Igreja para a evangelização dos pagãos, dos estrangeiros.

Queria o Senhor para todos os seus

Ora, no outro dia, Pedro chegou em Cesareia e Cornélio o estava a esperar.  Aproveitou parando convidar seus parentes e amigos mais íntimos, pois não somente ele queria encontrar-se com o Senhor, como também queria o mesmo para todos os seus parentes e amigos.

Cornélio teve a felicidade de ouvir da boca do primeiro Papa da Igreja: “Deus me mostrou que nenhum homem deve ser considerado profano ou impuro” (At 10,28).

E o Espírito Santo desceu sobre todos

Assim, São Pedro começou a evangelizar e, de repente, no versículo 44: “Estando Pedro, ainda a falar, o Espírito Santo desceu sobre todos que ouviam a (santa) Palavra.

Com isso, os fiéis da circuncisão, que tinham vindo com Pedro, profundamente se admiraram vendo que o Dom do Espírito Santo era derramado também sobre os pagãos; pois eles os ouviam falar em outras línguas e glorificavam a Deus.

Pedro ficou com eles alguns dias

Então Pedro tomou a palavra: ‘Porventura pode-se negar a água do batismo a estes que receberam o Espírito Santo como nós? E mandou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Rogaram-lhe então que ficasse com eles por alguns dias” (At 10,44-48).

Homem religioso e de oração

São Cornélio tornou-se o primeiro Bispo em Cesareia. Homem religioso e de oração, Deus pôde contar com ele para a maravilhosa obra que chega até nós.

São Cornélio, rogai por nós!

Oração – São Cornélio, Deus pôde contar convosco para a maravilhosa obra que chega até nossos dias.Intercedei junto a Deus Pai para que busquemos cada vez mais o Senhor. Amém!

Cornélio: Significa “duradouro”, “estável”. É um nome de origem incerta, através do latim Cornelius, que possivelmente deriva de cornu

 

 

Com Santa Irmã Bertilla, enfermeira entre as Mestras de Santa Doroteia, Filhas dos Santíssimos Corações.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia

20/10

2. Em Agen, na Aquitânia, atualmente na França, São Caprásio, mártir, († c. 303)

3. Em Aussonce, no território de Reims, na Nêustria, também na atual França, São Sindolfo, eremita, que seguiu a vida solitária, somente conhecido por Deus, († c. 600)

4. Em Salzburgo, na Baviera, hoje na Áustria, São Vital, bispo, que, originário da Irlanda, foi discípulo de São Ruperto, companheiro nas suas viagens e imitador dos seus trabalhos e vigílias; escolhido por ele como seu sucessor, converteu à fé de Cristo a população de Pinsgau, († c. 730)

5. Em Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia, Santo André chamado «in Crisi» ouCalabita”, monge e mártir, o qual, nascido na ilha de Creta, por defender o culto das santas imagens, no tempo do imperador Constantino Coprônimo foi repetidamente flagelado e torturado até à morte e finalmente precipitado do alto da muralha da cidade, († 767)

6. Em Troyes, junto ao rio Sena, na França, Santo Aderaldo, arcediago, que ilustrou a Regra canonical com as suas palavras e o seu exemplo, mesmo quando era prisioneiro dos Sarracenos na Terra Santa, († c. 1002)

7. Em Savigny, Normandia, França, Santa Adelina, primeira abadessa de Mortain, que fundou com a ajuda de seu irmão São Vital, († c. 1125)

8. Em L’viv, Ruténia, Ucrânia, o Beato Tiago Strepa, bispo de Halic, Ordem dos Menores, ilustre pela solicitude pastoral e virtudes apostólicas, († 1409)

9. Em Treviso, na Itália, Santa Maria Bertila (Ana Francisca Boscardin), virgem da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia dos Sagrados Corações, que num hospital velou solicitamente pela saúde corporal e espiritual dos enfermos, († 1922)

10. Em Viena, na Áustria, o Beato Tiago Kern (Francisco Alexandre Kern), presbítero da Ordem Premonstratense, que, ainda aluno seminarista, mobilizado durante a primeira guerra mundial, foi ferido em combate; depois entregou-se com grande solicitude ao ministério pastoral, que exerceu por breve tempo; efetivamente, afetado por uma longa e penosa enfermidade, suportou-a com grande fortaleza de ânimo, aceitando serenamente a vontade de Deus, († 1924)