São Cláudio de la Colombiere, Presbítero

Nobre, rico e mundano

Nasceu próximo de Lyon, na França, no dia 02 de fevereiro de 1641. Seus pais faziam parte da nobreza reinante, com a família muito bem posicionada financeiramente e planejavam dedicá-lo ao serviço de Deus, mas ele era totalmente avesso a essa ideia.

Simpatizou-se com os jesuítas

Com o passar do tempo, acabou por se render ao modo de vida e filosofia dos jesuítas de Lyon, onde seguiu com seus estudos. De lá passou a Avinhon e depois a Paris e, três anos depois, foi ordenado sacerdote.

Emitiu os votos solenes da Companhia de Jesus

Em 1675, emitiu os votos solenes da Companhia de Jesus e foi dirigir a pequena comunidade da Ordem, em Parai-le-Monial.

Foi nomeado confessor do mosteiro da Visitação onde encontrou uma irmã de vinte e oito anos, presa ao leito devido às fortes dores reumáticas.

Margarida Maria Alacoque, uma figura de enorme poder espiritual

A doente era Margarida Maria Alacoque, uma figura de enorme poder espiritual, que influenciava a todos que se aproximavam.

Margarida Alacoque revelava o incrível poder e a veneração ao Sagrado Coração de Jesus, símbolo da humanidade e do amor infinito do Cristo.

Devotos do Sagrado Coração foram tomados como adoradores de ídolos

Os devotos do Sagrado Coração foram tomados como adoradores de ídolos e atacados, de vários lados, com duras palavras e ameaças.

Nesta cidade, padre Cláudio foi um precioso guia para tantos cristãos desorientados.

Na Inglaterra, capelão da futura Rainha

Mas, em 1674 foi enviado a Londres como capelão de Maria Beatriz D’Este, mulher de Carlos II, duque de York e futuro rei da Inglaterra.

Procurado por muitos cristãos, irmãs clandestinas e padres exilados

Naquela época, a Igreja Católica era perseguida e considerada fora da lei na Inglaterra. Entretanto, como padre Cláudio celebrava a Eucaristia numa pequena capela, acabou sendo procurado por muitos cristãos, irmãs clandestinas e padres exilados, todos desejosos de escutar seus conselhos.

Missionário nas colônias inglesas da América

Outro acontecimento mudou completamente a sua vida. Ele foi enviado como missionário às colônias inglesas da América.

Depois de dezoito meses de sua chegada, foi acusado de querer restaurar a Igreja de Roma no reino e foi preso. Porém, como era um protegido do rei da França, não permanece no cárcere e foi expulso.

O Senhor me disse que sua vida findará aqui

Mais uma vez  retornou à França, em 1681. Entretanto, já se encontrava muito doente. Seu irmão ainda tentou levá-lo a regiões onde o ar era mais saudável. Mas ele não desejou partir, pois havia recebido um bilhete de Margarida Alacoque que dizia: ‘O Senhor me disse que sua vida findará aqui’.

Três dias depois, ele morreu em Parai-le-Monial e seu corpo foi sepultado na Companhia de Jesus, sob a guarda dos padres jesuítas. Era o dia 15 de fevereiro de 1683.

São Cláudio de La Colombiere, rogai por nós!

Oração –  Assim como São Cláudio de La Colombière anunciou as insondáveis riquezas de Cristo. Concedei-nos, por sua intercessão, crescer no vosso conhecimento e viver na vossa presença segundo o Evangelho. Amém

Devido ao contexto histórico, o nome Cláudio ficou imortalizado como um dos grandes legados do Império Romano.

 

Com Santo Onésimo, que o apóstolo São Paulo recebeu como escravo fugitivo.

 

Santo Sigfrido, Apóstolo da Suécia.

 

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia PT

Fev 15

1. Comemoração de Santo Onésimo, que o apóstolo São Paulo recebeu como escravo fugitivo e na prisão o gerou como filho na fé de Cristo, como o Apóstolo escreveu ao seu amo Filemon.

2. Em Bréscia, na Venécia, hoje na Lombardia, região da Itália, os santos Faustino e Jovita, mártires, que, depois de muitos combates sustentados pela fé de Cristo, receberam a gloriosa coroa do martírio.(† data inc.)

3. Em Antioquia, na Síria, Antakya, Turquia, os santos mártires Ísico, presbítero, Josipo, diácono romano, Zósimo, Baralo e Ágape, virgem.(† s. IV)

4. Em Arvena, na Aquitânia, hoje Clermont-Ferrand, na França, Santa Georgina, virgem.(† s. V/VI)

5. Em Vaison, na Gália Lionense, hoje também na França, São Quinídio, bispo. († 578)

6. No vale de Antrodoco, da província de Valéria, hoje no Lácio, região da Itália, São Severo, presbítero, cuja memória é evocada pelo papa São Gregório Magno.(† s. VI)

7. Em Cápua, na Campânia, também região da Itália, São Decoroso, bispo.(† d. 680)

8. Em Palazzolo, na Etrúria, hoje na Toscana, igualmente região da Itália, São Valfredo, abade, que, depois de ter criado cinco filhos, decidiu com sua esposa abraçar a vida monástica.(† c. 765)

9. Em Växjö, na Suécia, São Sigfredo, bispo, que, sendo natural da Inglaterra, evangelizou os povos desta região com suma diligência e batizou em Cristo o próprio rei Olavo.(† c. 1045)

10. Em Sansepulcro, na Úmbria, Toscana, Itália, o Beato Ângelo Scarpetti, presbítero da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho.(† 1306)

11. Em Praga, cidade da Boêmia, os beatos mártires Frederico Bachstein, presbítero da Ordem dos Frades Menores, e treze companheiros da mesma Ordem.(† 1611)

12. Em Paray-le-Monial, na Borgonha, região da França, São Cláudio La Colombière, presbítero da Companhia de Jesus, homem de intensa oração, que, com o seu conselho reto e clarividente, conduziu muitas pessoas ao amor de Deus.(† 1682)

13. Em Bialystok, cidade da Polônia, o Beato Miguel Sopocko, presbítero da diocese de Vilna, fundador das Irmãs de Jesus Misericordioso.(† 1975)