Quarta-feira de Cinzas – São Cirilo e São Metódio, Monge e Bispo

 

Quarta-feira de Cinzas

A quarta-feira de cinzas é o dia seguinte ao Carnaval. É o primeiro dia da Quaresma, um período de reflexão e arrependimento, que começa na quarta de cinzas e termina na Quinta-feira Santa.

Quaresma vem da palavra “quarenta”, referência ao tempo em que Jesus esteve no deserto e o demônio fez-lhe várias tentações.

Esse dia é propício para a reflexão, arrependimento dos pecados cometidos e para fazer jejum (principalmente, deixando de comer carne vermelha e, em vez dela, consumindo peixe), pois desta forma, recordam o jejum feito pelo próprio Jesus, quando ele esteve no deserto e foi desafiado e provocado pelo demônio.

Além disso, é um dia em que se deve ir à Missa, na qual aos presentes é imposta a cinza proveniente de ramos queimados utilizados no Domingo de Ramos do ano anterior.

Geralmente na testa, o padre traça uma cruz com a cinza, enquanto recita as palavras “Convertei-vos e crede no Evangelho“, sinalizando o estado de penitência que se deverá guardar no período da Quaresma, bem como representa a fragilidade humana, como está descrita no Livro do Gênesis:

“Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó, e ao pó voltará”. (Gênesis 3, 19)

 

Justamente chamados apóstolos dos eslavos

Os dois irmãos Miguel e Constantino escolheram como religiosos os nomes de Cirilo e Metódio. Desenvolveram suas atividades missionárias na Europa Central e são justamente chamados apóstolos dos eslavos.

Filhos de Leão, Juiz grego

Constantino nasceu em 826 na Tessalônica, atualmente Salonico, Grécia. Seu pai era Leão, um rico juiz grego, que teve sete filhos.

Cirilo, de inteligência brilhante, se formou em tudo

Cirilo tinha catorze anos quando o pai faleceu. Um amigo da família, professor Fócio, que mais tarde ajudou seu irmão acusado de heresia, assumiu a educação dos órfãos em Constantinopla, capital do Império Bizantino. Cirilo aproveitou para aprender línguas, literatura, geometria, dialética e filosofia. De inteligência brilhante, se formou em tudo.

Ingressou para a vida espiritual, fazendo votos particulares

Rejeitando um casamento vantajoso, ingressou para a vida espiritual, fazendo votos particulares, se tornou bibliotecário do ex-patriarca. Em seguida foi cartorário e recebeu o diaconato. Mas sentiu necessidade de se afastar, indo para um mosteiro, em Bosforo.

Professor e Diplomata de sucesso

Seis meses depois foi descoberto e designado para lecionar filosofia. Em seguida, convocado como diplomata para a polemica questão sobre o culto das imagens junto ao ex-patriarca João VII, o Gramático.

Depois foi resolver outra questão delicada junto aos árabes sarracenos que tratava da Santíssima Trindade. Obteve sucesso em ambas.

Metódio era prefeito de Constantinopla

Seu irmão mais velho, que era o prefeito de Constantinopla, abandonou tudo para se dedicar à vida religiosa. Em 861, Cirilo foi se juntar a ele, numa missão evangelizadora, a pedido do imperador Miguel III, para atender o rei da Morávia.

Apreenderam hebráico e samaritano

Este rei precisava de missionários que conhecessem a língua eslava, pois queria que o povo aprendesse corretamente a religião. Os irmãos foram para Querson aprender hebraico e samaritano.

Nesta ocasião, Cirilo encontrou um corpo boiando, que reconheceu ser o Papa Clemente I, que tinha sido exilado de Roma e atirado ao mar. Conservaram as relíquias numa urna, que depois da missão foi entregue em Roma.

Criaram o alfabeto chamado cirílico para evangelizar os eslavos 

Assim, Cirilo continuou estudando o idioma e criou um alfabeto, chamado “cirílico”, hoje conhecido por “russo”. Traduziu a Bíblia, os Livros Sagrados e os missais, para esse dialeto. Alfabetizou a equipe dos padres missionários, que começou a evangelizar, alfabetizar e celebrar as missas em eslavo.

Isto gerou uma grande divergência no meio eclesiástico, pois os ritos eram realizados em grego ou latim, apenas. Iniciando o cisma da Igreja, que foi combatido pelo então patriarca Fócio com o reforço de seu irmão.

O Papa abençoou os livros na nova língua

Os dois foram chamados por Roma, onde o Papa Adriano II, solenemente recebeu as relíquias de São Clemente, que eles transportavam. Conseguiram o apoio do Sumo Pontífice, que aprovava a evangelização e tiveram os Livros traduzidos abençoados.

Pressentindo a morte se fez monge

Mas, Cirilo que estava doente, piorou. Pressentido sua morte, tomou o hábito definitivo de monge e o nome de Cirilo, cinquenta dias depois, faleceu em Roma no dia 14 de fevereiro de 868.

A celebração fúnebre foi rezada na língua eslava, pelo Papa Adriano II, sendo sepultado com grande solenidade na igreja de São Clemente.

Apóstolos dos eslavos

Cirilo e Metódio foram declarados pela Igreja como “Apóstolos dos eslavos” e o Papa João Paulo II, em 1980, os proclamou junto com São Bento de “Patronos da Europa”.

São Cirilo e São Metódio, rogai por nós!

Oração – Benditos sejam os Santos Cirilo e Metódio, Padroeiros da Europa, que nos servem de exemplo com as suas orações, engenho e concórdia no trabalho apostólico. Amém

Significado do Nome Cirilo … Cirilo: Significa “senhor”, “aquele que tem plena autoridade”. Tem origem no nome grego Kyrillos, e deriva da palavra kyros.
Metódio, latinizado a forma do nome grego Μεθοδιος (Metódio), derivado do grego μεθοδος (métodos) que significa “perseguição” ou “método”, em última análise.

Com São Vital, imortalizado pela integridade da fé e pela imitação de Cristo.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia PT

Fev 14

2. Em Roma, na Via Flamínia, junto à ponte Mílvio, São Valentim, mártir.(† data inc.)

3. Em Spoleto, na Úmbria, região da Itália, São Vital, imortalizado pela integridade da fé e pela imitação de Cristo.(† data inc.)

4. Em Roma, no cemitério de Pretextato, junto à Via Ápia, São Zenão, mártir.(† data inc.)

5. Em Alexandria, no Egito, a comemoração dos santos mártires Bassiano, Toniano, Proto, Lúcio, que foram lançados ao mar; Cirião, presbítero, Agatão, exorcista, Moisés, que foram queimados no fogo; Dionísio e Amónio, que, passados ao fio da espada, alcançaram a glória eterna.(† data inc.)

6. Em Ravena, na Flamínia, hoje na Emília-Romanha, região da Itália, Santo Eleucádio, bispo.(† s. III)

7. No monte Skopa, na Bitínia, hoje na Turquia, Santo Auxêncio, presbítero e arquimandrita, que, desse lugar eminente, como de uma cátedra, apregoava a fé calcedonense com a potente voz das suas virtudes.(† s. V)

8. Comemoração de São Nostriano, bispo de Nápoles, na Itália.(† c. 450)

9. Em Sorrento, na Campânia, região da Itália, Santo Antonino, abade, que, depois de ter sido destruído pelos Lombardos o seu mosteiro, se retirou para a solidão.(† c. 830)

10. Em Córdova, na Espanha, São João Baptista da Conceição Garcia, presbítero da Ordem da Santíssima Trindade, que empreendeu a renovação da Ordem e a defendeu com ingente ardor no meio de graves dificuldades e ásperas tribulações.(† 1613)

11. Em Valência, na Espanha, o Beato Vicente Vilar David, mártir, que, durante a perseguição religiosa, acolheu em sua casa sacerdotes e religiosas e preferiu morrer a negar a fé.(† 1937)