“Todo homem é uma chama, criada por nosso Senhor, para iluminar o mundo. Todo homem é uma lâmpada, que Deus fez para brilhar e irradiar luz”.
Conhecido como “Padre Pio do Líbano”, era um monge maronita que conseguiu a licença para viver como eremita, animado pelo desejo de austera solidão e de mais perfeição, onde serviu a Deus dia e noite numa rigorosa sobriedade de vida com jejuns e orações.
Vivia sempre com Deus, no silêncio e na oração. Após a sua morte, foram-lhe atribuídas muitas maravilhas, sobretudo curas milagrosas.
Em 1950, durante o último reconhecimento, seu rosto permaneceu impresso em um pano e se verificaram muita
s curas instantâneas entre os presentes.
Foi canonizado por Paulo VI
São Charbel Makhlouf, rogai por nós!
Oração – Senhor, infinitamente santo e glorificado em São Charbel, concedei-nos a graça de vos amar e servir, seguindo seu exemplo. Amém.
O nome Charbel, de origem sírio-libanesa, significa “a história de Deus” e, em português, pela adaptação latina, também pode ser substituído por Sarbélio.
Com Beata Cunegundes ou Kimga, Rainha da Polônia, Religiosa.
Martirológio Romano
Secretariado Nacional de Liturgia PT
Dez 24
1. Comemoração de todos os santos antepassados de Jesus Cristo, filho de David, filho de Abraão, filho de Adão, isto é, dos patriarcas que agradaram a Deus e foram encontrados justos, os quais, sem terem obtido a realização das promessas, mas vendo-as e saudando-as de longe, morreram na fé: deles nasceu Cristo segundo a carne, que está sobre todas as coisas, Deus bendito por todos os séculos.
2. Em Bordéus, França, São Delfim, bispo, em união de estreita amizade com São Paulino de Nola, trabalhou valorosamente para repelir os erros de Prisciliano. († a. 404)
3. Em Roma, Santa Tarsila, virgem, cuja vida honrosa e singular abstinência é louvada por São Gregório Magno, seu sobrinho. († a. 593)
4. Em Tréveris, Alemanha, Santa Irmina, abadessa, († c. 710)
5. Em Cracóvia, na Polônia, o dia natal de São João de Kent ou Câncio, cuja memória se celebra na véspera, († 1473)
6. Em Bolonha, Beato Bartolomeu Maria dal Monte, presbítero, pregou em muitas regiões da Itália e fundou a Obra Pia das Missões. († 1778)
7. Em Comonte, Itália, Santa Paula Isabel (Constância Cerióli), depois de ter perdido prematuramente todos os seus filhos e de ficar viúva, fundou o Instituto das Irmãs e a Congregação dos Pais e Irmãos da Sagrada Família, († 1865)
8. Em Anaya, no Líbano, natal de São Sarbélio Makhluf (José Makhluf), cuja memória se celebra no dia vinte e quatro de Julho. († 1898)