São Calisto I, Papa, Mártir

De escravo a Papa

Segundo a tradição,  havia sido um escravo que conseguiu a sua libertação. O Papa Zeferino conferiu-lhe o diaconato, encarregando-o da administração do Cemitério da Via Ápia (Catacumba de São Calisto).

Com a morte do Papa Zeferino, o clero e o povo elegeram Calisto para substituí-lo.

Como Papa, perseguido pelos invejosos

Eleito sucessor de Zeferino o que lhe granjeou a inveja e animosidade de Hipólito que o não quis reconhecer como Papa, devido à sua condição de escravo e, especialmente, à sua condescendência para com os pecadores.

Lutou contra as heresias

Lutou intensamente contra as heresias e a ideia de que certos pecados não podiam ser perdoados. São Calisto, entretanto, defendeu o princípio de que todo pecado pode ser perdoado pela Igreja, cumpridas as devidas condições.

Segundo consta, São Calisto foi assassinado durante um motim em que se afrontavam pagãos e cristãos.

Calisto governou a Igreja de Deus de 217 a 222.

São Calisto I, Papa, rogai, por nós!

Oração – Concedei-nos, pela intercessão de São Calisto, papa e mártir, a graça de sermos sempre muito firmes na defesa da verdade cristã. Concedei-nos, por sua intercessão, a graça que ardentemente vos pedimos. Amém

Calisto: Significa “mais belo”. Calisto é um nome feminino de origem grega que surge a partir da palavra Kallistos, que significa “mais belo

 

 

Com São Fortunato, Bispo de Todi, elogiado pelo Papa São Gregório Magno.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia

14/10

2. Em Cápua, na Campânia, região da Itália, São Lúpulo, mártir, († data inc. )

3. Em Rímini, na Emília, também na Itália, São Gaudêncio, que é venerado como primeiro bispo desta cidade durante o tempo de perseguição, († s. IV)

4. Em Bruges, no território da atual Bélgica, a comemoração de São Donaciano, bispo de Reims, cujas relíquias se conservam nesta cidade, († 389)

5. Em Tódi, na Úmbria, região da Itália, São Fortunato, bispo, que, como refere o papa São Gregório Magno, manifestou especialmente a sua virtude na assistência aos enfermos, († s. V)

6. No território de Chalons, na Champagne, região da Gália, hoje na França, Santa Manequilde, virgem, († s. V)

7. Em Lúni, na Ligúria, região da Itália, a comemoração de São Venâncio, bispo, que dedicou especial atenção ao clero e aos monges e teve a estima e amizade do papa São Gregório Magno, († s. VI)

8. Em Beauvais, cidade da Nêustria, atualmente na França, Santa Angadrisma, abadessa do mosteiro fundado por Santo Ebrulfo e chamado Oratório, hoje Oroër-des-Vierges, porque tinha vários lugares de oração, onde o Senhor era venerado sem interrupção, († c. 695)

9. Em San Severino, no Piceno, hoje nas Marcas, região da Itália, São Domingos – chamado Loricato, porque levava cingida ao corpo uma couraça de ferro – presbítero da Ordem Camaldulense, o qual, tendo sido ordenado de maneira irregular, depois se fez eremita e, discípulo de São Pedro Damião, levou uma vida de austeridade e rigorosa observância, († 1060)

10. Em Kokura, no Japão, o Beato Diogo Kagayama Haito, mártir, († 1619)

11. Em Angers, França, o Beato Tiago Laigneau de Langellerie, presbítero e mártir, Revolução Francesa, por ser sacerdote foi decapitado, († 1794)

12. Em Picadero de Paterna, localidade da província de Valência, na Espanha, a Beata Ana Maria Aranda Riera, virgem e mártir, que, em tempo de perseguição contra a fé cristã, derramou o seu sangue por Cristo, († 1936)

13. No campo de concentração de Dachau, Munique, Baviera, Alemanha, os beatos Estanislau Mysakowski e Francisco Roslaniec, presbíteros e mártires, que, durante a ocupação militar da Polónia por inimigos de Deus e da humanidade, consumaram o martírio na câmara de gás, († 1942)

14. Em L’viv, na Ucrânia, o Beato Romano Lysko, presbítero e mártir, que, em tempo de perseguição contra a fé, seguindo os passos de Cristo, pela sua graça chegou ao reino celeste, († 1949)