São Bruno, Religioso, Presbítero, Fundador

Nobre, professor de teologia

Nasceu na cidade de Colônia no ano 1035, de família nobre, terminara seus estudos na escola episcopal de Reims, na Alemanha.

Em continuidade, foi ordenado sacerdote na sua terra natal, dedicando-se ao ensino de teologia na arquidiocese de Reims por mais de 25 anos.

Foram seus alunos Eudes de Châtillon, o futuro Papa Urbano II e Santo Hugo de Grenoble.

Fundador da Cartuxa

Reuniu em torno de si alguns companheiros dispostos a aceitar um desafio e fundou na região desértica de Chartreuse o primeiro mosteiro da ordem.

Era constituída por pequenas casas de dois quartos, um térreo, destinado ao trabalho e outro superior, a moradia do monge, onde ele ora e repousa.

Os cartuxos procuram conciliar a vida comunitária e silenciosa com a vida contemplativa num silêncio total e absoluto como meio para chegar a Deus

Conselheiro do Papa, seu ex-aluno

O Papa Urbano II, seu ex-aluno, o escolheu para conselheiro e o chamou a Roma.

A estadia em Roma foi breve, pois os monges, não se adaptaram à cidade, apesar de terem construído uma cartuxa junta às Termas de Diocleciano.

Por isso tiveram a licença de voltar a Grenoble, enquanto o abade Bruno, ao deixar a Cúria Pontifícia, pôde descer à Itália meridional para erigir uma nova cartuxa, no modelo da francesa.

A alegria e a solidão do ermo

A Igreja, é único lugar onde os irmãos se encontram para recitar o Ofício Divino.

“O proveito e a alegria que a solidão e o silêncio do ermo trazem a todos os que o amam, só os que tiveram a experiência podem apreciar”, escrevia a um amigo, pouco antes de morrer.

São Bruno, rogai por nós!

Oração – “Onipotente e Eterno Deus, que concedestes a graça da fidelidade a São Bruno, fundador da Ordem dos Cartuxos, através do silêncio e da contemplação, concedei-nos também a nós sermos bem firmes na fé pela contemplação de vossas maravilhas.”

Bruno é um nome com duas possibilidades de origem, sendo que as duas remetem para o mesmo significado. Tanto pode ter vindo do latim brunus, como do germânico brun, que querem dizer literalmente “marrom” ou “moreno”

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia

06/10

Com  Em Kioto, no Japão, os beatos João Hashimoto Tahyoe, sua esposa Tecla Hashimoto e seus filhos Catarina Hashimoto, Tomé Hashimoto, Francisco Hashimoto, Pedro Hashimoto e Luísa Hashimoto, e 46 companheiros mártires: Tomé Kian, Tomé Ikegami; Lino Rihyoe, sua esposa Maria; Cosme Shizaburo e seu filho Francisco Shizaburo; António Dómi, Joaquim Ogawa; João Kyusaku, sua esposa Madalena e sua filha Regina; Tomé Koshima Shinshiro, sua esposa Maria; Gabriel; outra Maria e sua filha Mónica; Marta e seu filho Bento; outra Maria e seu filho Sisto; outra Mónica, Tomé Toemon e sua esposa Luzia; Rufina e sua filha Marta; outra Mónica, Manuel Kosaburo, Ana Kajiya e seu filho Tomé Kajya Yoemon; Águeda, Maria Chujó, Jerónimo Soroku e sua esposa Luzia; João Sakurai e sua filha Úrsula Sakurai; Mâncio Kyujiró, Luís Matagoro; Leão Kyusuke e sua esposa Marta; Mência e sua filha Luzia; Madalena, Diogo Tsuzu, Francisco e Maria.

2. Em Laodiceia, na Frígia, na atual Turquia, São Ságar, bispo e mártir, que padeceu no tempo de Servílio Paulo, procônsul da Ásia, († c. 170)

3. Em Agen, na Aquitânia, atualmente na França, Santa , mártir, († s. IV)

4. Em Sorrento, na Campânia, região da Itália, São Renato, bispo, († c. s. V)

5. Em Auxerre, na Nêustria, na hodierna França, São Romão, bispo, († c. 564)

6. Em Veneza, na Itália, a comemoração de São Magno, bispo, que, segundo a tradição, depois de os Lombardos terem ocupado a cidade de Oderzo, com a maior parte do seu povo se trasladou para a laguna vêneta, onde fundou a nova cidade de Heracleia e construiu oito igrejas no lugar em que mais tarde se formou a cidade de Veneza, († c. 670)

7. Na Bretanha Menor, atualmente na França, Santo Ivo, diácono e monge, discípulo de São Cutberto, bispo de Lindisfarne, que atravessou o mar e foi habitar nesta região, entregue a vigílias e jejuns, († c. 704)

8. Em Akrotíri, na ilha de Creta, São João Xenos, que propagou nesta ilha a vida monástica, († s. XI)

9. Em Guéret, no território de Limoges, na Aquitânia, hoje na França, São Pardulfo, abade, ilustre pela santidade da sua vida, o qual, segundo a tradição, obrigou a sair do seu mosteiro os Sarracenos que retrocediam ante Carlos Martel, († 737)

10. Em Lambach, na Baviera, região da Alemanha, o passamento do Beato Adalbero, bispo de Würzburg, que, por defender a Sé Apostólica, suportou muitas tribulações por parte dos cismáticos e, expulso várias vezes da sua sede episcopal, passou os últimos anos da sua vida em paz no mosteiro de Lambach, por ele fundado, († 1090)

11. Na Cartuxa de Arvières por ele fundada, na Borgonha, França, Santo Artaldo, bispo de Belley, que, sendo monge com quase noventa anos, foi eleito bispo contra a sua vontade; mas renunciou dois anos depois, voltando à vida monástica, e viveu até à idade de cento e seis anos, († 1206)

12. Em Kioto, no Japão, os beatos João Hashimoto Tahyoe, sua esposa Tecla Hashimoto e seus filhos Catarina Hashimoto, Tomé Hashimoto, Francisco Hashimoto, Pedro Hashimoto e Luísa Hashimoto, e 45 companheiros mártires, († 1619)

13. Em Nápoles, na Campânia, região da Itália, Santa Maria Francisca das Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo (Ana Maria Gallo), virgem da Terceira Ordem Secular de São Francisco, admirável pela paciência nas inúmeras e contínuas tribulações e adversidades, bem como pelas penitências e pelo amor de Deus e das almas, († 1791)

14. Num barco-prisão ancorado ao largo de Rochefort, na França, o Beato Francisco Hunot, presbítero e mártir, que, por causa da sua condição de sacerdote, durante a perseguição contra a Igreja foi encarcerado na sórdida galera, onde, afetado pela febre, entregou o espírito a Deus, († 1794)

15. Em Longueuil, localidade do Canadá, a Beata Maria Rosa (Eulália Melâni Durocher), virgem, fundadora da Congregação das Irmãs dos Santos Nomes de Jesus e Maria, para a formação cristã e humana da juventude feminina, († 1849)

16. Em An-Hoa, cidade do território do Anam, hoje no Vietnam, São Francisco Tran Van Trung, mártir, que, sendo soldado, resistiu energicamente às ordens de apostatar da fé cristã e por isso o imperador Tu Duc o mandou degolar, († 1858)

17. Em Kostrijk, na Bélgica, o Beato Isidoro de São José de Loor, religioso da Congregação da Paixão, que cumpriu santamente as funções que lhe foram encomendadas e, atingido por grave enfermidade, foi exemplo para os seus irmãos no modo de suportar as terríveis dores, († 1916)

18. Em Barruelo de Santullán, perto de Palência, na Espanha, o Beato Bernardo (Plácido Fábrega Juliá), religioso da Congregação dos Irmãos Maristas e mártir, que, oprimido pela violência dos inimigos da Igreja, foi ao encontro do Senhor, († 1934)