Bonifácio IV nasceu em Valério, nos Abruzzos, filho de João, médico, tendo professado a vida monástica em São Sebastião de Roma.
Eleito Papa em 607, no dia 23 de Agosto, foi sagrado a 15 de Setembro do mesmo ano, sucedendo a Bonifácio III, depois dum intervalo de mais de dez meses.
A 27 de Fevereiro de 610, reuniu em Roma um sínodo dos bispos da Itália, no qual se tratou da vida e do repouso dos monges. A presença do Bispo de Londres, Melito, deu motivo a que se discorresse, então que se podia elevar à dignidade sacerdotal os monges que tivessem as qualidades necessárias, e que nada impediria que fossem empregados no ministério de ligar e desligar.
Destarte, pôs-se um termo aos costumes celtas.
Melito, de volta para a Inglaterra, levou os decretos do sínodo, uma concessão de privilégios para o mosteiro São Pedro e São Paulo de Douvres, concedidos em memória de Agostinho, o fundador, e três cartas do Papa – uma para Lourenço, arcebispo de Cantorbéry, outra para o rei Athelberto, e uma terceira para a nação inglesa.
Bonifácio IV foi um pontífice zeloso e piedoso, todo inclinado para a manutenção da disciplina.
Falecido em 615, meses depois da queda de Jerusalém, sob o poder persa, o Santo Papa foi encerrado na antiga Basílica de São Pedro, debaixo do altar do Apóstolo São Tomé.
São Bonifacio IV, Papa, rogai por nós!
Oração – Deus eterno e todo-poderoso, que destes a são Bonifácio a graça de lutar pela justiça até a morte, concedei-nos, por sua intercessão, crescer na fé. Amém.
Bonifácio: Significa “benfeitor”, “o que faz o bem”. Tem origem no latim Bonifatius, a partir dos elementos bonum e facere
Com Santo Acácio, Soldado, Mártir.